Total de visualizações de página

sábado, 21 de maio de 2011

Imagens da semana



Sérgio Minato

Não podemos viver sem os combustíveis, pelo menos até agora. Quem sabe alguém reinventa a roda e criam algo revolucionário, se é que já não existe e foi engavetado pelo cartel do petróleo que e muito poderoso. Porque, com tanta evolução em todos os setores, com novas invenções todo dia, sabe-se que o petróleo é utilizado desde 1850, isso no período moderno, mas há registros datados de 4000 a.C. Chineses já perfurando poços por volta de 347 BCE(fonte Wikipedia). Bom, então temos cerca de 160 anos usando o petróleo como combustível, será que não há nada que substitua? Pois o consumo só tende a aumentar, o problema não é só esse, mas sim os poluentes, vazamentos frequentes em poço, oleodutos e navios. Poluindo o meio ambiente de forma irremediável a curto prazo, prejudicando meio ambiente e o ser humano dependendo de onde ocorrer o vazemento.
Bom hoje temos como altenativos, os carros a etanol até o momento com "menos impacto" ambiental(desconsiderando meios condenados de colheita com a queima da palha), temos os elétricos(que tem as baterias como resíduo), temos os movidos a hidrogênio(que carecem de muito estudo e evolução tecnológica, segundo especialistas nada antes de 2020) e ainda temos os de ar comprimido(http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010170070530).
Esperemos que estas inovaões venham logo, antes que o ser humano seja obrigado a abandonar todo tipo de combustível fóssil por questões de sobrevivência, já que estamos em estágios avançados de aquecimento global, onde vários estudos mais pessimistas não chegaram nem perto do quadro atual. Pode ser que as novas gerações não terão um planeta em condições de sobrevivência descente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário