Segundo um levantamento, candidatos com idades entre 18 e 39 anos têm mais chance de conseguir uma vaga temporária.
Outubro mal começou e já é Natal no comércio. Tem loja com enfeites e até contratando mais. Muita gente otimista acha que nesse Natal não vai ter crise. Tem Papai Noel enorme, quase batendo no céu. Nos supermercados, pelo menos em Brasília, os panetones já chegaram. Bolinha de natal, contratação de temporários – pronto, só falta mesmo o bimbalhar dos sinos.
Já tem muita loja pronta para o Natal. Além da decoração, outra coisa chama bastante atenção nas vitrines: os avisos de contratação. São mais que uma oportunidade. “Seria um presente de Natal”, disse o estudante Edson de Amin.
Está aberta a temporada de contratações. Ao todo, 147 mil vagas para o período em todo o país, sete mil a mais que em 2010, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Serviços e Trabalho Temporário (Asserttem). “Cada emprego, cada trabalho é uma experiência a mais. Seria um ótimo começo. Ainda mais estudante, é um ótimo começo, obviamente”, disse o estudante Mathias Pinheiro.
O levantamento diz que candidatos com idades entre 18 e 39 anos têm mais chance de conseguir uma vaga. “Ganhar um dinheiro extra também, comprar presente para a mãe, para os irmãos e comprar umas lembranças”, lembrou o auxiliar de loja Marcelo Santana.
O comércio é o setor que mais contrata, principalmente lojas de roupas, sapatos, perfumes e eletrodomésticos. Para quem conseguir um trabalho nesse setor, a previsão é de salários 9,5% maiores do que em 2010.
A diretora da Asserttem, Mara Bonafé, diz que a crise internacional não atrapalhou os negócios, porque na época do Natal tem muita gente de bolso cheio. “A economia está estável e no final do ano também tem o 13º salário. Isso ajuda muito as pessoas a comprarem e presentearem no Natal”, afirmou.
Andréia Ferreira, que está desempregada, voltou a estudar. Entrou em um curso técnico para melhorar o currículo e tentar um trabalho com carteira assinada. “Eu quero um emprego, uma oportunidade que eu nunca tive”, contou.
Os candidatos querem aproveitar o contrato temporário para mostrar serviço e conseguir um emprego sem data de validade. “Se a pessoa entra, está renovada e faz um bom trabalho, a gente acaba contratando essa pessoa”, explicou a gerente Renata Miranda.
A pesquisa diz que 29% dos contratados devem ser efetivados. “É importante que esses funcionários se dediquem ao máximo, procurem vestir a camisa da empresa e atender ao cliente da melhor forma possível, porque hoje o grande diferencial que nós temos na venda é o atendimento”, afirmou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), Antônio Augusto de Moraes.
O maior número de contratações deve ser na Região Sudeste. Depois, vem o Nordeste e, em terceiro lugar, o Sul.
fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/10/natal-ja-chega-ao-comercio-esta-aberta-temporada-de-contratacoes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário