Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Peças e acessórios de veículos vão ganhar certificação do Inmetro

 

O Inmetro vai controlar melhor a qualidade de peças usadas no motor e outras como amortecedores, bombas de combustível, lâmpadas e buzinas.



Novas regras do Inmetro podem trazer mais segurança para o trânsito. As peças de carros vão receber um selo de qualidade depois de passar por testes de segurança. Hoje, quando o motorista compra uma peça, só tem a garantia do fabricante.
A qualidade das autopeças vendidas nas oficinas e em lojas não autorizadas vai ser avaliada pelo governo. O Inmetro vai certificar amortecedores, bombas de combustível, buzinas e lâmpadas, entre outras peças.
Trata-se de uma obrigatoriedade que, além de aumentar a segurança, pode reduzir o comércio ilegal de peças falsificadas. Essa certificação não é novidade na União Europeia, Estados Unidos e Austrália. Ainda bem que chegou ao Brasil.
O carro do comerciante José Xavier Filho foi para o conserto e voltou para a oficina logo depois com o mesmo defeito. “Só perde mão-de-obra, tempo e dinheiro”, reclama. A causa pode ser peça de segunda linha falsificada. “O modelo das peças e o material são diferentes. É mais fraco”, diz o eletricista Tiago Ribeiro.
Elas duram pouco. O pior: são um risco para a segurança do motorista. “Às vezes, o rolamento é de péssima qualidade e chega a travar. Chega a danificar a roda”, aponta o dono de oficina Jânio Quadros. “Por exemplo, você troca um rolamento do carro, sai rodando normal e a peça dá defeito na frente”, conta o eletricista Joelci Martins.
O Inmetro decidiu que vai controlar melhor a qualidade de peças usadas no motor e outras, como amortecedores, bombas de combustível, lâmpadas e buzinas. A certificação vai ser obrigatória, assim como já acontece com pneus e rodas. Peças com o selo têm garantia. As outras ficam por conta e risco do consumidor.
O efeito da decisão não é imediato. Os fabricantes têm um ano e meio para se adequar às normas. Mas até lá como o consumidor pode saber se as peças usadas no carro são de confiança?
O pintor Francisco Morais não entende de carros. Ele teve de trocar uma peça e escolheu pelo preço. “Fui à loja e comprei uma peça de plástico falsificada. Coloquei só por enquanto, mas ela não vai resistir”, disse.
Especialistas dão dicas: se for barato demais, é melhor desconfiar. “Normalmente são peças que não tem um bom controle de qualidade”, explica um mecânico.
As concessionárias costumam dar garantia de procedência. Oficinas de confiança também fazem isso. Os mecânicos podem testar as peças antes de fazer o serviço. “A primeira coisa é ter um bom mecânico que consiga verificar e atestar a qualidade da peça”, recomenda o professor da Universidade de Brasília (UnB), Alessandro Borges.
“É o chamado efeito dominó. Uma boa oficina tem um bom fornecedor, que tem um bom fabricante por trás para dar uma garantia”, diz o dono de oficina Adolfo Masson

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/08/pecas-e-acessorios-de-veiculos-vao-ganhar-certificacao-do-inmetro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário