Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Gasolina, vai aumentar de novo!

O Brasil voltou a importar gasolina após 30 anos, porque não tem uma política de combustíveis, segundo o especialista em energia, Adriano Pires. De acordo com ele, o governo tem de criar mecanismos que incentivem a formação de estoques para que o país não fique sem o combustível. Como o Globo mostrou hoje, por causa do consumo maior, a Petrobras anunciou que comprou uma carga de dois milhões de barris da Venezuela - suficiente para cerca de cinco dias, por aproximadamente US$ 140 milhões.(http://www.google.com.br/search?source=ig&hl=pt-BR&rlz=&q=brasil+importa+gasolina&aq=0&aqi=g1&aql=&oq=brasil+importa+gasoli)


Pergunta, nós não somos autosufientes de petróelo e por consequência derivados?
Agora importar gasolina para Argentina e Paraguai baratinho pode? Só para equibrar a balança, para dizer que nós exportamos mais que importamos? A que custo? Dando produtos a preço de banana?
Da mesma forma que vendemos toneladas de soja em grão, e porquê não oleo de soja e derivados com maior valor agregado. Ou então minério de ferro e outros minérios, pra quê para depois comprar carros  ou maquinas com altíssimo valor agregado? Dá-se um navio de minério por quantos carrinhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário