Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Comlurb expõe lixo jogado nas areias de Copacabana durante feriado


Montanha de 40 toneladas impressionou frequentadores da praia.
Ação faz parte de campanha de conscientização 'Rio, eu amo, eu cuido'.

Do G1 Rio
191 comentários
Rio de Janeiro Comlurb mostrou através de campanha quanto lixo ainda é jogado na areia da praia durante feriado (Foto: Paulo Campos/Futura Press/Estadão Conteúdo)Comlurb mostrou através de campanha quanto lixo foi jogado na areia da praia durante feriado (Foto: Paulo Campos/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Uma campanha de conscientização ambiental coordenada pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e pelo projeto voluntário "Rio, eu amo, eu cuido" mostrou nesta terça-feira (21) a quantidade de lixo descartada nas areias da praia de Copacabana durante o feriado municipal de São Sebastião, na segunda-feira (20). Ao todo, foi reunida uma montanha de 40 toneladas de resíduos.
Segundo a Comlurb, durante o feriado, foi recolhido normalmente apenas o lixo que estava dentro das lixeiras. Já o que foi encontrado nas areias foi amontoado próximo ao Posto 4, na altura da Rua Constante Ramos. A montanha de lixo vai ficar exposta até o final desta terça-feira (21) ou até os detritos começarem a provocar odor, segundo a companhia.
Frequentadores de Copacabana que passavam pelo local nesta terça ficaram impressionados com a constatação dos estragos causados pelo hábito de jogar lixo na praia. Esse mesmo comportamento contribuiu para que, no ano passado, o Rio fosse escolhido a nona cidade mais suja do mundo, em uma lista de 40 dos mais importantes destinos turísticos do planeta.
No ano passado, a prefeitura tomou uma medida extrema para tentar amenizar a situação: criou o programa Lixo Zero, que mobilizou centenas de fiscais para multar quem atirava lixo no chão. Segundo a Comlurb, entretanto, é mais difícil aplicar multas a banhistas.
"Nós avançamos muito na limpeza das ruas através desse programa. Mas há mais dificuldades para multar e fiscalizar o descarte de lixo na areia. Por isso, surgiu essa nova campanha. Para nós, o mais importante é a educação do cidadão, mais eficaz que qualquer multa", disse o presidente da Comlurb, Vinícius Roriz.

fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/01/comlurb-expoe-lixo-jogado-nas-areias-de-copacabana-durante-feriado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário