Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sem prorrogação, IPI menor para linha branca termina neste sábado



Empresários pressionam pela renovação da medida. 
Mantega, no entanto, disse que governo não pensa em prorrogar IPI baixo.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Termina neste sábado (30) – se não houver prorrogação – a redução das alíquotas de IPI para produtos da linha branca, como geladeira e fogão, além de móveis, laminados e luminárias.
O IPI menor para linha branca foi anunciado, inicialmente, na primeira etapa da crise financeira, em 2009. Posteriormente, voltou a ser implementado no fim do ano passado, sendo renovado em março deste ano por mais três meses.
Por trás da redução da cobrança, estava a intenção do governo de combater os efeitos da crise financeira internacional na economia brasileira e estimular o Produto Interno Bruto (PIB), que sente o impacto da crise financeira internacional. No primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento, calculado sobre os três últimos meses do ano passado, foi de apenas 0,2%.
Sem prorrogação
Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou que uma nova prorrogação da medida possa ocorrer. Segundo ele, o governo não "pensa" em prorrogar o IPI baixo.
“A redução de IPI para linha branca vence no final do mês e não se está pensando em prorrogá-la. Não existe nenhuma decisão nesse sentido. Portanto, se você está pensando em comprar uma geladeira ou um fogão aproveite a oportunidade”, afirmou.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fala à imprensa durante a Rio+20 (Foto: Lilian Quaino/G1)O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fala à
imprensa durante a Rio+20 (Foto: Lilian Quaino/G1)
Os empresários, no entanto, pressionam pela renovação. No último dia 20, o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para pedir a renovação da medida.
Segundo Kiçula, o primeiro trimestre deste ano foi bom para o setor, com as vendas subindo entre 5% e 10% sobre o mesmo período de 2011. Em abril, porém, houve uma queda de 5%, classificada como um "susto" pelo empresário. Mas, segundo ele, em maio as vendas voltaram a crescer.

Arte IPI  (Foto: Editoria de Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário