Fina permitiu que Cielo nadasse em Paris mesmo com doping confirmado
Alexandre Sinatoe Roberta NomuraEm São Paulo
Cesar Cielo deixou o Aberto de Paris com três ouros em três provas disputadas, além das melhores marcas do ano nos 50m borboleta e nos 100m livre. O campeão olímpico e mundial ainda não sabia que havia testado positivo para o diurético furosemida. Mas a CBDA (Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos) sim. A entidade informou a Fina (Federação Internacional de Natação), que permitiu que o brasileiro competisse, apesar de ter o resultado positivo confirmado e ainda não ter tido o caso analisado.
PRÉ-DOPING: CIELO BRILHA EM PARIS
Cesar Cielo terminou o Aberto de Paris com três medalhas de ouros nas três provas disputadas na competição. Ele subiu ao lugar mais alto do pódio nos 50 e 100 m livre, e ainda venceu os 50 m borboleta. Além disso, o brasileiro ainda cravou o melhor tempo da temporada em duas delas (50m livre, com 21s66, e 50m borboleta, com 22s98).
Os nadadores foram informados do resultado do antidoping no domingo, quando a competição na França terminou. “Foi um desespero total”, relembrou Sandra Soldan. “Eles ficaram mais aliviados hoje [sexta-feira] porque irão ao Mundial, mas nunca dá para ficar tranquilo com uma notícia dessas. Isso abala o atleta porque é um resultado positivo e uma possível mancha [na carreira]”, completou a médica.
Cesar Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinícius Waked testaram positivo para a furosemida, um diurético famoso por mascarar outras substâncias proibidas. O exame foi realizado no Troféu Maria Lenk, no início de maio, e divulgado nesta sexta-feira. Embora o doping seja confirmado, os atletas receberam apenas uma advertência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário