Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Aluno de colégio em greve ganha competição internacional de biologia



Leonardo Costa, de 17 anos, está há 4 meses sem aulas no Coluni da UFV.
Jovem pediu transferência de escola para terminar ano letivo em 2012.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Leonardo Costa, de 17 anos, teme que ano letivo 'embole' com vestibulares e Enem (Foto: Divulgação)Leonardo Costa, de 17 anos, teme que ano letivo
'embole' com vestibulares da Fuvest, Unicamp,
UFMG e o Enem (Foto: Divulgação)
O estudante mineiro Leonardo Costa, de 17 anos, conquistou no último domingo (9) uma medalha de ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, realizada na cidade de Cascais, em Portugal.  Leonardo é aluno do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que está há mais quase quatro meses em greve. O jovem busca uma solução rápida para terminar o ensino médio ainda este ano e poder prestar vários vestibulares para medicina e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será no início de novembro, sem correr o risco de "embolar" as provas com a extensão do ano letivo. Ele já pediu a transferência para outra escola pública, em Juiz de Fora (MG), para poder concluir o terceiro ano ainda em 2012.
Fã de ciências desde pequeno, Leonardo está estudando sozinho o conteúdo das matérias sobradas pelos vestibulares que pretende prestar: Fuvest, Unicamp, Unifesp, Uerj, UFMG e UFJF, além do Enem. Durante o período da greve, Leonardo chegou a frequentar aulas de um cursinho pré-vestibular, mas optou por seguir estudando sozinho. “Ele perdeu o segundo bimestre e está praticamente perdendo o terceiro”, afirma a mãe, Enedina Afonso.
Leonardo vai se transferir para uma escola pública para não perder o direito a disputar uma vaga no sistema de cotas. Ele teme que após a greve as aulas no Coluni sigam até fevereiro de 2013 e que a burocracia para obter o certificado de conclusão do ensino médio prejudique sua matrícula na universidade em que for aprovado.
Ninguém sabe até quando vai esta greve, o ano letivo pode entrar em 2013 e não terei como comprovar a conclusão do ensino médio"
Leonardo Costa, estudante
“Optei por pedir transferência para terminar meu ano. Ninguém sabe até quando vai esta greve, o ano letivo pode entrar em 2013 e não terei como comprovar a conclusão do ensino médio”, diz o estudante. “Se eu mudar de colégio consigo entrar no ritmo e no final ter uma prova de reclassificação por conta das faltas”, acrescenta.
O pró-reitor da UFV, Vicente Lélis, diz não ter conhecimento de quantos alunos já pediram transferência do Coluni para outras escolas durante a greve dos professores. “O prejuízo está posto”, reconhece. Nesta quarta-feira (12), os professores da UFV decidiram em assembleia continuar com a greve e votaram por uma suspensão temporária a partir de segunda-feira (17).
Os brasileiros Ivan Tadeu, Antônio Pedro, o professor José Pelielo (UERJ), Jéssica Lopes e Leonardo Costa ganharam medalhas na Olimpíada Ibero-Americana de  Biologia (Foto: Divulgação)Os estudantes brasileiros Ivan Tadeu, Antônio Pedro, Jéssica Lopes e Leonardo Costa ganharam medalhas na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (Foto: Divulgação)
A luta para concluir o ano é mais um desafio para Leonardo. Ele se destacou na Olimpíada Brasileira de Biologia e se classificou para representar o Brasil na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia. A UFV iria ajudar nas despesas da viagem para Portugal, mas por conta da paralisação dos seus funcionários, o dinheiro demorou a sair.
“Ele queria muito participar. Leonardo sempre gostou de estudar, com um ano e nove meses já pedia para ir à escola”, afirma dona Enedina.
Em Portugal, os estudantes fizeram duas provas teóricas e três provas práticas com os temas biodiversidade e conservação, ecologia e ambiente, e genética e evolução. As provas foram realizadas nos laboratórios da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Apesar das dificuldades financeiras, o Brasil teve bom desempenho na competição estudantil com representantes de 20 países. Leonardo e o cearense Antônio Pedro ganharam medalhas de ouro, enquanto a cearense Jéssica Lopes e o paulista Ivan Tadeu ficaram com a prata. “Nossos alunos conseguiram o melhor resultado de todos os tempos para o Brasil”, relata o coordenador da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), prof. Rubens Oda. Com exceção de Leonardo, os demais medalhistas estudam em escolas particulares.
Delegações de 20 países participaram da competição estudantil em Portugal (Foto: Divulgação)Delegações de 20 países participaram da competição estudantil em Portugal (Foto: Divulgação)
fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/09/aluno-de-colegio-em-greve-ganha-competicao-internacional-de-biologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário