Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Japão está entre os 10 países menos corruptos do mundo


Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia são os mais transparentes

- Efe

Somália, Coréia do Norte e Afeganistão são os países mais corruptos do mundo, e Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia se mantém como os mais transparentes, de acordo com um relatório da ONG alemã Transparência Internacional (TI) publicado ontem. A edição 2012 do tradicional e Percepções de Corrupção (CPI) oferece um ranking global com poucas variações em relação aos informes dos últimos anos, mas com uma renovada advertência.
“Depois de um ano durante o qual a atenção estava na corrupção, esperamos que os governos adotem uma postura mais firme contra o abuso de poder. Os resultados demonstram que as sociedades continuam pagando o alto preço que representa a corrupção”, afirmou em um comunidado, a presidente da TI, Huguette Labelle.
A TI, referência mundial em análise de transparência, adverte em seu relatório que apenas um terço dos 176 países estudados aprovam o exame, apesar do impulso do clamor cidadão contra a prática da corrupção. Isso mostra que "as instituições públicas devem aumentar a sua transparência e funcionários em posições devem prestar contas de forma mais rigorosa", disse a TI.
Em uma escala de 0 (muito corrupto) a 100 (muito transparente), Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia conseguiram 90 pontos, enquanto Somália, Afeganistão e Coreia do Norte somaram apenas oito. Sobre estes últimos, a TI disse que "a ausência de instituições públicas eficientes e líderes responsáveis ​​por suas ações destacam a necessidade de tomar uma posição mais firme contra a corrupção”.
Espanha (65 pontos) caiu para a trigésima posição e na América Latina, apenas dos 20 países analisados ultrapassaram os 50 pontos. Venezuela (19 pontos) e Paraguai (25) ainda são considerados os países mais corruptos, enquanto o Chile (72) e Uruguai (72) continuam a ser os líderes em transparência.
Entre as maiores potências, destaca-se a China (39) na 80ª colocação e Estados Unidos (73) que subiram da 24º para a 19ª, enquanto que Alemanha (79) e Japão (74) desceram para os postos de número 13 e 17, respectivamente. O relatório é produzido a cada ano desde 1995 a partir de diferentes estudos e pesquisas sobre os níveis percebidos de corrupção no setor público em diferentes países.

fonte: http://www.ipcdigital.com/br/Noticias/Japao/Japao-esta-entre-os-10-paises-menos-corruptos-do-mundo_06122012

Nenhum comentário:

Postar um comentário