Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Pela grade, vizinha cuida de cadelas abandonadas em casa de Piracicaba


Os animais foram deixados no local após a separação dos antigos donos.
Desde dezembro, mulher mantém limpa garagem onde estão confinados.

Do G1 Piracicaba e Região
Cadelas foram abandonadas em casa em Piracicaba por casal após separação (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Cadelas colocam os focinhos entre as grades do portão para receber afago (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Uma dona de casa de 56 anos cuida de duas cadelas abandonadas há cinco meses na garagem de uma residência na Rua Coronel João Mendes Pereira de Almeida, no bairro Nova América, emPiracicaba (SP). Segundo ela, que pediu para não ter o nome publicado, os animais foram deixados no local após a separação conjugal dos antigos donos da casa. Batata e Cuca recebem comida diariamente pela grade do portão. A vizinha ainda se preocupa em manter limpo o espaço de cerca de 20 metros quadrados em que as cachorras estão confinadas.
Cadelas foram abandonadas há cinco meses em casa em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Cadelas foram abandonadas há cinco meses em
Piracicaba, diz vizinha (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
"Cuido delas desde dezembro de 2013. Por um tempo fiquei com a chave da casa e entrava às vezes para limpar a garagem, mas depois que eu cobrei providências por parte da responsável pelo imóvel, ela tomou a chave de mim e os animais ficaram numa sujeira total", relatou a mulher.
Segundo a vizinha, recentemente a casa foi passada para outra dona, mas a situação de abandono persiste. "Não dá para deixar as cadelas assim. O local é pequeno e elas não saem para passear. Nem têm lugar para se movimentar direito. Ficam o dia inteiro nessa garagem. Se eu não desse comida e água, já teriam morrido de fome", afirmou.
A dona de casa disse que a proprietária da residência está procurando pessoas para adotar as cadelas, apelidadas de Batata e Cuca. A reportagem do G1 esteve na moradia nesta quinta-feira (15) e acompanhou a vizinha no trato dos animais, que pulavam no portão e colocavam o focinho entre as barras de ferro das grades à espera de afago. De acordo com a vizinha, funcionários da Prefeitura vistoriaram o local, mas nenhuma providência foi tomada.
Resposta da Prefeitura
A Prefeitura de Piracicaba, por meio de assessoria de imprensa, informou que o Canil Municipal é vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e não recolhe animais sadios, apenas bichos com relevância epidemiológica (com suspeita de raiva, por exemplo), vítimas de maus-tratos ou feridos por conta de atropelamento.
O Executivo relatou que pode oferecer castração, chipagem e vermifugação dos animais, que serão devolvidos aos eventuais cuidadores após a realização dos procedimentos. A Secretaria Municipal da Saúde relatou que o abandono de animais é crime e pode ser denunciado para a Polícia Militar e ao Ministério Público, desde que haja comprovação.
Cadelas ficam em garagem de casa em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Batata e Cuca ficam confinadas em garagem de cerca de 20 metros quadrados (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Dona de casa acaricia cadela abandonada em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Dona de casa acaricia cadela abandonada em garagem de casa em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
fonte: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/05/pela-grade-vizinha-cuida-de-cadelas-abandonadas-em-casa-de-piracicaba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário