Leitores enviaram reclamações sobre propaganda eleitoral.
Encontrou irregularidades na publicidade de candidatos? Envie ao G1.
1 comentário
Cavaletes sobre a grama, em calçadas de forma que atrapalham pedestres ou deixados mais de 24 horas no mesmo local são as infrações à legislação para as eleições deste ano mais comuns encontradas pelas ruas de São Paulo, como mostra uma reportagem do G1, publicada no domingo (2).
Internautas também apontaram irregularidades na campanhas em outros lugares do país, mandando vídeos e fotos. Você também pode indicar exemplos de peças que estão em desacordo com a lei eleitoral. Basta enviar ao VC no G1.
Veja a seguir o que foi enviado pelos leitores:
Luiz Fernando Queiroz enviou um vídeo de um "cemitério de cavaletes". Ele diz que no Grajaú, extremo sul da cidade de São Paulo, os moradores da região convivem com o "cemitério" ao ar livre e ao lado de uma praça pública. O local é formado por dezenas de placas de candidatos a vereador de São Paulo fincados na grama ao lado de um condomínio. "A região vem sofrendo com a poluição visual", afirma o internauta.
No Rio, o leitor Vinícius Hollanda Branco mostrou uma irregularidade bastante comum nesta campanha. Na Avenida Alberico Diniz, Jardim Sulacap (Zona Oeste do Rio), há diversos cavaletes em cima de um gramado.
A lei diz: "Nas árvores e nos jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios, ainda que localizados em área particular, não é permitida a colocação de propaganda eleitoral de qualquer natureza, mesmo que não lhes cause dano". Legislação que é descumprida também no vídeo enviado pelo leitor de São Paulo.
Francisco Maciel, também do Rio de Janeiro apontou peças em situação inadequada na Avenida Marechal Alencastro, próximo da estação de trem de Anchieta. "Vários cavaletes ficam dia e noite espalhados pela calçada atrapalhando pedestres e também impedindo a visão dos motoristas", relata o internauta.
O leitor Antonio Rodrigues Melo diz que as peças de dois candidatos a vereador em Sâo Paulo estão em um número "excessivo".
O cavaletes estão em uma canteiro central da Avenida Estrada de Itapecerica da Serra, altura do nº 3.000 (Zona Sul da cidade).
"O risco de acidente é iminente, pois o vento derruba essas placas e os motoristas têm de fazer malabarismo para desviar", diz o internauta.
Os cavaletes são permitidos em áreas como essa desde que não atrapalhem a circulação de pedestres e veículos.
Para ler mais notícias do VC no G1, clique emg1.globo.com/vcnog1. Siga também o VC no G1 no Twitter e por RSS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário