Total de visualizações de página

sábado, 2 de julho de 2011

Fina permitiu que Cielo nadasse em Paris mesmo com doping confirmado

Fina permitiu que Cielo nadasse em Paris mesmo com doping confirmado

Alexandre Sinatoe Roberta Nomura
Em São Paulo


Cesar Cielo deixou o Aberto de Paris com três ouros em três provas disputadas, além das melhores marcas do ano nos 50m borboleta e nos 100m livre. O campeão olímpico e mundial ainda não sabia que havia testado positivo para o diurético furosemida. Mas a CBDA (Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos) sim. A entidade informou a Fina (Federação Internacional de Natação), que permitiu que o brasileiro competisse, apesar de ter o resultado positivo confirmado e ainda não ter tido o caso analisado.

PRÉ-DOPING: CIELO BRILHA EM PARIS

  • ap Cesar Cielo terminou o Aberto de Paris com três medalhas de ouros nas três provas disputadas na competição. Ele subiu ao lugar mais alto do pódio nos 50 e 100 m livre, e ainda venceu os 50 m borboleta. Além disso, o brasileiro ainda cravou o melhor tempo da temporada em duas delas (50m livre, com 21s66, e 50m borboleta, com 22s98).
Integrante do painel de Controle de Doping da CBDA que, na sexta-feira, deu apenas uma advertência para o caso, a ex-triatleta Sandra Soldan revelou que o resultado do doping de Cielo e de outros três nadadores chegou ao conhecimento da entidade nacional na sexta-feira anterior ao torneio de Paris. Os nadadores já estavam na França, prontos para competir. “Não informamos aos atletas. O mais importante era o presidente da CBDA [Coaracy Nunes] ligar para o presidente da Fina [Julio Maglione]. E ele autorizou eles a nadarem”, disse ao UOL Esporte.
Os nadadores foram informados do resultado do antidoping no domingo, quando a competição na França terminou. “Foi um desespero total”, relembrou Sandra Soldan. “Eles ficaram mais aliviados hoje [sexta-feira] porque irão ao Mundial, mas nunca dá para ficar tranquilo com uma notícia dessas. Isso abala o atleta porque é um resultado positivo e uma possível mancha [na carreira]”, completou a médica.
Cesar Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinícius Waked testaram positivo para a furosemida, um diurético famoso por mascarar outras substâncias proibidas. O exame foi realizado no Troféu Maria Lenk, no início de maio, e divulgado nesta sexta-feira. Embora o doping seja confirmado, os atletas receberam apenas uma advertência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário