Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Centenas de cidades aprovam aumento no número de parlamentares

 

A mudança está prevista em uma emenda constitucional de 2009, que permite alterar o número de vereadores de acordo com a população.


Ano que vem tem eleição para vereadores em todo o Brasil. Em muitas câmaras vai faltar espaço. Centenas de cidades já aprovaram o aumento no número de parlamentares e ainda vem mais por aí. A medida aumenta os gastos públicos.
A Câmara Municipal de Erechim, no Rio Grande do Sul, foi uma das que aprovaram o aumento de vagas - de 10 para 17 vereadores. Só os salários deles vão custar R$ 500 mil a mais por ano aos cofres públicos. E se cada um contratar os dois assessores a que tem direito, os gastos sobem para R$ 1 milhão.
A mudança está prevista em uma emenda constitucional de 2009, que permite alterar o número de vereadores de acordo com a população.
Em São Paulo, 144 municípios aumentaram o número de vereadores. Em Minas Gerais, são 124 cidades com mais vereadores. No Ceará, 74 câmaras municipais aprovaram o aumento de vagas.
Dos 1857 municípios que responderam a pesquisa, metade já optou por aumentar as vagas para vereadores. Até agora, foram criadas mais de três mil novas cadeiras nas câmaras municipais. E esse número pode ficar ainda maior. Outros 571 municípios informaram que vão fazer mudanças para as próximas eleições.

“Que aumenta a despesa aumenta, como que não vai aumentar se um vereador tem remuneração? Eventualmente tem um assessor e isso aumenta a despesa, sim”, afirma o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski.
De todos os municípios pesquisados, apenas um - Conchal, em São Paulo - diminuiu o número de vereadores, de 13 para 11.
fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/10/centenas-de-cidades-aprovam-aumento-no-numero-de-parlamentares.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário