Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Peças OEM


Hoje temos um exurrada de peças ditas OEM, mas o que siginifca OEM?(OEM = Original Equipment Manufacturer,, é uma modalidade diferenciada de distribuição de produtos onde eles não são comercializados aos consumidores finais. Ou seja, são vendidos a outras empresas (chamadas de VAR, ou Value-Added Reseller) que montam os produtos finais.) Pelo que pude entender é o seguinte as tecnologias das grandes marcas tem 2 anos de "reserva de tecnologia" depois disso as outras empresas no caso as próprias fabricas na china que produzem para as grandes marcas, podem depois de 2 anos produzir obviamente sem pintura e adesivos, mas para a maioria de nós "pobres" mortais não faz diferença, ja que era algo TOP com 2 anos. O que é melhor um equipamento do ano meia boca ou algo top de 2 anos? Algo top tipo quadro custa algo em torno de 3 a 5 mil, já um OEM 1500 ou 2 mil, será que as fábricas cobram muito caro? Tá certo tem custos de desenvolvimento testes etc...mas mesmo assim. O mercado de usados hoje ta em baixa devido a esta onda de OEM, bom sinal? Talvez barateia muito para quem ta começando...
A exemplo do grupo microshift custa 1200 reais completo, valor que da para comprar o que? um STI ultegra ou um STI 105 e um cambio? Ai fica a dúvida a shimano cobra muito caro ou a microshift com OEM da de grupos anteriores tá muito barato? Já vi STI 10 velocidades da microshift por 300 reais separado, inclusive no kit dela vem com cassete e corrente shimano e um pedevela meia boca, mas no mesmo kit as peças shimano saem mais barato que se fossem comprados a parte em lojas.
Temos também rodas de várias alturas de carbono por menos de 2 mil, boas? Talvez nem tanto, mas entre comprar uma de alumínio de marca por 2 mil não e melhor uma de carbono? Eu nunca tive uma roda boa, tenho uma de carbono e faz uma grande diferença, já que nada adianta tem um quadro top super leve e uma roda pesada, na minha opinião vale um quadro médio e uma roda de carbono média(OEM). mesmo porque tenho um vicini com traseira de carbono e uma roda OEM de 50 mm e melhorou muito.
Para quem  pode ter uma pinarello onda, uma trek madone...com rodas zipp 404, easton, Pz racing, maravilha. No entanto quando corria com uma rodinha xero vinha pra chegada e muitos caras com esses equipamentos topo que nem terminavam... então antes de mais nada treinem e evoluam com o equipamento, pois de nada adianta ter specialized do Contador que ela não anda sozinha.

Um comentário:

  1. Olá, Sérgio. Gostei de suas reflexões acerca dos produtos para ciclismo. Eu estou para montar uma bike completamente OEM, se isso é possível. Quero tirar minhas próprias conclusões sobre produtos OEM. Por isso, nada melhor que testá-los. Venho pedir a sua ajuda, se vc puder ajudar. Eu quero comprar um pedivela OEM leve e competitivo. Você teria como indicar?

    ResponderExcluir