Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Cade investiga bancos por suposto cartel em manipulação de câmbio


15 instituições são alvo da investigação, além de 30 pessoas físicas.
Cade irá apurar atuação de bancos em negociações envolvendo moedas.

Do G1, em São Paulo
A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) informou nesta quinta-feira (1) que abriu processo administrativo para investigar suposto cartel na manipulação de taxas de câmbio envolvendo o real e moedas estrangeiras.
Segundo comunicado do Cade, as instituições investigadas são Banco Standard de Investimentos, Banco Tokyo-Mitsubishi UFJ, Barclays, Citigroup, Credit Suisse, Deutsche Bank, HSBC, JP Morgan Chase, Merril Lynch, Morgan Stanley, Nomura, Royal Bank of Canada, Royal Bank of Scotland, Standard Chartered e UBS, além de 30 pessoas físicas.
A ação do Cade ocorre em meio a investigações nos EUA e na Europa envolvendo grandes instituições financeiras acusadas de manipular o mercado global de moedas, inclusive o real.
Com a instauração do processo administrativo, os acusados serão notificados para apresentar defesa no prazo de 30 dias. Ao final da instrução processual, a Superintendência-Geral decidirá pela condenação ou arquivamento e remeterá o caso para julgamento pelo Tribunal do Cade, responsável pela decisão final.
Segundo o Cade, as práticas anticompetitivas "teriam durado, pelo menos, de 2007 a 2013".
Segundo o Cade, "existem fortes indícios de práticas anticompetitivas de fixação de preços e condições comerciais entre as instituições financeiras concorrentes". Ainda segundo o comunicado, os investigados teriam feito um cartel para fixar níveis de preços; coordenar compra e venda de moedas e propostas de preços para clientes; além de dificultar e impedir a atuação de outros operadores no mercado de câmbio envolvendo a moeda brasileira.
Também será apurada a manipulação de índices de referência de mercado de câmbio, tais como o do Banco Central do Brasil (PTAX), do WM/Reuters e do Banco Central Europeu. Esses índices são usados como parâmetro em negócios entre empresas multinacionais, instituições financeiras e investidores que avaliam contratos e ativos mundialmente.
Origem da investigação
A ação do Cade ocorre após investigações nos Estados Unidos e na Europa envolvendo grandes instituições financeiras acusadas de manipular o mercado global de moedas.
Segundo o Cade, a investigação teve início a partir de um acordo de leniência, celebrado com a Superintendência-Geral do órgão e o Ministério Público Federal, no qual um participante do suposto esquema denunciou o cartel e se comprometeu a colaborar com as autoridades naa investigações em troca da extinção ou redução da pena.
"Foram encontrados indícios adicionais de práticas anticompetitivas de compartilhamento de informações comercialmente sensíveis sobre o mercado de câmbio, como informações sobre negociações, contratos e preços futuros; ordens de clientes; estratégias e objetivos de negociação; posições confidenciais em operações e ordens específicas; e o montante de operações realizadas (fluxos de entrada e saída)", informa o Cade.
O suposto esquema teria comprometido  a concorrência nesse mercado, prejudicando as condições e os preços pagos pelos clientes em suas operações de câmbio, de forma a aumentar os lucros das empresas participantes, além de distorcer os índices de referência do mercado de câmbio.
Segundo a legislação de defesa da concorrência, a prática de infração da ordem econômica pode render multas de até 20% do valor do faturamento bruto da empresa no último exercício anterior à instauração do processo administrativo. No caso de pessoas físicas, as multas variam de R$ 50 mil a R$ 2 bilhões, informa a agência Reuters.

fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/07/cade-investiga-bancos-por-suposto-cartel-em-manipulacao-de-cambio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário