Grupo de manifestantes queimou boneco e pichou fachada do edifício.
Protesto por passe livre reuniu cerca de 300 pessoas em Porto Alegre.
5 comentários
Nas redes sociais, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, manifestou contrariedade ao protesto realizado na noite desta quinta-feira (1º) em frente ao edifício onde mora, nas imediações da Praça da Matriz, no centro da capital. Um grupo de manifestantes pichou a fachada do prédio e colocou fogo em um boneco com a cara do prefeito.
No momento da manifestação, Fortunati participava de uma reunião do Orçamento Participativo na Avenida Juca Batista, na Zona Sul da capital, acompanhado da mulher, Regina Becker. “Enquanto eu e a Regina estávamos com 1.112 cidadãos na Zona Sul os vândalos tentavam depredar o edifício onde residimos”, escreveu Fortunati no Twitter.
Nas postagens seguintes, o prefeito fez mais críticas aos manifestantes. “E alguns ainda dizem que são manifestantes pacifistas. Fazem parte do Grupo Black Bloc que tem na violência um instrumento de luta (...) Grupo que tem apoio de alguns partidos que se dizem de esquerda”, acrescentou.
A manifestação começou por volta das 18h em frente à prefeitura e contou com cerca de 300 participantes. O grupo saiu em marcha pelas ruas do centro até a frente do prédio onde mora o político, na Rua Jerônimo Coelho, e depois retornou para as imediações do Paço Municipal.
No caminho, foram registrados alguns incidentes e atos de vandalismo. Além de pichações em fachadas de prédios e lojas, um contêiner de lixo foi queimado, segundo a Brigada Militar. Um grupo de vândalos também quebrou as vidraças da loja de uma rede de fast food na Avenida Borges de Medeiros, no centro da capital.
A manifestação desta quinta foi convocada pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público tem como objetivo pressionar o prefeito a dar encaminhamento ao projeto de lei de passe livre redigido pelo movimento durante a ocupação da Câmara de Vereadores, no início do mês. Fortunati, no entanto, já afirmou que não há como implementar a isenção da tarifa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário