Em Cuiabá, a polícia descobriu uma modalidade nova de roubo. O alvo são os clientes de banco que usam o caixa eletrônico.
Sobre a mesa do delegado, está a prova do mais novo golpe aplicado no país: o telefone do setor de auto-atendimento de um banco foi grampeado. Dentro, os criminosos instalaram um celular. O cliente que usava o telefone para comunicar que o cartão ficou retido no terminal e, sem saber, falava com a quadrilha. Foi o que aconteceu com um aposentado.
“Quando puxei o fone, a pessoa do outro lado me atendeu. Fez todos os procedimentos que faz e disse que a conversa estava sendo gravada”, contou o aposentado.
As câmeras de segurança flagraram a ação dos criminosos em Cuiabá. Um homem abre um terminal. Segundo a polícia, ele está armando uma armadilha para pegar os cartões dos clientes. O comparsa desarma o alarme. Para não levantar suspeita, eles agem como se fossem clientes. Quando percebem que uma pessoa teve o cartão retido na máquina, se oferecem para ajudar.
“Chegou uma pessoa e falou assim: ‘Não, você tem que ligar para cancelar o cartão’. Foi o que eu fiz”, contou um senhor.
Segundo as investigações, o cartão magnético que o cliente coloca no terminal cai na bolsa escondida pelos criminosos. Ao usar o telefone do banco para comunicar que o cartão ficou retido, a ligação é interceptada e desviada para uma central da quadrilha.
Quem atende é uma pessoa que se faz passar como funcionária do banco. Uma dona de casa foi uma das vítimas. “Ela falou assim: ‘Como seu cartão está suspeito de fraude, ele vai ser bloqueado. Daqui a cinco dias, você vai receber um cartão novo na sua casa’. Ele pediu minhas informações, como senha e data”, contou.
Clientes também foram lesados em Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo a polícia, a quadrilha furtou, pelo menos, R$ 1 milhão. Em Cuiabá, os bancos atacados por criminosos devolveram o dinheiro aos correntistas.
Conforme a delegada Ana Cristina Feldner, um detalhe no telefone do setor de auto-atendimento pode fazer a diferença. “Os telefones da agência não possui teclado. Se tiver teclado, já desconfie. Se ficou na dúvida, acione o banco por telefone particular, ou do seu celular, telefone fixo ou orelhão”, orienta.
fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/08/bandidos-grampeiam-telefone-de-auto-atendimentos-em-bancos-de-mt.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário