Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Chuva dá trégua, mas Defesa Civil alerta para deslizamentos de terra


Maré alta e ressaca dificulta o escoamento das chuvas no Litoral de SC.
O nível da maioria dos rios deve baixar e haverá queda de temperatura.

Do G1 SC
1 comentário
Nesta segunda-feira (23), chuva diminuiu, mas alagamentos ainda são registrados em Itajaí  (Foto: Patrick Hebert/Divulgação)Chuva diminuiu, mas alagamentos ainda são registrados em Itajaí (Foto: Patrick Hebert/Divulgação)
A previsão é de o volume de chuvas diminuir em Santa Catarina nesta terça-feira (24), de acordo com a Epagri/Ciram. A Defesa Civil Estadual também alerta para a possibilidade de deslizamentos de terra em encostas de diversas regiões do estado. Ainda de acordo com os órgãos, a maré alta e a ressaca do mar prevista para esta terça e quarta-feira (25) devem dificultar o escoamento das chuvas no Litoral do estado.
Ainda de acordo com a Epagri/Ciram, uma massa de ar frio de origem polar, que está na Argentina, avançou em direção a Santa Catarina entre a tarde e noite desta segunda. Nesta terça (24), portanto, a temperatura baixa, aliada à umidade que permanece no estado, favorece a condição de neve na Serra catarinense.
Quanto ao Litoral, ainda deve sofrer com a maré alta em Itajaí, São Francisco do Sul e Florianópolis, além da previsão de ressaca no Litoral.
Os valores de marés elevados dificultam o escoamento da água da chuva para o mar do último final de semana, o que faz persistir as condições de alagamento para algumas regiões do estado. Durante a terça-feira, ainda há risco de alagamentos que persiste nas regiões costeiras, pois o vento quadrante Sul continua atuando constante ao longo da costa e só para de atuar na quinta-feira (26), favorecendo que a situação melhor.
Governador e ministros sobrevoaram Blumenau e regiões atingidas pela cheia (Foto: Divulgação Governo de Santa Catarina)Estado de alagamentos ainda deve persistir na
terça-feira(24) em SC (Foto: Divulgação Governo de
Santa Catarina)
Quanto à possibilidade de deslizamentos, a Defesa Civil afirma que diversos municípios da Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Centro-Oeste, Serra catarinense e Litoral Sul registraram volumes significativos, com registro de deslizamentos em diversas localidades.
A Defesa Civil orienta que deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Já a previsão para os rios, é para que os níveis baixem nesta terça. Segundo o CEOPS, a previsão é de que no início da manhã, às 8h, o nível das águas do rio Itajaí-Açu, em Blumenau, diminua e chegue aos 7 metros de altura. O nível do Rio Iguaçu em Porto União e Irineópolis e do rio em Rio do Sul, deve seguir diminuindo também nesta terça-feira. O nível do Rio Taiódeve seguir estável nesta terça.
Chuvas no estado
Os últimos dados da Defesa Civil estadual, na noite desta segunda-feira (23) apontam que o número de cidades atingidas pelas chuvas que atingem Santa Catarina desde a última sexta-feira (20) subiu para 72. São mais de 20 mil pessoas e 4 mil residências afetadas em todo o estado. O Vale do Itajaí é a região mais prejudicada. As cidades de Agronômica, Laurentino, Lontras, Presidente Getúlio e Rio do Sul decretaram estado de calamidade pública. Nesta segunda-feira (23) o governador Raimundo Colombo decretou situação de emergência. Até o fim da tarde desta segunda (24), o número de cidades atingidas era 71. Confira no mapa:
Novo Mapa Chuvas Santa Catarina 71 cidades (Foto: Editoria de Arte/G1)
Previsão para a semana
Segundo a Epagri/Ciram, na terça (24) persistem as nuvens em boa parte do dia, com algumas aberturas de sol e chuva isolada na madrugada na Grande Florianópolis e durante o dia no Litoral Sul e Serra. A temperatura deve ser baixa, com mínimas próximas a 0ºC e 2°C na Serra, com condições de neve. O vento deve ser de Sudoeste a Sul, de fraco a moderado com rajadas fortes no Litoral.
Na quarta (25) deve haver nevoeiros ao amanhecer, com sol entre muitas nuvens no decorrer do dia. No Litoral Sul, persiste a condição de chuva isolada. A temperatura deve ser baixa, com geada ao amanhecer nas áreas altas do Oeste e Serra. Durante o dia, a temperatura deve apresentar pequena elevação. O vento deve ser Sudeste, de fraco a moderado com rajadas mais fortes no Litoral.
Na quinta (26) e sexta (27), deve haver nevoeiros ao amanhecer, com sol entre muitas nuvens no decorrer do dia. No Litoral, há condição de chuva isolada por causa da circulação marítima. O vento deve ser de Sudeste a Leste, passando a Nordeste no Oeste, de fraco a moderado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário