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quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Homem azul morre após infarto nos Estados Unidos

Paul Karason Foto: / Facebook / Reprodução
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Paul Karason, de 62 anos, que ficou famoso no mundo todo por causa de sua pele de cor azul, morreu, nesta segunda-feira, em Washington (EUA). O norte-americano sofreu um ataque cardíaco, na semana passada, mas também lutava contra uma pneumonia e as consequências de um acidente vascular cerebral.
Segundo informações da rede de TV Today, as esposa de Paul, Jo Anna Karason, afirmou que o resultado do exame de óbito ainda não foi divulgado, mas acrescentou que ele sofria de problemas cardíacos.
O norte-americano começou a ficar azul cerca de 15 anos depois que começou a usar um medicamento especial à base de prata para o tratamento de uma dermatite grave, que atingiu seu rosto. Por conta do consumo prolongado do elemento químico, Paul desenvolveu argíria, uma doença rara que faz o indivíduo ficar com a pele azulada ou acinzentada devido ao acumulo de sais de prata no organismo.
Paul Karason
Paul Karason Foto: / Facebook / Reprodução
O caso de Paul Karason veio a público em 2008, quando ele aceitou sair de sua vida reclusa e participar de um programa de televisão norte-americano para falar sobre a argíria. Por causa da doença, ele chegou a ser a pelidado de “Papai Smurf”, uma referência ao personagem da série de televisão infantil “Os Smurfs”, que tinha pele azul e barba branca.
“Isso era um apelido que ele não gostou, dependendo de quem dissesse”, explicou a esposa ao Today. “Se fosse uma criança que corresse para ele dizendo ‘Papai Smurf ’, ele iria sorrir. Mas se fosse um adulto, bem...”.
Embora Karason sofresse de argíria, ele sempre teve um longo histórico de problemas de saúde, principalmente, relacionadas ao coração. Ele era um fumante inveterado. “Ele não gostava de sair em público. Quando ele precisava fazê-lo, era apenas para ir ao banco ou comprar tabaco”, explicou Jo Anna Karason.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/mundo/homem-azul-morre-apos-infarto-nos-estados-unidos-10148511.html#ixzz2g01SD7Bc

Em Bocaina, SP, policial morre e avião cai em operação contra o tráfico


Avião carregado com drogas foi surpreendido durante pouso em canavial.
Policial foi atingido por um disparo e morreu na Santa Casa de Jaú.

Do G1 Bauru e Marília
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Um policial federal de 38 anos morreu depois de ser baleado em uma troca de tiros durante operação para interceptar um avião com traficantes na noite desta quarta-feira (25). O tiroteio aconteceu na rodovia SP-255, em Bocaina, na divisa com a cidade de Boa Esperança do Sul(SP). 
De acordo com informações do delegado da Polícia Federal de Bauru (SP) Carlos Alberto Fazzio Costa, policiais da PF estavam no local quando o avião se preparava para pousar. Cerca de 20 investigadores estavam envolvidos na operação que tentava desarticular uma quadrilha que usa pistas rurais para o tráfico de drogas.
Avião caiu em um canavial em Bocaina (Foto: Monize Poiani/TV TEM BAURU)Avião caiu em um canavial em Bocaina
(Foto: Monize Poiani/TV Tem)
Ao ver a movimentação dos policiais, o piloto arremeteu, mas a aeronave caiu a 200 metros da pista. Com a queda, o avião pegou fogo, mas o piloto sobreviveu. Ele foi preso quando tentava fugir a pé pela rodovia.
Segundo a PF, criminosos que aguardavam o pouso do avião começaram a trocar tiros com os policiais. Durante o tiroteio, o agente Fábio Ricardo Paiva Luciano foi atingido. "Ele estava em frente ao veículo dos assaltantes, que já chegaram atirando", afirma o delegado da PF Ênio Bianospino.
Com a queda o avião pegou fogo, mas o piloto sobreviveu (Foto: Reprodução/TV Tem)Com a queda o avião pegou fogo, mas o piloto
sobreviveu (Foto: Reprodução/TV Tem)
O agente foi baleado no peito e socorrido para a Santa Casa de Jaú, mas não resistiu. O corpo do oficial foi trazido para Bauru, onde está sendo velado.
Um veículo com placas de Campinas foi abandonado pelos traficantes durante a fuga. A PF apreendeu munições, coletes a prova de bala e fuzis calibre .50, de uso exclusivo das Forças Armadas. A Polícia Federal não autorizou a reportagem a fazer fazer imagens do avião e nem revelou a origem da droga.
Durante as buscas realizadas na região na manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Rodoviária de Jaú prendeu três criminosos que estavam escondidos no canavial próximo ao local do tiroteio. A polícia ainda investiga quantos ocupantes o avião levava e a origem do voo. A carga ainda não foi contabilizada.
Fuzis de uso das Forças Armadas foram apreendidos durante a operação (Foto: Reprodução/TV Tem)Fuzis de uso das Forças Armadas foram apreendidos durante a operação (Foto: Reprodução/TV Tem)
Policiais fazem buscas pelos suspeitos na manhã desta quinta-feira (Foto: Monize Poiani/TV TEM BAURU)Policiais fazem buscas pelos suspeitos na manhã desta quinta-feira (Foto: Monize Poiani/TV Tem)
fonte: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2013/09/policial-morre-e-aviao-e-derrubado-em-operacao-no-interior-de-sp.html

Após 30 horas, bombeiros preveem mais um dia para combater fumaça


Equipes já utilizaram 200 mil litros de água para tentar conter o incêndio.
Pelo menos 121 pessoas foram atendidas com sintomas de intoxicação.

Do G1 SC
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Moradores com máscaras observam fumaça em São Francisco do Sul (Foto: Emanuel Soares/CBN)Moradores observavam fumaça na manhã desta quinta (Foto: Emanuel Soares/CBN)
A fumaça que encobre o céu de São Francisco do Sul, na região Norte de Santa Catarina, dura mais de 30 horas. Segundo o Corpo de Bombeiros, a previsão é que a fumaça seja controlada em até pelo menos mais um dia, o que deve ocorrer na sexta-feira (27). Até a manhã desta quinta (26), as equipes haviam utilizado cerca de 200 mil litros de água para tentar conter as chamas no armazém de fertilizantes, mas o incêndio químico continua.
O armazém de fertilizantes pegou fogo no final da noite desta terça-feira (24) na BR-280, em São Francisco do Sul, e moradores de pelo menos seis bairros precisaram deixar as casas. Segundo os Bombeiros Voluntários, o incêndio começou por volta das 23h, resultando em uma fumaça alaranjada que, se inalada, causa irritação nas mucosas.
Mapa Incêncio São Francisco do Sul (Foto: Editoria de Arte/G1)
No local, há 10 mil toneladas do material. O material está sendo retirado e transportado por caminhões da prefeitura para um pátio. "A gente continua inundando aquela quantidade de material com água para garantir que a temperatura fique baixa. O objetivo é chegar no ponto central do incêndio. Aí, nós vamos introduzir uma mangueira com um tipo de esguicho metálico dentro da estrutura para inundar internamente, baixando a temperatura e extinguindo de forma definitiva o incêndio. O problema ainda é a grande produção de fumaça", explicou o coronel Marcos de Oliveira, comandante-geral do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, a fumaça é considerada tóxica e, por isso, a região próxima ao local precisou ser evacuada. Cerca de 800 pessoas foram para abrigos ou casas de parentes e amigos. Pelo menos 121 pessoas foram atendidas com sintomas de intoxicação.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco do Sul construiu uma piscina de, aproximadamente, 100 metros de comprimento e 44 metros de largura para colocar toda a água utilizada no processo de resfriamento e que é retirada do local.
Situação de emergência
Na tarde de quarta (25), Raimundo Colombo, governador de Santa Catarina, decretou situação de emergência no município do Norte catarinense em função do incêndio na carga de fertilizante. Segundo os bombeiros, as causas do incêndio ainda são desconhecidas e serão apuradas assim que a fumaça for controlada, por meio de uma perícia.
Fumaça em outros estados
A meteorologista Josélia Pegorim, do Clima Tempo, destacou que há um ciclone extratopical ao longo da costa Sul-Sudeste do Brasil, que está provocando ventos fortes na direção Sudoeste-Sul. “Essa direção de ventos é favorável a levar a fumaça em direção ao litoral do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A previsão é que essa direção de ventos permaneça por pelo menos 24 horas. Como há ventos de até forte intensidade, a fumaça se dispersa, um pouco. A fumaça pode chegar a essas regiões, mas não com a concentração que está em Santa Catarina”, explica a meteorologista.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Veja serviços afetados e como pagar as contas durante a greve de bancos


Financiamento e análise de crédito dependem de agências, diz especialista.
Empresas devem dar condição de pagamento e atraso deve ser negociado.

Do G1, em São Paulo
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A greve dos bancários, iniciada na última quinta-feira, pode causar alguns transtornos ao consumidor que precisa de serviços bancários. Alguns serviços bancários podem ser realizados em canais alternativos, mas outros dependem das agências ou do trabalho dos funcionários e podem sofrer atrasos, por isso é importante o consumidor saber como agir dependendo do que precisa.
Serviços que são impactados pela greve
- Transferências e saques de maior valor, já que há limites nos caixas eletrônicos e correspondentes bancários
- financiamentos e outros serviços que dependem de análise de crédito
- a compensação de dinheiro, cheques, documentos e títulos pode demorar
Na terça, pelo menos 9.665 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 estados e no Distrito Federal ficaram fechados, segundo balanço divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O número equivale a 44,9% das agências do país, segundo dados da Federação Brasileira dos Bancos (Fenaban).
Transferências e saques de maior valor, financiamentos e outros serviços que dependem de análise de crédito só podem ser feitos em agências, o que faz com que o consumidor tenha de esperar o retorno do bancário. Outro serviço que pode ter demora é a compensação de dinheiro, cheques, documentos e títulos, já que dependem do trabalho dos funcionários do setor.
Os saques e as transferências têm valor limitado nos caixas eletrônicos. Nos caixas eletrônicos, é possível sacar no máximo R$ 300 à noite e durante o dia o valor varia de acordo com o banco. As transferências são limitadas a partir de R$ 1.000 para TED (a transferência cai no mesmo dia) e R$ 5.000 para DOC. Não há uma norma que estabeleça os valores máximos e mínimos, por isso o cliente deve consultar o seu banco.
Nos correspondentes bancários, o saque de benefícios (como Bolsa família, INSS, FGTS, seguro desemprego, PIS) é limitado à R$ 1.000 ou três transações diárias. Os depósitos em conta corrente ou poupança também têm o mesmo limite.
Negociação
Quando não há alternativa, a orientação é que o consumidor negocie para não ser prejudicado. Se for impossível pagar uma conta por canais alternativos, é preciso procurar a empresa credora para negociar e buscar formas alternativas de pagamento.
“Recebemos várias ligações de consumidores que não conseguem pagar contas, mas a greve faz parte do risco do negócio, e as empresas têm de adotar um plano B”, diz o coordenador do Procon de Mogi das Cruzes e advogado especialista em direito do consumidor, Dori Boucault.
Ao ligar para a empresa e buscar orientações sobre os pagamentos, deve-se anotar o nome do atendente e, quando houver, um protocolo de atendimento. Com estes dados, é possível buscar algum ressarcimento. “Como vou pagar juros, se não me dão canais alternativos para pagar?”, questiona.
Canais alternativos para cada tipo de serviço
 
Caixa eletrônico
Correspondente bancário
Telefone
Internet
Pagamentos ainda não vencidos
sim
sim
sim
sim
Saques da conta corrente ou poupança
sim
não
não
não
Depósitos
sim
sim
não
não
Transferências
sim
não
sim
sim
Bloqueio ou desbloqueio de cartões
sim
sim
sim
sim
Canais alternativos
Para muitos serviços, o caixa físico não é imprescindível, já que existem outros locais em que eles podem ser feitos. No entanto, os especialistas apontam que grande parte da população tem dificuldade de usar os canais alternativos.
“A população não está preparada para trabalhar com esses mecanismos. Quando tem greve, tem de ter efetivo de pelo menos 40% na ativa”, diz Donizét Piton, especialista em direito do consumidor do Instituto Nacional de Defesa dos Consumidores do Sistema Financeiro (Andif). Para ele, é necessário que a justiça determine, como foi feito no caso dos Correios, uma quantidade mínima de serviço que deve ser mantida.
Greve em Mato Grosso foi iniciada na quinta-feira (19). (Foto: Renê Dióz/G1)Em greve, agência fica fechada em Mato Grosso.
(Foto: Renê Dióz/G1)
Boucault também considera que os canais alternativos são insuficientes e afirma que a maior parte da população tem dificuldade de utilizar os serviços por meio da internet, telefones e caixas eletrônicos. “Tem gente que fala com a máquina ainda. Não é todo mundo que domina a tecnologia”, diz.
Também é importante ter cuidado com a oferta de pacotes e serviços para facilitar quitação dos débitos durante a greve. O Procon diz que eles devem ser evitados.
Segundo a Febraban, as contas de concessionárias de luz, água, telefone, gás podem ser pagar por meio dos canais alternativos mesmo após vencidas, já que “as próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte”.
Já para os títulos de cobrança como condomínio, escola, academia e financiamentos é preciso pedir um novo boleto com os valores atualizados. Outra opção é usar o serviço de Débito Direto Autorizado (DDA), para o qual é preciso se cadastrar. Ele apresenta os boletos eletronicamente e permite o pagamento em atraso, calculando as multas e juros.
Se o pagamento atrasado for de um boleto bancário, a entidade diz que “no próprio site dos bancos é possível solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas”. A opção deve estar na página inicial do banco emissor e é preciso inserir o código de barras.
Os caixas eletrônicos também podem ser usados para bloquear cartões, fazer empréstimos pessoais (CDC), resgatar investimentos e colocar contas em débito automático, de acordo com a Febraban. Os terminais funcionam até às 22 horas dentro das agências bancárias e durante 24 horas em locais de grande circulação como shoppings e lojas de conveniência.
Nos correspondentes também é possível consultar de saldos e extratos de contas correntes e poupanças, entregar propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e fazer empréstimo consignado para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.
O internet banking é um dos canais que mais opções oferece a quem precisar usar serviços bancários. Por meio dele, é possível consultar saldo, extrato, lançamentos futuros, extrato do cartão de débito, informe de rendimentos, investimento, poupança, aplicações e transações agendadas. Também se pode fazer pagamentos, fazer o licenciamento de veículos e recarga de celular. O canal serve de para transferências entre bancos, TED e DOC eletrônico e serviços como pedir talão de cheques e empréstimos.
Pagamentos, depósitos, recebimento de benefícios e bloqueio e desbloqueio de cartões transferências podem ser feitos também pelos correspondentes bancários, como lotéricas e redes de supermercados.

Errar na CG é como trair 800 mil pessoas, diz 'pai' da nova geração


Koji Miwa cita nº de vendas da moto para falar do peso da missão que teve.
G1 entrevista designer; compare o modelo 'no papel' e como está nas lojas.

Rafael MiottoDo G1, em São Paulo
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O fim do farol redondo foi, senão a principal mudança, a mais significativa e uma das mais drásticas da Honda CG, a linha de motos mais vendida do Brasil. Lançada no mês passado, a oitava geração é resultado também de pesquisas com clientes. Desde os primeiros desenhos(veja acima) até o produto final, foram cerca de 2 anos sob a coordenação do japonês Koji Miwa, diretor e gerente-geral de design de motocicletas da marca.
“A linha CG vende cerca de 800 mil unidades por ano no Brasil, ou seja, se nós não fizermos um bom trabalho, vamos deixar todos na mão. É como trair 800 mil pessoas. Tanto o time de desenvolvimento do Japão como o do Brasil trabalharam intensamente e com muita seriedade”, diz Miwa, em entrevista exclusiva ao G1.
A nova CG, juntamente com a inédita Yamaha Fazer 150, apresentada logo após a linha da Honda, é o principal lançamento do ano para o setor de motocicletas. Miwa, de 51 anos, recebeu a missão de mudar a moto tendo no currículo os modelos off-road da série CRF, a aventureira Varadero e a novíssima linha CB 500, que trouxe de volta a moto de sucesso da década de 1990.
Koji Miwa, diretor de design da Honda (Foto: Rafael Miotto/G1)Koji Miwa, diretor de design da Honda
(Foto: Rafael Miotto/G1)
Tensão pelo farol
A decisão de deixar para trás o farol no estilo bolinha, marca registrada da moto, gerou tensão. “Com a globalização e a internet, a tendência é essa farol com o formato diferente. Mas a mudança nos deixou preocupados”, revela Miwa. Porém, as pesquisas com clientes apontaram preferência por um novo design.
Segundo o “pai da CG”, a escolha pelo formato atual não é meramente estética. “Com este formato novo, nós conseguimos uma luminosidade maior e melhor”, disse.
Apesar de, desde a geração anterior a CG já contar, apenas na CG 150 Titan, com um tipo de farol estilizado, a linha 2014 chegou com todas as versões, desde a 125 Fan, com um novo visual padrão.
“Tudo isso, na verdade, é porque estamos pensando em fazer uma imagem da marca. Até mesmo em quatro rodas isso acontece, olhando o CR-V, de frente, tem um formato elíptico. Estamos tentando criar uma identidade em motos. Só de olhar qualquer um dos modelos a pessoa vai notar que é um Honda”, afirmou o designer.
Rejeição à CG 'cabeçuda'
Com a nova linha, a CG deixou para trás não só o farol redondo, mas também a versão que ficou conhecida nas ruas por “cabeçuda”. Lançada em 2009, como a 1ª moto flex do mundo, a antiga CG 150 Titan não foi bem aceita pelo público e, com apenas dois anos no mercado, recebeu um facelift em 2011.
Honda CG 150 Titan 2009 (Foto: Caio Mattos/Divulgação)Antiga CG 150 não foi bem aceita pelo público
(Foto: Caio Mattos/Divulgação)
A geração rejeitada foi inspirada em modelos maiores e mais esportivos. Miwa também olhou para eles na nova geração, mas conseguiu um conjunto mais harmonioso. “Pegamos um pouco da essência dos modelos de cima, como a Hornet e a CB 1000R, que o público da CG acha bonito”, diz. "A CG é CG, não pode deixar de ser CG. Então, sem perder esta identidade, nós atualizamos conforme a época em que se enquadra.”
Sobre a recém-lançada CB 500, também criação de Miwa, o designer diz que ela possui semelhanças com nova linha CG, mas não foi fruto de sua inspiração. “Uma similaridade entre elas é a carenagem que envolve o tanque, algo que ainda não existia na CG. Notou-se muito em pesquisas que o brasileiro gosta de moto com o formato ‘musculoso’”, disse o japonês.

Como 'nasce' a moto
Para chegar ao modelo final que será produzido, o processo de desenvolvimento de uma nova moto é dividido em três fases, detalhou o designer da Honda. O trabalho é iniciado pelo planejamento, momento no qual o mercado e público alvo são analisados. “No caso da CG, analisamos com o atual proprietário o que ele estava gostando, para manter ou melhorar, e o que não estão gostando, para ser mudado”, explica o designer.
Honda CB 500F (Foto: Rafael Miotto/G1)Honda CB 500F também foi desenhada por
Miwa (Foto: Rafael Miotto/G1)
Logo após surgem os conceitos, nos quais é possível ver nos esquetes feitos da CG, com a definição sendo feita pelos departamentos de desenvolvimento de  Brasil e Japão. Após esta etapa, chega-se ao “clay”, protótipo feito de argila de tamanho 1 para 1 no qual o moto toma a forma para ser testada para, se necessário, realizar algumas alterações antes de ser produzida.
Comparando os esquetes com o modelo final, é possível notar que praticamente todas as ideias se tornaram realidade. Uma exceção foram os espelhos retrovisores, que no desenho eram quadrados, enquanto na versão final da nova CG se tornaram arredondados.
concorrentes; Honda; CB 1000R; 2012; lançamento; salão duas rodas; naked (Foto: Divulgação)CB 1000R serviu de inspiração para a CG
(Foto: Divulgação)
Como a CG foi pensada exclusivamente para o mercado brasileiro, para finalizar o projeto, ainda foi necessário checar se o modelo final é compatível com a produção de Manaus, o que, dependendo do caso, pode gerar ainda pequenos ajustes ao modelo final. Para modelos globais, como o caso da CB 500, produzida na Tailândia, o centro de tendências ainda é a Europa.
"O consumidor de todo lugar quer uma coisa bonita em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, não podemos pensar especificamente em um mercado, mas sim precisamos captar primeiro as novas tendências", diz o japonês.
Honda XL 1000V Varadero (Foto: Divulgação)Honda XL 1000V Varadero (Foto: Divulgação)
Varadero é a favorita do 'pai da CB 500'
Mesmo trazendo em seu currículo motos de extrema importância, como as novas gerações de CB 500 e CG, Miwa guarda com grande carinho de sua carreira a aventureira Varadero. Apesar de já ter saído de linha, na época de seu lançamento, a criação da moto veio como um grande desafio para o designer.
"Nessa categoria Adventure, o modelo que mais vendia no mundo todo era a GS, da BMW, e a Honda precisava fazer uma moto para combatê-la e desenvolvi a Varadero com esta finalidade. Ninguém conseguia ultrapassar as vendas da GS, algo que permanece até hoje, mas na época do lançamento da Varadero nós conseguimos fazer isso”, finaliza Miwa.

Veja diferenças entre o esquete e versão final da CG:



Esquete Honda CG 150 Titan 2014 (Foto: Divulgação)Esquete Honda CG 150 Titan 2014 (Foto: Divulgação)