Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Garota americana com ameba que 'come' cérebro já consegue falar


Kali Hardig, de 12 anos, estava em coma induzido em hospital do Arkansas.
Médico diz que paciente já pode comer alguns alimentos e tomar líquidos.

Do G1, em São Paulo
142 comentários
  •  
  •  
Kali Hardig, de 12 anos, em imagem feita em abril pela família (Foto: Traci Hardig/AP)Kali Hardig, de 12 anos, em imagem feita em
abril pela família, nos EUA (Foto: Traci Hardig/AP)
A adolescente americana Kali Hardig, de 12 anos, já consegue pronunciar algumas palavras após contrair uma ameba que "come" o cérebro, enquanto nadava em um parque aquático. A adolescente está internada desde julho no Hospital Infantil do Arkansas, em Little Rock, onde até então estava em coma induzido.
Segundo um dos médicos que cuidam da paciente, ela também já pode ingerir alguns alimentos e líquidos.
A mãe de Kali, Traci Hardig, tem acompanhado toda a luta da filha contra o parasita Naegleria fowleri, que quase sempre causa uma infecção fatal nas meninges (membranas que revestem e protegem o sistema nervoso central).
Há algumas semanas, a garota teve o corpo resfriado para tentar reduzir o inchaço, foi tratada com um medicamente usado normalmente para câncer de mama e mantida sob ventilação mecânica por mais de 15 dias.
Desde então, Kali tem feito "progressos incríveis", avaliam os médicos, o que inclui respirar por conta própria, escrever o próprio nome e responder a perguntas. Exames também não mostram mais sinais da ameba no organismo.
A menina ainda terá algumas semanas de recuperação pela frente, mas a família já comemora sua vitória.
Na segunda-feira (26), o americano Zachary Reyna, de 12 anos, morreu na Flórida após pegar esse mesmo parasita, enquanto brincava com amigos em uma vala perto de casa.
Entenda o caso
Kali Hardig, que vive em um subúrbio perto da cidade de Benton, no Arkansas, foi diagnosticada em julho. Segundo o médico Mark Heulitt, um dos especialistas que atendem a paciente, há relatos de apenas dois sobreviventes a essa doença até agora – um nos EUA e outro no México. Kali, portanto, pode ser a terceira.
No dia 19 de julho, a mãe da garota – que luta contra um câncer de mama – levou a filha com febre alta para o Hospital Infantil do Arkansas. Para as autoridades de saúde americanas, o sucesso de Kali se deve em grande parte à detecção e ao diagnóstico precoces da doença, e a um tratamento experimental.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Arkansas, em entrevista à agência de notícias Associated Press, o parque aquático onde a garota nadou está fechado. O local tem um lago com areia no fundo, e é provável que Kali tenha entrado em contato com o protozoário ali.
Desde 1962, foram relatados cerca de 130 casos dessa forma de meningite (chamada meningoencefalite amebiana primária) nos EUA, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.
Como a ameba age
Naegleria fowleri é frequentemente encontrada em água doce, como lagos, rios e nascentes de água quente. Esse parasita nada livremente e, em geral, entra no corpo pelo nariz, enquanto as pessoas nadam ou mergulham. Ele pode, então, chegar até o cérebro e causar uma infecção devastadora.
Os sintomas iniciais costumam começar dentro de um a sete dias e podem incluir dor de cabeça, febre, náusea e vômitos. A doença progride rapidamente, e outros sinais comuns são rigidez no pescoço, confusão, perda de equilíbrio, convulsões e alucinações. Além disso, a infecção destrói o tecido cerebral e pode causar edema (acúmulo de líquido) e morte.

Major que coordenou resgate ressalta equipe e vidas por trás de números


Orgulhoso da equipe, major diz que treinos para Copa do Mundo ajudaram.
'Para a gente não é só um número', diz sobre os 10 mortos e 26 feridos.

Letícia Macedo e Marcelo MoraDo G1 São Paulo
1 comentário
Major comandou grupamento durante mais de dois dias de busca (Foto: Marcelo Mora/G1)Major comandou grupamento durante mais de dois dias de busca (Foto: Marcelo Mora/G1)
Após 21 anos de combate a incêndios e resgates, o major Anderson Lima, comandante do 3º Grupamento dos Bombeiros, na Zona Leste de São Paulo, afirma que há sempre uma história de vida por trás de cada número de uma tragédia. Ao fim de 56 horas de trabalho, os mais de 270 homens coordenados por ele conseguiram dar respostas para famílias de 36 pessoas atingidas pelo desabamento do imóvel em São Mateus - dez pessoas morreram e 26 foram resgatadas dos escombros.
Responsável por comandar bombeiros vindos de várias regiões da cidade e da região metropolitana, Lima fez do caminhão do centro de operações a casa dele nos dias de trabalho. Ele acompanhou todas ações desde o início das operações de resgate, na terça-feira (27) pela manhã. “Na quinta-feira, eu dormi na viatura das 4h às 6h. Mesmo dormindo, fico pilhado. A gente deita mas não descansa, fica sonhando, traçando os próximos passos”, contou.
No Corpo de Bombeiros desde 1992 e pai de um adolescente de 14 anos, Lima, com a conclusão da busca das vítimas do desabamento em São Mateus, fazia planos para a merecida folga. "Vou curtir meu filho. Vamos para Campos do Jordão amanhã (sexta-feira, 30) tomar um chocolate quente, passear e descansar", revelou. Segundo o oficial, o filho não demonstra interesse pela profissão do pai. "O negócio dele é tecnologia", revelou, com uma certa ponta de alívio.
Recentemente, o oficial do Corpo de Bombeiros esteve no incêndio que atingiu os Armarinhos Fernando, mas não se recordava de ter vivido tragédia com as proporções do desabamento em São Mateus. “Já atendi incêndios de grandes proporções, acidentes de trânsito com várias vítimas, mas desabamento dessas proporções, com tantas pessoas confinadas, foi a primeira vez”, afirmou.
Ele conta que o momento mais tenso dos trabalhos foi no início, devido aos escombros das estruturas que desmororanaram ainda estarem instáveis, com riscos de novos desabamentos. “No início, com a acomodação dos destroços, havia este risco. Onde você pisava, você ouvia estalar. Eu não posso expor a vida de um bombeiro se não estivermos na tentativa de retirar mais uma pessoa. Lógico que é um risco controlado, mas ainda assim é um risco.”
Ele lamentou a perda de vidas no desabamento, mas preferiu ressaltar o fato de a maioria dos operários da obra ter sobrevivido. "A tragédia foi grande, mas é uma satisfação conseguirmos tirar ainda 26 pessoas com vida. Fico feliz por isso. Para a gente, não é só um número. Por trás temos a história de vida, a família", justficou. 
Desabamento em São Mateus (Foto: Arte/G1)
Ele destacou ainda a dedicação da equipe, que decidiu permanecer no local até a retirada de todas as vítimas. “Estive aqui esse tempo todo, mas não é mérito meu. Todo mundo aqui é muito dedicado. Teve momentos em que tive que determinar que o bombeiro fosse rendido, porque ele sentia que estava perto e não queria sair. Se não faço isso, ele estaria aqui até agora. Se deixasse ainda teria equipes do primeiro dia por aqui”, afirmou.
Ele se diz orgulhoso de trabalhar nesse grupamento que atende a Arena Corinthians. “Temos equipes que passaram por vários tipos de treinamento tendo em vista a Copa do Mundo. Conseguimos montar toda uma estrutura, de barracas, com equipamentos. Estamos prontos. Tenho muito orgulho desse grupamento”, disse. Os treinamentos específicos para o Mundial consistiram de simulações de várias "situações adversas, como explosão, colapso estrutural, entre outros", explicou.
Para ele, o momento mais emocionante foi a retirada dos escombros do mestre obras Rubens Moreno, de 25 anos, ainda no primeiro dia. Ele auxiliou as equipes por telefone. “A retirada do Rubens foi muito especial para mim. Ele estava em uma área de muito difícil acesso. Ele não se machucou muito porque estava no lugar certo, se tivesse ido mais para a esquerda ou para a direita ele teria morrido.”
Depois da equipe médica fazer um curativo em sua cabeça, ele deixou o hospital sem receber alta. “Ele voltou aqui e nos ajudou a encontrar sete pessoas mortas. Ele nos poupou muito esforço”.
Ao final de praticamente 56 horas de um exaustivo trabalho, Lima encontrou motivo para comemorar. "Estou aliviado. Tirei um peso de 200 kg das costas, pois entreguei a minha tropa inteira para a família de todos eles", finalizou.
  •  
29/8 - Bombeiros se abraçam e são aplaudidos após localização do corpo da 10ª vítima (Foto: Adriano Lima/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)Bombeiros se abraçam e são aplaudidos após localização do corpo da 10ª vítima (Foto: Adriano Lima/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)

Partidos acionam STF para anular sessão que manteve Donadon


PSDB e PPS alegam que perda de mandato deveria ocorrer sem votação.
Deputado preso não perdeu mandato por falta de votos favoráveis.

Felipe NériDo G1, em Brasília
749 comentários
O PSDB e o PPS protocolaram na noite desta quinta-feira (29) um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação da sessão da Câmara nesta quarta que livrou o deputado preso Natan Donadon (sem partido-RO) da cassação do mandato. Faltaram 24 votos para a perda do mandato, e o deputado acabou afastado por decisão do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Na ação, os dois partidos alegam que a condenação de Donadon a 13 anos de prisão por formação de quadrilha e peculato já pressupõe a perda de mandato, sem a necessidade de votação de deputados. A posição já era definida pelo PSDB quando a cassação do deputado estava em discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (CCJ).
“O PSDB já tinha externado a sua posição na CCJ, já tinha deixado claro a sua posição pela cassação. [...] Condenação à prisão com perda dos direitos políticos esta Casa não tem que votar. Esta Casa tem que declarar a perda do mandato. Não teria que termos tido, na noite de ontem, a votação que tivemos”, disse o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP).
O mandado de segurança não foi distribuído e ainda não tem relator no STF.
Donadon foi o primeiro deputado em exercício a ser preso por determinação do Supremo desde a Constituição de 1988. Ao contrário do que ocorreu no processo do mensalão, os ministros do STF não haviam discutido se deveria ser automática a cassação do parlamentar de Rondônia após o trânsito em julgado. Na ação penal do mensalão, entretanto, os magistrados decidiram pelas cassações dos mandatos dos quatro parlamentares condenados.
Para o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), a Mesa Diretora da Câmara deveria haver declarado a perda do mandato de Donadon sem enviar pedido de análise para a CCJ. “O STF decidiu que Donadon estava com os direitos políticos suspensos, e uma pessoa sem direitos políticos não pode exercer mandato parlamentar”, disse Freire, segundo a sua assessoria.
Mesmo sem o plenário decidir pela cassação do mandato de Donadon, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) determinou o afastamento do parlamentar e convocou o seu suplente, Amir Lando (PMDB-RO), que tomou posse nesta quinta.
DEM obstrui votações
Já o presidente do Democratas, senador José Agripino (RN), anunciou que o partido vai obstruir todas as votações na Câmara até que seja aprovada a proposta de emenda à Constituição que acaba com o voto secreto nas sessões de cassação e mandato. Em junho, a CCJ da Câmara aprovou PEC que institui o voto aberto nessas votações, mas a matéria ainda não passou pelo plenário.
“A Câmara dos Deputados, como instituição, prestou um desserviço ao Congresso Nacional. Por isso meu partido já decidiu: só votamos qualquer coisa na hora em que se votar a PEC do fim do voto secreto”, afirmou Agripino.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Saiba o que um computador zumbi infectado por um botnet pode fazer


Marvin CostaPara o TechTudo
Empresas de segurança vem alertando internautas sobre o crescimento no número de ameaças para transformar computadores e dispositivos móveis em máquinas zumbis. A estratégia dos cibercriminosos é comandar remotamente milhares de computadores, pois assim não são facilmente identificados. Ou seja, muitos usuários infectados por botnets podem estar cometendo uma série de atos ilegais sem saber, como distribuir spams e malwares na web.

Testes consideram Windows Defender ineficaz contra pragas novas; saiba mais
Veja 10 coisas ilegais que você pode estar fazendo na Internet (Foto: Reprodução/The Tokyo Times) Veja 10 coisas ilegais que você pode estar fazendo na Internet (Foto: Reprodução/The Tokyo Times)
Recentemente, a Microsoft e o FBI trabalharam em conjunto para desarticular uma botnet que contava com dois milhões de computadores conectados, utilizados para fins maliciosos. O que mais surpreende é a investigação concluir que todas as máquinas pertenciam a empresas e pessoas que não tinham conhecimento de que faziam parte de uma rede criminosa.
A Kapersky, empresa de segurança digital, listou 10 das ilegalidades que hackers estão induzindo computadores e dispositivos moveis de usuários de todo mundo a cometer.
1. Spam.
Seu computador ou dispositivo móvel pode estar enviando milhares de e-mails e mensagens de texto sobre medicamentos e outros produtos falsificados enquanto você está online.
2. Fraude.
Controlando seu computador remotamente, criminosos podem fazer com que você clique em anúncios, mesmo se o seu navegador estiver fechado. A tática serve para aumentar o lucro com peças de publicidade que recebem valores por clique em plataformas de sites e blogs.
3. Distributed Denial of Service (DDoS).
Você pode estar participando sem saber de uma de uma estratégia para tirar sites do ar com ataques de excesso de tráfego. Hackers orquestram computadores e dispositivos móveis da rede zumbi para acessar os endereços das páginas em massa e prejudicar o acesso.
4. Dinheiro sujo.
Os cibercriminosos também utilizam os computadores infectados para gerar BitCoins que demorariam muito tempo utilizando apenas um computador. Os Bitcoins são aceitos como pagamento em mercadorias legais e ilegais e também podem ser trocados facilmente por moeda real.
5. Distribuir malware.
Outra estratégia muito utilizada é a de criar uma rede que distribui códigos maliciosos pela Internet. Cada computador da rede zumbi é utilizado para realizar downloads de conteúdo maliciosos e enviá-los para outros PCs propagando vírus.
6. Vender ‘warez’.
Esta prática pirata vende software oficiais craqueados que funcionam sem um número de série. Os hackers utilizam lojas virtuais secretas para oferecer estes programas, tudo isso utilizando seu computador remotamente e acessando dados usando a sua conexão.
7. Hacking.
Criminosos virtuais utilizam computadores infectados para esconder seus rastros em ações de hack. Caso a atividade seja rastreada, será direcionada a um computador da rede zumbi. Isso inclui roubo de dados, invasão de sistemas  e de privacidade e tantos outros crimes.
8. Baixar e assistir conteúdo ilegal.
Alguns países têm regras rígidas para quem faz download pirata. Por isso, cibercriminosos utilizam computadores de uma botnet para baixar arquivos ilegais. Sempre direcionando o acesso dos sites proibidos para computadores infectados, vistos como autores do crime.
9. Decifrar senhas.
A capacidade de processamento dos computadores da rede zumbi é utilizada para descobrir senhas valiosas. Muitos computadores juntos conseguem processar conteúdo em massa.
10. Roubar dados pessoais.
Dados pessoais são roubados por criminosos e seu rastro é atribuído a computadores da botnet. Além disso, dados do usuário do computador infectado também podem estar em perigo.
Proteja-se
Para evitar dores de cabeça, mantenha sempre boas práticas de navegação: evite entrar em sites com conteúdo duvidosos, abrir anexos de e-mais de desconhecidos e evite instalar softwares piratas e de origem desconhecida. Outra dica importante é manter um bom antivírus instalado em seu computador ou smartphone e ficar atento aos sintomas de invasão.
Quer saber qual é o melhor antivírus grátis? Veja no Fórum do TechTudo.

População brasileira ultrapassa marca de 200 milhões, diz IBGE


De acordo com o instituto, país tem 201.032.714 habitantes.
Dado se refere a 1º de julho e foi publicado no 'Diário Oficial da União'.

Do G1, em São Paulo
46 comentários
O Brasil tem uma população estimada em 201.032.714 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado, referente a 1º de julho deste ano, foi publicado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (29).
Na resolução, assinada pela presidente do instituto, Wasmália Socorro Barata Bivar, estão as estimativas populacionais de todos os municípios do país. Segundo o IBGE, o país tem 7.085.828 habitantes a mais que o registrado em 1º de julho de 2012, quando a população era de 193.946.886.
Entre as unidades da federação, o estado mais populoso continua sendo São Paulo, que conta com 43,6 milhões de residentes.
O estado de Minas Gerais tem 20,5 milhões de habitantes. O Rio de Janeiro ocupa a terceira posição, com 16,3 milhões de habitantes. Bahia tem 15 milhões de pessoas, o Rio Grande do Sul, 11,1 milhões, e o Paraná, 10,9 milhões. O estado menos populoso é Roraima, com 488 mil habitantes.
A cidade de São Paulo é a que possui a maior população do país: 11,8 milhões (número que é maior que o de 22 estados e do Distrito Federal).
No posto de cidade menos populosa do Brasil está Serra da Saudade (MG), com 825 habitantes. Borá (SP), que aparecia empatada com o município mineiro até o ano passado, tem hoje 834 residentes.
A projeção das populações é feita anualmente a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve de base para o repasse de recursos do orçamento aos municípios.


Confira abaixo a estimativa da população para todos os estados e para o Distrito Federal em 2013:
ESTADOPOPULAÇÃO
Região Sudeste 
São Paulo43.663.672
Minas Gerais20.593.366
Rio de Janeiro16.369.178
Espírito Santo3.839.363
Região Nordeste 
Bahia15.044.127
Pernambuco9.208.551
Ceará8.778.575
Maranhão6.794.298
Paraíba3.914.418
Rio Grande do Norte3.373.960
Alagoas3.300.938
Piauí3.184.165
Sergipe2.195.662
Região Sul 
Rio Grande do Sul11.164.050
Paraná10.997.462
Santa Catarina6.634.250
Região Norte 
Pará7.969.655
Amazonas3.807.923
Rondônia1.728.214
Tocantins1.478.163
Acre776.463
Amapá734.995
Roraima488.072
Região Centro-Oeste 
Goiás6.434.052
Mato Grosso3.182.114
Distrito Federal2.789.761
Mato Grosso do Sul2.587.267