A UCI declarou que vai manter a “mente aberta” com relação ao uso do freio a disco em bikes de estrada. Mas precisa de mais informações dos fabricantes.
A SRAM lançou na segunda feira o SRAM Red 22 Hidráulico, com freios a disco hidráulico para bikes de estrada. A Shimano também está realizando testes para lançar os seus freios a disco e outras marcas também estão com os trabalhos adiantados.
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Porém, a UCI ainda não aprovou a utilização desses freios no pelotão profissional. A organização diz que precisa de mais informações técnicas sobre os freios e também de realizar testes de segurança e de impacto, para se certificar da segurança da utilização dos freios. Ela acrescentou que nenhum dos fabricantes enviou tais informações para a UCI.
Outro ponto qua a UCI apontou, é que uma vez aprovados, todos os ciclistas terão que utilizar o freio a disco, uma vez que a capacidade de frenagem de um freio a disco é consideravelmente maior que a do freio no aro. E ter ciclistas com capacidades de frenagem diferentes no mesmo pelotão pode ser perigoso.
Por enquanto os freios a disco hidráulicos no aro vão ser utilizados. Ele possuem uma melhor modulação, mas a capacidade de frenagem é parecida com a do freio mecânico.