sábado, 27 de março de 2010
ÔNIBUS NO JAPÃO
Dependendo da distância, vai aumentando, a cada média de 4 pontos mais ou menos...
Existem diversas maneiras de se pagar a condução: com dinheiro até mil yenes, onde se coloca a cédula e sai todinho trocado em moedas e a pessoa coloca o equivalente a sua passagem de acordo com um ticketizinho que pega ao entrar...e é anunciado pelo motorista e por gravação que se deve trocar o dinheiro quando não tem trocado somente quando o veículo parar...mas tem muita gente que o faz em movimento e o motorista avisa por microfone para tomar cuidado pois é perigoso se machucar...e a pessoa se sente mal ou envergonhada com isso e acredito que não faça novamente ou frequentemente....
Existem diversas maneiras de se pagar a condução: com dinheiro até mil yenes, onde se coloca a cédula e sai todinho trocado em moedas e a pessoa coloca o equivalente a sua passagem de acordo com um ticketizinho que pega ao entrar...e é anunciado pelo motorista e por gravação que se deve trocar o dinheiro quando não tem trocado somente quando o veículo parar...mas tem muita gente que o faz em movimento e o motorista avisa por microfone para tomar cuidado pois é perigoso se machucar...e a pessoa se sente mal ou envergonhada com isso e acredito que não faça novamente ou frequentemente....
...Ou então se paga com cartão que se compra no ponto final ou inicial, normalmente ao lado das máquinas de bilhetes para trens, e se paga por mes, dando ao passageiro, o direito de usar aquele determinado curso, todos os dias e a qualquer hora, quantas vezes quiser...que é o meu caso...
...Ou também tem o sistema de outro cartão que se coloca um valor que se tem disponível, e se sobrar um pouco, pode passar o cartão e pagar o restante com moedas...neste caso, pode ser feito em máquinas e não precisa de atendentes e nem preencher um pequeno cadastro como eu tenho que preencher todos os meses...
...Também tem o cartão para deficientes, que acredito que deve ter desconto...como também para estudantes...e idosos...
O letreiro luminoso bem acima e no centro do veículo diz para se ter cuidado nos pés, ou seja, cuidado com os degraus que estão perto dos pés pois todos os ônibus são cheio de degraus para melhor aproveitamento de espaço, pois os corredores na parte da frente são mais largos que os ônibus do Brasil...os bancos que ficam na parte da frente, do lado direito são para quem usa cadeiras de rodas ou carrinhos de bebês pois eles são dobráveis, e obtém-se espaço necessário para encostar um ou outro... e do lado esquerdo, são bancos virados com as costas pra janela, onde sentam os idosos...mas é raro alguém ceder lugar para os mais velhos...porque normalmente não tem jovem sentado nesses assentos...mas já vi um e outro fazer a gentileza de ceder qualquer outro lugar quando os assentos próprios estão totalmente ocupados...
É um tanto quanto complicado explicar os verdadeiros sentimentos quando se vive num determinado país, principalmente num país que é formado por ilhas, distante de qualquer continente, e que mesmo sendo asiático, precisa de um avião e viajar pelo menos uma hora pra chegar ao continente asiático...então, normalmente são pessoas muito quietas e fechadas, raramente conversam, e respeitam antes de tudo o indivíduo, principalmente em termos de incomodar com barulhos, tipo falar ao celular, que é proibido dentro dos trens e ônibus....e é anunciado frequentemente por gravação que se coloque no "manner mode" e que não use o celular para conversação...
Japão é assim....
Nenhum comentário:
Postar um comentário