Total de visualizações de página

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Inea investiga origem de mancha que causou interdição de praia em Búzios


Cerca de 60 pessoas passaram mal após mergulho na Praia da Tartaruga.
Prefeitura suspeita de que seja produto químico de banheiros de navios.

Heitor MoreiraDo G1 Região dos Lagos
1039 comentários
Turista coletou água depois de irritação nos olhos (Foto: Bebeto Karolla / Folha de Búzios)Rivaldo Ramos, turista do Rio Grande do Sul, ficou com irritação nos olhos logo depois de mergulhar na Praia da Tartaruga e fez a coleta da água para uma possível análise (Foto: Bebeto Karolla / Folha de Búzios)
Equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria de Meio Ambiente estão investigando a origem de uma mancha que apareceu na Praia da Tartaruga, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O local foi interditado na manhã desta sexta-feira (21) depois que cerca de 60 banhistas deram entrada no hospital da cidade com sintomas de intoxicação após contato com a água do mar.
Técnicos encontraram uma mancha de tom amarelo e coletaram amostras (Foto: Ronald Pantoja / Prefeitura de Búzios)Técnicos coletaram amostras da mancha amarela
 (Foto: Ronald Pantoja / Ascom Búzios)
Segundo Túlio Wagner, superintendente regional do Inea, amostras da água da Praia da Tartaruga foram recolhidas na manhã desta sexta-feira para investigar o que seria a mancha de cerca de 70 metros de largura e 250 metros de extensão.
''Vamos ficar monitorando a mancha até que ela desapareça. A previsão é que o resultado dos laudos das amostras recolhidas fique pronto na próxima segunda-feira (24). Estamos investigando de onde saiu esse possível produto químico para poder tomar as medidas necessárias'', disse o superintendente.
Suspeita é que seja produto químico de transatlântico
O secretário de Meio Ambiente da cidade, Carlos Muniz, disse que a suspeita é que a mancha seja de um produto químico chamado organoclorado. ''Pelas características da mancha e consequências que ela causou, estamos suspeitando que seja um produto químico utilizado em banheiros químicos. Esse produto deve ser de algum navio que passou ou está na nossa cidade'', relatou o secretário.
Segundo a assessoria da Prefeitura de Armação dos Búzios, três transatlânticos ainda estão no balneário. Cerca de 400 turistas canadenses, americanos e alemães estão chegando à cidade nesta sexta-feira. Todos serão orientados sobre o problema na Praia da Tartaruga e acompanhados por guias em visitação à cidade.

Mais de 60 pessoas passaram mal 
Desde a última segunda-feira (17), turistas e moradores que tomaram banho na Praia da Tartaruga ou frequentaram o local sentiram irritação nas vias respiratórias, nos olhos e ficaram com enjoo. 
Rivaldo Ramos Martins, turista do Rio Grande do Sul, foi uma das primeiras pessoas que procurou o hospital da cidade relatando sentir forte dor nos olhos. Ele está de férias no balneário com a família há dez dias e procurou a unidade de saúde depois que mergulhou na praia. A assessoria da Prefeitura de Búzios divulgou na tarde desta sexta-feira (21) que a maioria dos pacientes já foi liberada, mas não soube informar o número de pessoas que continuam em observação na unidade.
Prefeitura interdita praia da Tarturuga e orienta banhistas (Foto: Ronald Pantoja / Prefeitura de Búzios)Prefeitura interdita Praia da Tartaruga e orienta banhistas (Foto: Ronald Pantoja / Prefeitura de Búzios)
Mancha registrada na praia da Ferradurinha, no íltimo domingo (23) em Búzios, RJ (foto 2) (Foto: Romulo de Souza Mendonça)Mancha foi registrada por internauta na Praia da
Ferradurinha (Foto: Patricia Pardo/Arquivo pessoal)
Internauta registrou mancha
Moradores de Búzios perceberam uma mancha alaranjada em várias praias do balneário no último domingo (16). Na Praia da Ferradurinha, a internauta e moradora da cidade Patrícia Pardo registrou a mancha logo pela manhã, no domingo, quando fazia sua caminhada e enviou fotos pelo VC no G1. Ela mergulhou na Praia da Ferradurinha e teve problemas de ardência nos olhos durante toda a semana, mas ainda não foi ao hospital.
Na Praia da Ferradura, o comerciante Marcelo Luis Freitas, de 43 anos, de Petrópolis, que estava hospedado em casa de amigos, também viu a mancha e impediu que seus filhos entrassem na água. "Achei muito estranha a cor da mancha. Choveu na região na segunda-feira e o mar não estava muito bom mesmo, mas aquela cor me chamou a atenção. Ninguém da minha família entrou na água", comentou.

O fato de a mancha alaranjada ter aparecido em algumas praias do balneário, e não somente na Praia da Tartaruga, reforça a possibilidade de o material ter sido despejado no mar por um navio. Neste período, Armação dos Búzios faz parte da rota da maioria dos navios estrangeiros que chega ao país.

fonte: http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2014/02/inea-investiga-origem-de-mancha-que-causou-interdicao-de-praia-em-buzios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário