Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de março de 2014

Presos de delegacia no RN são transferidos do corredor para solário


Detentos aguardam transferência para outras unidades prisionais.
Sejuc disponibilizou 12 vagas; faltam 4, segundo o Sinpol.

Fernanda ZauliDo G1 RN
8 comentários
Presos são mantidos no corredor da Delegacia de Polícia CIvil de Macau (Foto: Divulgação/Sinpol-RN)Presos estavam amarrados no corredor da
Delegacia de Polícia CIvil de Macau
(Foto: Divulgação/Sinpol-RN)
Dos 17 presos que estavam no corredor da delegacia de Macau, município da região salineira do Rio Grande do Norte, 16 continuam detidos no prédio, mas foram tranferidos para o solário do local. A informação foi confirmada pela vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN), Renata Pimenta.
Ela explicou que um preso foi liberado pela Justiça e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) disponibilizou 12 vagas em unidades prisionais de Natal e Caicó.
"A notícia das vagas chegou na noite de ontem (terça-feira) e não houve tempo hábil para a transferência dos presos, por isso eles foram levados para o solário que é uma área antes da carceragem. Lá é mais seguro tanto para os presos quanto para os policiais que fazem a guarda", disse Renata Pimenta. O solário é uma área descoberta reservada para o banho de sol dos presos.
Os representantes do Sinpol/RN acreditam que a transferência dos 12 presos aconteça nesta quarta-feira (12). "Vamos continuar denuniciando a situação. Ainda faltam vagas para 4 presos e essa situação precisa ser resolvida", disse a vice-presidente do Sinpol/RN.
"Muito homem, tudo misturado"

Em vídeo gravado pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol-RN), uma das mulheres que está presa amarrada com cordas no corredor da Delegacia de Macau diz que está sendo tratada como animal. Grávida de três meses, ela afirma que está presa há 17 dias e que desde então dorme no chão, ao lado de homens e mulheres.

"Tem muito homem aqui, todo misturado. Eu tô presa aqui há 17 dias, sem consulta, dormindo quase na rua, sem condições de usar o banheiro. Estamos aqui como bicho, amarrados com corda", disse a detenta.

Outra presa diz que está amamentando. "Meu menino tá em casa jogado com um menino de treze anos de idade porque a minha menina de 17 anos trabalha e não pode olhar. O de 13 anos nem indo pro colégio tá porque não tem quem faça comida pra ele ir", disse. Ela afirmou ainda que familiares levam o bebê para ela amamentar dentro da DP.
Macau fica no litoral Norte potiguar (Foto: Arte/G1)Macau fica no litoral Norte potiguar (Foto: Arte/G1)
A situação na Delegacia de Polícia Civil deMacau foi denunciada na manhã desta terça-feira (11) pelo Sinpol. Diretores do sindicato estiveram no local, fizeram fotos e vídeos e informaram o caso ao Ministério Público Estadual e ao Poder Judiciário.
"Essa situação é insustentável. Os policiais estão correndo risco. Pode haver uma rebelião a qualquer momento", disse Francisco Alves, um dos diretores do Sinpol.
A delegacia de Macau possui uma carceragem com capacidade para 30 presos e está lotada. De acordo com o Sinpol, a maioria dos presos que estão no corredor foi presa por furto ou posse de drogas.

fonte: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2014/03/presos-de-delegacia-no-rn-sao-transferidos-do-corredor-para-solario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário