Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Idoso morre ao pular de ônibus em movimento e se chocar em poste


Acidente ocorreu em Feira de Santana; veículo apresentou falha mecânica.
Homem teria se desesperado; outros passageiros também resolveram pular.

Do G1 BA
Bahia (Foto: Ed Santos / Acorda Cidade)Idoso morreu após pular de ônibus em movimento (Foto: Ed Santos / Acorda Cidade)
Um idoso de 64 anos morreu após pular da janela de um ônibus em movimento e se chocar com um poste no bairro Alto do Cruzeiro, em Feira de Santana, a cerca de 110 quilômetros de Salvador, na manhã desta segunda-feira (29). De acordo com Ebenezer Tuy, secretário Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o homem se desesperou após o veículo apresentar problema mecânico.
Bahia (Foto: Ed Santos / Acorda Cidade)Equipe do Samu socorreu passageiros (Foto: Ed
Santos / Acorda Cidade)
"Segundo informações preliminares, houve um problema de freio no veículo, mas não posso comprovar até a avaliação da perícia. Com isso, o motorista do ônibus, preocupado, jogou o veículo contra o muro de uma instituição. Antes do veículo parar, alguns passageiros, desesperados, começaram a pular. Foi nisso que, ao sair do ônibus em movimento, esse senhor pulou da janela e se chocou contra o poste", relata o secretário.
Segundo Ebenezer Tuy, o ônibus faz o transporte de moradores da localidade Pé de Serra, na zona rural de Feira de Santana, para o centro da cidade. Os outros passageiros que pularam do veículo se feriram e foram socorridos por uma ambulância do Samu. "As outras pessoas tiveram ferimentos leves, nada grave. Mas esse senhor, infelizmente, morreu. A gente sente muito e a prefeitura está dando todo suporte", afirma.
Bahia (Foto: Ed Santos / Acorda Cidade)Acidente aconteceu no bairro do Alto do Cruzeiro, em Feira de Santana (Foto: Ed Santos / Acorda Cidade)
fonte: http://g1.globo.com/bahia/transito/noticia/2014/12/idoso-morre-ao-pular-de-onibus-em-movimento-e-se-chocar-em-poste.html

Objetos avistados em busca por avião da AirAsia não são da aeronave


Avião sumiu no domingo entre Indonésia e Cingapura.
Aeronave de busca australiana havia localizado possível destroço.

Do G1, em São Paulo
Parente no aeroporto de Surabaya mostra foto de família que diz que estava viajando no avião da AirAsia que desapareceu neste domingo (28) (Foto: AFP Photo / Juni )Parente no aeroporto de Surabaya mostra foto de família que diz que estava viajando no avião da AirAsia que desapareceu neste domingo (28) (Foto: AFP Photo / Juni )
Os objetos avistados por um avião de reconhecimento australiano quando procurava o Airbus 320-200 da AirAsia quedesapareceu no domingo (28) quando voava desde a cidade javanesa de Surabaya até Cingapura não são da aeronave desaparecida, informaram as autoridades da Indonésia.
As buscas foram encerradas na noite desta segunda (manhã no Brasil) devido à falta de visibilidade, e devem ser retomadas nesta terça-feira (30).
O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla. "Foi verificado e não há provas suficientes para confirmar estas informações", disse Kalla em uma coletiva de imprensa no aeroporto de Surabaya, de onde saiu na madrugada de domingo o avião desaparecido.
Mais cedo, foi informado que o objeto avistado pelo Orion P se encontrava a cerca de 700 milhas (1.127 quilômetros) da última posição conhecida do avião desaparecido, informou a mídia local.
Cingapura, Malásia e Austrália enviaram aviões e barcos para apoiar a Indonésia nos trabalhos de busca, enquanto os familiares dos desaparecidos esperavam ansiosamente por notícias dos ocupantes do Airbus A320-200.
O avião desta companhia de baixo custo malaia desapareceu depois que os pilotos pediram permissão aos controladores de tráfego aéreo para se desviar do plano de voo devido ao mau tempo.
Um porta-voz do exército indonésio, Hadi Tjahjanto, declarou à AFP que a busca se concentra agora em um rastro de combustível perto da ilha de Belitung, no mar de Java.
"Estamos verificando se é combustível procedente do avião da AirAsia ou de um barco, já que este local está em um corredor marítimo", disse.
"Com base nas informações que temos (...) a hipótese é que o avião está no fundo do mar", afirmou em uma coletiva de imprensa o chefe dos serviços de resgate indonésios, Bambang Soelistyo.
29/12 - arte airasia  (Foto: Arte/G1)
Dezenas de pescadores da região também cooperam nos trabalhos, enquanto várias nações, como Estados Unidos, Índia, China e Reino Unido, ofereceram ajuda.
O avião poderia estar "no fundo do mar", disse Bambang Soelistyo, diretor da agência indonésia de busca e resgate. "As últimas coordenadas foram no mar. Portanto é possível que se encontre no fundo dele", afirmou Soelistyo em entrevista no aeroporto de Jacarta, na Indonésia, nesta segunda.
O vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, também não parece acreditar que a aeronave será encontrada com facilidade. Ele afirmou ao jornal  cingapuriano "The Straits Time" que existem 'enormes possibilidades' de que o avião da AirAsia tenha sofrido um acidente.
A bordo da aeronave viajavam 155 indonésios, três sul-coreanos, um francês - o co-piloto -, um britânico, um malaio e um cingapuriano. No total, sete membros da tripulação e 155 passageiros, entre eles 16 crianças e um bebê



fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/12/objeto-avistado-em-busca-por-aviao-da-airasia-nao-sao-da-aeronave.html

Suspeito de provocar acidente que deixou dois mortos é preso em SP


Pai e filha de 2 anos morreram no acidente no Tremembé, na Zona Norte.
Motorista procurou a polícia para comunicar falso roubo de veículo.

Do G1 São Paulo
O motorista suspeito de ser o responsável pelo acidente que matou um pai e a filha de 2 anos na região do Tremembé, na Zona Norte de São Paulo, foi preso, como mostrou o Bom Dia São Paulo nesta segunda-feira (29). A polícia investiga se ele disputava um racha quando bateu no carro da família na madrugada de domingo (28).

O motorista Valdeni Moreira da Silva, de 35 anos, voltava da casa da sogra com a mulher e duas filhas em um Palio preto. Quando passava pela altura do número 3.800 da Avenida Nova Cantareira, o carro foi atingindo por trás por outro veículo em alta velocidade. O Palio foi jogado contra um poste.

Com o impacto, a menina Larissa foi lançada para fora do carro. Ela foi levada para o Hospital do Mandaqui, também na Zona Norte, mas não resistiu aos ferimentos. A mãe e outra filha do casal foram levadas em estado grave para o Hospital das Clínicas.
A pessoa que causou o acidente fugiu do local sem prestar socorro. Após o ocorrido, o suspeito procurou a polícia para registrar um boletim de ocorrência de furto do seu veículo.
Porém, os investigadores duvidaram da versão contada pelo dono do carro. Após a localização do veículo, ele confessou que estava envolvido no acidente, mas deixou o local por medo de ser linchado.
Testemunhas disseram que ele participava de um racha. “Eu ouvi o barulho dos pneus cantando e o barulho do outro batendo”, disse ao Bom Dia São Paulo uma pessoa que não quis se identificar. A Polícia Civil investiga e o suspeito nega.
A prisão temporária foi decretada, segundo a Polícia Civil. Essa foi a segunda vez que o suspeito se envolve em um grave acidente de trânsito. Em 2008, ele atropelou quatro pessoas, na Vila Albertina, também na Zona Norte. Uma mulher de 54 anos morreu. Na época, ele estava com a carteira de motorista vencida.
O motorista vai responder por homicídio doloso, lesão corporal, omissão de socorro e falsa comunicação de crime. Ele deve ser transferido para um Centro de Detenção Provisória (CDP) ainda nesta segunda.

Nesta manhã, pai e filha foram enterrados em um cemitério na Zona Norte. Já a mãe e outra filha do casal seguiam em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas no início da tarde.

fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/12/suspeito-de-provocar-acidente-que-deixou-dois-mortos-e-preso-em-sp.html

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Governo anuncia multa para quem aumentar consumo de água em SP


Aumento de até 20% irá gerar multa de 20%; acima disso, de 50%.
Medida acontece dias após governador informar troca de secretário.

Do G1 São Paulo
O governo de São Paulo irá aplicar multa para quem aumentar consumo de água em São Paulo. Quem aumentar em até 20% vai pagar 20% a mais; já quem pagar mais que 20% vai ter aumento de 50%. O anúncio oficial, com mais detalhes, será feito nesta tarde pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), conforme o SPTV antecipou.
Apesar de quase 80% dos consumidores conseguirem reduzir o consumo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) acredita que uma parte dos clientes ainda está consumindo água acima da média estipulada. A agência reguladora, a Arsesp, deve analisar o pedido nesta tarde.
A multa já havia sido cogitada pelo governo. O tucano pretendia iniciar em maio deste ano a cobrança extra para quem consumisse água em excesso. No entanto, Alckmin desistiu da multa e criou apenas a bonificação na conta para o consumidor que economizasse. Quem consegue economizar 20% recebe desconto de 30% na conta.
O sistema de justificativas para a exceção na cobrança da multa foi uma das dificuldades na implantação do procedimento. Em abril, quando a possibilidade da multa foi divulgada pelo secretário Mauro Arce, representantes do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) consideraram ilegal a cobrança da multa.
Novo secretário
A medida acontece dias após o governador trocar o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos na sua próxima gestão. Mauro Arce será substituído por Benedito Braga, que presidente do Conselho Mundial da Água.
Braga disse que é necessário investir em conscientização da população. "Temos que ficar em soluções de curto e médio prazo. E, principalmente, para falar no longo prazo. Vou me preocupar, também, com o que vai acontecer nos próximos 30 anos", afirmou.
Questionado sobre como pretende gerir a pasta, Braga defendeu o plano da macrometrópole. "As alternativas nós já sabemos, não é que eu vou inventar alguma coisa nova." Como exemplo, Braga citou a alternativa de transferência da água do afluente do Paraíba do Sul para o Atibainha, e o São Lourencinho, que é uma Parceria Público Privada (PPP).
Ele também disse que pretende investir em obras maiores, para garantir abastecimento no longo prazo. "As transferências de bacias mais distantes, como a Bacia do Paranapanema, ou a do Juquiá, são obras de maior vulto, mas que vão nos preparar para 2050. Isso vou fazer, sem dúvida nenhuma". Braga foi diretor de uma agência reguladora, e este será seu primeiro cargo como responsável por uma pasta de governo.
Crise hídrica
Os sistemas que abastecem várias regiões do estado de São Paulo têm enfrentado quedas frequentes do volume de água armazenado devido à falta de chuvas. Na Grande São Paulo, os principais sistemas, Cantareira, Alto Tietê e Guarapiranga, são os mais afetados.
Nesta quinta, por exemplo, o nível do Cantareira caiu nesta quinta 0,1 ponto percentual, chegando a 6,9%. A falta de chuva é apontada como principal causa da estiagem. O total de precipitação em dezembro, até agora, foi de 41,2 mm, índice abaixo da média para o mês, que é de 220,9 mm.
Excetuando as retiradas das cotas do volume morto, faz 245 dias (desde 16 de abril) que o nível do Cantareira não sobe. Na quinta-feira passada (11), após 26 dias de quedas consecutivas, o Cantareira ficou estável. Isso ocorreu por causa de um temporal que atingiu o estado um dia antes.
fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/12/governo-anuncia-multa-para-quem-desperdicar-agua-em-sp.html

Senado aprova correção em 6,5% da tabela do imposto de renda


Texto inclui temas como a renegociação das dívidas dos clubes de futebol.
Matéria segue agora para sanção da Presidência da República.

Do G1, em Brasília
O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 656, com a inclusão de uma emenda que prevê reajuste de 6,5% na tabela do imposto de renda.  A aprovação ocorreu horas após o texto ser chancelado pela Câmara. A matéria segue agora para sanção da Presidência da República.
O reajuste na tabela do Imposto de Renda foi proposto pela liderança do DEM na Câmara com base no IPCA. O objetivo da medida é compensar a perda inflacionária no ano. A correção, porém, é maior do que a desejada pelo governo, que defendia reajuste de somente 4,5%, equivalente ao centro da meta de inflação.

Durante entrevista coletiva nesta quarta no Palácio do Planalto, o ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini afirmou que o reajuste do imposto de renda para 6,5% "não era a posição do governo".
COMO FICARIA A TABELA DO IMPOSTO
DE RENDA COM CORREÇÃO DE 6,5%
Base de cálculo
Alíquota
Parcela a deduzir
Até R$ 1.903,98
isento
isento
De R$ 1.903,98 até R$ 2.853,44
7,5%
R$ 142,80
De 2.853,45 até R$ 3.804,64
15%
R$ 356,81
De R$ 3.804,65 até R$ 4.753,96
22,5%
R$ 642,15
Acima de R$ 4.753,96
27,5%
R$ 879,85
Caso a medida provisória seja sancionada pela presidente Dilma Rousseff sem vetos, pessoas que ganham até R$ 1.903,98 ficarão isentas de imposto de renda (veja na tabela ao lado). Atualmente, o teto de isenção é de R$ 1.787,77. O reajuste de 6,5% seria aplicado também nas demais faixas da tabela.
A correção da tabela era uma das promessas na campanha à reeleição de Dilma, mas possivelmente o reajuste seria mantido em 4,5%. Ainda durante o período eleitoral, uma medida provisória, a MP 644, que tratava do assunto, perdeu a validade.
Segundo parlamentares governistas, o Planalto havia sinalizado que enviaria um novo texto com proposta de reajuste na semana que vem, quando tem início o recesso parlamentar, para que só fosse analisado no ano que vem.
Votação
A aprovação no plenário do Senado ocorreu em sessão esvaziada, por meio de votação simbólica - quando não há contagem nominal de votos. Não foi feita modificação ao texto vindo da Câmara, o que exigiria que a matéria voltasse para análise dos deputados e impediria a aprovação no Congresso ainda neste ano.

Os senadores Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) foram os únicos que se manifestaram contrariamente à proposta, devido à grande quantidade de conteúdo inserido no textio diferentes da MP original

No plenário da Câmara, o líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS), se esforçou para tentar barrar o reajuste na tabela do imposto de renda e fez um apelo para os deputados que não aprovassem a medida. “Diante do atual cenário econômico do país, este percentual não é o que o governo entende possível para alterar a tabela do imposto de renda”, afirmou Fontana.
Renegociação da dívida dos clubes e aviação
A medida provisória incluía outros temas, que já haviam sido aprovados. Entre as medidas, estão novas regras para a renegociação das dívidas de clubes de futebol e benefícios à aviação regional.

A proposta original da MP estabelecia normas de desoneração tributária para estimular a indústria nacional e impulsionar o mercado imobiliário, mas outras matérias acabaram sendo introduzidas no texto pelos parlamentares.

No caso dos times de futebol, o texto prevê um prazo de 20 anos para que as entidades desportivas quitem seus débitos com a União, com redução de 70% das multas isoladas, de 30% dos juros de mora e de 100% sobre o valor de encargo legal.

A medida é polêmica porque não exige dos clubes nenhuma contrapartida para coibir que voltem a contrair os mesmos débitos, o chamado "fair play" financeiro.

Aeroportos privados
Outra questão controversa é a inclusão da liberação da construção de aeroportos privados para voos comerciais. A medida facilita, por exemplo, a construção de um projeto bilionário em Caieiras, na região metropolitana de São Paulo. O empreendimento encontra resistência dos grupos que pagaram altos valores para arrematar as concessões dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos.

A MP reduz também de 45% para 20% o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) incidente sobre armas de fogo e isenta os produtos do imposto, inclusive peças e munição, quando for para uso pessoal dos integrantes das Forças Armadas.

O texto ainda prorroga, até o fim de 2018, o regime de tributação de construtoras de habitações no programa federal Minha Casa, Minha Vida e prevê novo regime de tributação de bebidas como água, refrigerante e cerveja.

fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/12/senado-aprova-correcao-em-65-da-tabela-do-imposto-de-renda.html