Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Polícia da Austrália ouve radialistas da 'pegadinha' que acabou em morte



Mel Greig e Michael Christian foram ouvidos a pedido da Scotland Yard.
Enfermeira morreu após trote sobre gravidez de Kate Middleton.

Da AFP
78 comentários
Os radialistas responsáveis pela "pegadinha" que enganou a enfermeira britânica Jacintha Saldanha foram interrogados pela polícia da Austrália, a pedido da polícia britânica, informaram neste domingo (9) os jornais australianos.
Mel Greig e Michael Christian foram ouvidos sobre o trote, no qual imitaram as vozes da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Charles e levaram Jacintha a dar informações privadas sobre o estado de saúde e a gravidez de Kate Middleton, que estava internada no Hospital King Edward VII, em Londres.
Jacintha apareceu morta dois dias depois, e a imprensa fala que houve suicídio.
Nick Kaldas, vice-delegado do estado australiano de Nova Gales do Sul, disse que "não houve crime" no caso.
"Eles não pediram nada ainda. Eles simplesmente entraram em contato e nos avisaram sobre seu interesse, e eles irão nos contactar novamente se quiserem alguma coisa", disse, em referência ao pedido da Scotland Yard.
A imprensa britânica condenou neste domingo a "pegadinha", enquanto os meios de comunicação australianos afirmaram que não era o momento para "acusações histéricas".
"Os apresentadores não mataram a enfermeira britânica Jacintha Saldanha", afirmou o "Daily Telegraph" de Sydney em um editorial, atacando o "previsível frenesi da mídia britânica".
"O suicídio sempre nos deixa à procura de respostas - e de alguém para culpar. Suicídio é um ato complexo e raramente pode ser totalmente atribuído a apenas um, embora angustiante, evento", acrescentou.
Os radialistas Mel Greig e Michael Christian em foto de divulgação (Foto: AP)Os radialistas Mel Greig e Michael Christian em foto de divulgação (Foto: AP)
Enquanto as notícias divulgadas levantam a hipótese de suicídio, a polícia britânica afirmou que a morte permanece inexplicável até a divulgação da necropsia.
Greig e Christian se desculparam. Rhys Holleran, diretor executivo da Southern Cross Austereo, afirmou que eles estavam "arrasados" e passando por aconselhamento.
 Os proprietários da rádio reafirmaram que a morte foi "imprevisível" e prometeram rever seus critérios editoriais.
Executivos da Southern Cross Austereo, proprietários da 2Day FM, realizaram uma reunião de emergência para analisar uma carta enviada pelo Lorde Simon Glenarthur, presidente do Hospital King Edward VII de Londres, protestando contra o trote.
Em sua carta, Glenarthur exortou a empresa a garantir que telefonemas como esse não voltem a ocorrer.
A morte da enfermeira desencadeou uma enxurrada de críticas on-line direcionadas aos apresentadores, que foram afastados do ar e estão escondidos, enquanto afirma-se que anunciantes suspenderam seus contratos com a emissora.
Flores foram colocadas no sábado em frente ao alojamento das enfermeiras onde o corpo de Saldanha foi encontrado.
Na casa da família, em Bristol, no sudoeste da Inglaterra, parentes e amigos se reuniram para consolar seu marido, Benedict Barbosa, e o casal de filhos, de 14 e 16 anos.
Informações divulgadas afirmam que a família se mudou da Índia há cerca de uma década.
Em uma mensagem postada em sua página no Facebook, Barbosa supostamente escreveu: "Estou arrasado com a perda trágica de minha amada esposa Jacintha em circunstâncias trágicas, ela vai ser colocada para descansar em Shirva, na Índia".
A cunhada de Saldanha, Irene D'Souza, disse por telefone da cidade de Shirva, a 400 quilômetros da cidade indiana de Bangalore, que ela iria visitá-los no Natal.
"É difícil acreditar que Jacintha poderia cometer suicídio, ela não era o tipo de mulher que faria isso', disse D'Souza.

fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/policia-da-australia-ouve-radialistas-da-pegadinha-que-acabou-em-morte.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário