Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Papa concordou com mudança de missa para Copacabana, diz porta-voz


Missa de encerramento do evento foi transferida para Praia de Copacabana.
Vigília que ocorreria no sábado também mudou de lugar.

Do G1 Rio
73 comentários
lama_campo_da_fe (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Campo da Fé amanheceu coberto de lama nesta quinta-feira (25) (Foto: Darlan Alvarenga/G1)



Papa Francisco foi consultado na tarde desta quinta-feira (25) e concordou com a mudança de planejamento da Jornada Mundial da Juventude devido ao problema com a lama no Campo da Fé, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. As informações são do porta-voz da Santa Sé, Padre Frederico Lombardi, postadas no Twitter da Jornada. A missa de encerramento do evento, com a presença do pontífice, que estava prevista para domingo (28) no Campo da Fé foi transferida para a Praia de Copacabana, na Zona Sul.

A vigília que ocorreria no sábado também mudou de lugar. Segundo o Comitê Organizador da JMJ, o mau tempo tornou a realização impraticável, já que o local amanheceu tomado por lama nesta quinta (25). A informação foi confirmada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.
Paes pede compreensão de moradores
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta no Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o prefeito Eduardo Paes pediu a compreensão dos moradores do bairro. Segundo ele, a situação de Guaratiba, "do ponto de vista de saúde coloca as pessoas em risco", por isso, técnicos em saúde e logística recomendaram a mudança.
Prefeito Eduardo Paes em entrevista coletiva sobre alteração da missa no Campo da Fé (Foto: Juliana Cardilli/G1)Prefeito Eduardo Paes em entrevista coletiva sobre
alteração da missa no Campo da Fé
(Foto: Juliana Cardilli/G1)
Ao lado dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), Paes adiantou que os eventos estão mantidos, mas que haverá contingências em Copacabana.
Segundo o prefeito, a mudança foi decidida com antecedência, mas pode não haver tempo hábil para transferir todos os banheiros. Por isso, os peregrinos que puderem voltar para casa, devem fazê-lo.
Sobre a segurança e mobilidade, o prefeito afirmou que serão feitas adaptações, mas que mais detalhes sobre as alterações somente serão fornecidos em outra entrevista coletiva, que está marcada para as 11h desta sexta no Rio. “Copacabana é muito mais fácil do que em Guaratiba”, disse o prefeito.
arte mudança guaratiba USAR (Foto: Arte/G1)
Depois da abrir a vigília no sábado, a igreja pede que os peregrinos voltem para casa e não durmam na praia, já que não há estrutura montada para isso. Em Guaratiba, havia palco e estrutura de banheiros e montados. As barracas não estão permitidas em Copacabana.

"Seria uma atitude irresponsável nossa manter a vigília ali", afirmou Dom Paulo, que integra o comitê organizador do evento. Segundo ele, o Papa Francisco já foi informado sobre a decisão e está de acordo. Ele afirma que Guaratiba havia sido escolhida a pedido do próprio Papa, que preferia visitar um local mais carente. "Foi uma decisão difícil para nós, mas muito responsável", disse.
Ainda segundo Paes, não houve aporte de dinheiro da prefeitura no terreno, apenas no entorno, como em dragagem de rios. Dom Paulo não informou o valor gasto para realizar o evento em Guaratiba, mas disse que tudo foi financiado pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 no Campus Fidei (Campo da Fé).
"É uma alegria receber o Papa aqui. Não vamos transformar a vinda dele num jogo de contabilidade, de ganhos econômicos. Estamos recebendo um líder espiritual, um chefe de Estado. O Rio ganhou muito e ganha muito, está muito feliz de receber o Papa", afirmou o prefeito.
"O Papa pediu hoje para mandar uma dúzia de ovos para Santa Clara [para parar de chover], e foi o que fiz", completou Paes.
Soldados caminham na lama no Campo da fé em Guaratiba (Foto: Nicolas Tanner/AP)Soldados caminham na lama nesta quinta no Campo da fé em Guaratiba (Foto: Nicolas Tanner/AP)
Moradores contam prejuízo
Vizinhos do Campo da Fé, em Guaratiba, reagiram com surpresa e indignação à notícia do cancelamento dos eventos. Moradores e fiéis ouvidos pelo G1 dizem que a situação já era precária desde a semana passada e que a decisão poderia ter sido tomada com antecedência maior. Ainda assim, em razão das péssimas condições do local, os peregrinos consideraram a troca necessária.
"Não tem como mesmo fazer aqui”, afirmou o pedreiro Ednaldo Freitas Ribeiro. “Como é que vai fazer o evento desse jeito, onde até mesmo quem está trabalhando de botas aqui tem dificuldade para entrar?", questionou. "O prefeito e os engenheiros deveriam ter percebido isso já há algum tempo."
"Gastei R$ 1,5 mil para comprar bebidas para vender para os peregrinos. Quem vai cobrir agora esse prejuízo?", afirma o morador Paulo Teixeira Felipe. Ele disse ainda que vários vizinhos chegaram a alugar casas para os participantes.
Campo da fé alagado em Guaratiba (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Campo da fé alagado em Guaratiba
(Foto: Darlan Alvarenga/G1)
"Será péssimo para a imagem do Rio de Janeiro. Isso vai ser mostrado no mundo todo. É uma vergonha", diz Elton de Jesus, caseiro.
Mais cedo, o colunista do jornal "O Globo" Ancelmo Gois divulgou em seu blog que havia a intenção por parte dos organizadores de transferir a missa para a Zona Sul. Segundo a nota, o prefeito Eduardo Paes afirmou que ia apoiar qualquer decisão dos organizadores.
Nesta manhã, operários ouvidos pelo G1descreveram que o local que receberia o Papa em Guaratiba estava bastante alagado. O Exército também afirmou ao repórter Darlan Alvarenga que o evento seria cancelado em Guaratiba.
“Tudo em vão”, afirmou um dos militares da Brigada de Infantaria Paraquedista, que realizariam durante a tarde um treinamento para a chegada do Papa no local. “Mas realmente não tinha condições. O solo não tinha condições de absorver mais nada. Seria um vexame.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário