Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Primeiros países a verem 2013 preparam grandes festas na Ásia



Mianmar terá a 1ª contagem regressiva pública após anos de repressão.
Sidnei deverá atrair maior quantidade de pessoas: 1,5 milhão.

Do G1, com agências internacionais
2 comentários
Na Ásia e Oceania, os primeiros países a receberem 2013 preparam festas entusiasmadas de boas-vindas ao novo ano.
Mianmar será o primeiro país a ver a chegada de 2013 e terá neste ano a primeira contagem pública para a celebração da data. Mianmar passa por um importante processo de democratização após quase cinco décadas de governos de regimes militares que desencorajaram grandes reuniões públicas.
Ano Novo em Mianmar (Foto: AP Photo/Khin Maung Win)Ano Novo em Mianmar (Foto: AP Photo/Khin Maung Win)
Em Yangon, a maior cidade do país, os trabalhadores começaram esta segunda-feira testando uma tela digital gigante, que será usada para a contagem regressiva, tendo ao fundo o Pagode Shwedagon, considerado um local sagrado budista.
A celebração será animada pela música ao vivo de cantores, com a participação de celebridades, feixes de luzes coloridas, barracas de comida e, claro, fogos de artifício. Cerca de 50 mil pessoas são esperadas para a ocasião.
Já em Sidnei, na Austrália, são esperados 1,5 milhão para ver os fogos de artifício no porto da cidade. Os mais ansiosos passaram a noite de domingo acampados na costa do porto para garantirem seus lugares. Kylie Minogue será a anfitrião da chegada de 2013.
As festividades também aumentaram a preocupação das autoridades em relação aos acidentes com fogos de artifício. Em Manila, na Filipinas, as autoridades pediram que fossem usados cornetas e música alta como forma de celebrar a chegada do novo ano, para diminuir o número de acidentes com os fogos.
Vendedor organiza fogos de artifício em Manila, na Filipinas (Foto: REUTERS/Cheryl Ravelo)Vendedor organiza fogos de artifício em Manila, na Filipinas (Foto: REUTERS/Cheryl Ravelo)
Em Hong Kong, na China, são esperados 100 mil pessoas para ver a explosão dos fogos de artifício, que neste ano custaram US$ 1,6 milhões, segundo a imprensa local.
Em Seul, na Coreia do Sul, milhares de pessoas penduraram papéis com seus desejos para a chegada do novo ano.
Papéis com desejos para o ano de 2013 são expostos em Seul, na Coreia do Sul (Foto: AP Photo/Ahn Young-joon)Papéis com desejos para o ano de 2013 são expostos em Seul, na Coreia do Sul (Foto: AP Photo/Ahn Young-joon)
Para ler mais notícias de Mundo, clique em g1.globo.com/mundo. Siga também a editoria de Mundo no Twitter e por RSS.

fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/primeiros-paises-verem-2013-preparam-grandes-festas-na-asia.html

Americano quer flutuar da América à Europa levado por balões



Jonathan Trapp pretende cruzar Atlântico com 365 balões amarrados a bote.

Nos Estados Unidos, um aventureiro está se preparando para flutuar da América à Europa, atravessando o Oceano Atlântico levado por balões.
São 365 balões amarrados em um bote. Se tiverem sido enchidos com gás hélio, eles vão subir e o vento vai levar. É assim que o americano Jonathan Trapp quer cruzar o Oceano Atlântico. Ele sairá do norte dos Estados Unidos e não sabe exatamente onde vai pousar. Deverá ser em algum ponto da Europa. O sonho é descer em Paris.
Jonathan é analista de sistemas e tem 39 anos. Divide seu tempo entre computadores e festivais de balonismo. "Muitas pessoas têm o sonho de sair voando por aí, mas pouquíssimas vão além e voam de verdade", diz ele.
Jonathan conta que começou a botar em prática a ideia há quatro anos. Estudou o vento, a temperatura, a distância, comprou equipamentos, juntou os balões e fez vários testes.
Primeiro, sentando em uma cadeirinha. Decolou dos arredores de Paris. "Voei a noite inteira sozinho. Decolei da França, subi acima do topo dos Alpes Franceses. Agora estou sobre a Itália. E o sol está só nascendo. Uma linda manhã, umas das mais bonitas que já vi", contou em vídeo na época.
E como controlar tudo isso? O gás hélio leva os balões para cima. Areia e água servem de contrapeso para não deixar tudo ir para estratosfera. Se ele subir demais, estouram-se balões. Se estiver descendo muito é preciso eliminar parte da carga de água e areia.
Não é tão fácil quanto pode parecer. No Brasil, já teve quem tentasse voar de um ponto a outro amarrado a balões de gás hélio. Em abril de 2008, o padre Adelir de Carli saiu do Paraná e pretendia chegar ao Mato Grosso do Sul, mas o vento o levou para o mar e, poucas horas depois, ele desapareceu.
Para não ter o mesmo destino trágico, Jonathan ensaia a grande aventura com pequenas simulações. 
"Este é o meu avião N878UP, subindo a 6 km/". Isso é mais do que ele deseja, então, Jonathan estoura um balão. E para descer ainda mais, é só estourar outros balões.
Só que para não cair com tudo é preciso mais controle. No pouso, na França, Jonathan foi eliminando o peso. Aliás, foi lavando os telhados e falando com os moradores.
Nessa brincadeira é impossível prever quanto peso será eliminado ou quantos balões serão destruídos. "Depende do vento, depende do tempo. Se o vento estiver forte, se a direção estiver boa, se a distância for curta, podemos ter dois terços dos balões no pouso. Se tudo estiver terrível, perderei 90% deles".
Em um caso extremo, ele terá que descartar também o bote e continuar a viagem só com os balões presos nas costas. Uma situação que ele não espera enfrentar. Até agora, todos os voos que fez foram tranquilos. Como o que atravessou o Canal da Mancha, que separa a França da Inglaterra.
"Um belo barco e eu a 2 mil metros de altura. Um completo silêncio com balões a gás sobre minha cabeça", lembra.
Em outra cena, ele descreve o que vê de lá de cima. Mas Jonathan Trapp estava subindo e não era hora. "Preciso fazer algo para não invadir o espaço aéreo," ele fala consigo mesmo.
Pousou na plantação de um fazendeiro. E, lógico, foi uma surpresa.
Jonathan prova também que levar uma casa para o ar não é só fantasia de filmes de animação.
No vídeo, ele aparece no interior do México, em um festival de balões. A casa sobe vai mais alto que outros balões. Jonathan Trapp surge na chaminé e comemora.
Chegou a hora de realizar a maior aventura de todas. "Eu não acordei um dia e falei: ‘vou fazer isso’. É um sonho que tive por anos, desde o meu primeiro voo".
Para atravessar o Atlântico, Jonathan conta que se inspirou em Joe Kittinger. "Ele foi a primeira pessoa que fez um voo sozinho cruzando o Oceano Atlântico, mas foi em um balão de ar".
Joe Kittinger foi a primeira pessoa a saltar da estratosfera. E foi quem comandou o salto do austríaco Felix Baumgartner, que, em setembro, quebrou a velocidade do som em uma queda livre impressionante.
"Quem não tem conhecimento sobre balão vai dizer: ele é louco. Quem conhece não acha isso. Pergunte a Joe Kittinger", diz.
Jonathan Trapp disse que treinou muito e que pretende decolar no meio do próximo ano. Sabe que não vai ser fácil. Serão, pelo menos, seis dias no ar, com temperaturas negativas. Ele vai usar roupa especial e um equipamento que toca um alarme caso ele durma e os balões comecem a subir ou a descer demais.
O barquinho já está pronto e foi testado em um festival, também no México.
De novo, Jonathan decolou do meio do povo. Jogou areia fora para sair do chão. Eliminou balões para não subir tanto. Voou por mais de uma hora e pousou tranquilamente em um lago.
Sabe quem estava junto? A namorada. Vendo assim, Jonathan Trapp parece não ser o mais louco de todos.
tópicos:


fonte: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2012/12/americano-quer-flutuar-da-america-europa-levado-por-baloes.html

Parentes reconhecem menina que perdeu família em acidente



Drama de Pietra, de 5 anos, foi divulgado no Fantástico deste domingo (30).
Ela perdeu os pais e irmão em um acidente na Via Lagos neste sábado (29).

Heitor MoreiraDo G1 Região dos Lagos
O drama de Pietra, de 5 anos de idade, terminou na noite deste domingo (30), após o caso da menina ser divulgado noFantástico. Marileia Gonçalves Ribeiro, tia de Pietra e o avô materno, Marcos Barboza, reconheceram a criança na reportagem.
Segundo informações da assistente social responsável pelo caso, Ana Lucia Bragança, Marileia mora em Araruama, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O avô é de Irajá, RJ. Até às 23h30 deste domingo (30), a assistente social não soube dizer o porque dos parentes não terem comparecido no hospital após a menina ser internada. Ela não pôde dar mais informações por causa da movimentação intensa na Unidade de Pronto Atendimento.
 A triste história da menina Pietra começou depois de um acidente automobilistico no último sábado (29), na Via Lagos, RJ-124, no município de Araruama. A mãe morreu no local da colisão. O pai e o irmão, de 3 anos, chegaram a ser levados para o hospital, mas não resistiram aos ferimentos. Pietra sofreu arranhões e teve uma perna fraturada. Confira no vídeo a reportagem que foi exibida no Fantástico deste domningo (30) e que levou parentes da menina até o local onde ela está internada.
 Para ler mais notícias do G1 Serra, Lagos e Norte, clique em g1.globo.com/intertvrj. Siga também o G1 Serra, Lagos e Norte no Twitter e por RSS.

fonte: http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2012/12/parentes-reconhecem-menina-que-perdeu-familia-em-acidente.html

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Celular pirata deve representar 12,7% do mercado em 2012, prevê estudo



Brasil venderá 11,6 milhões de celulares sem homologação, diz consultoria.
Aparelhos piratas representam 9,2% das vendas mundiais.

Daniela BraunDo G1, em São Paulo
46 comentários
celular (Foto: globo news)Índice de pirataria de smartphones
é de 6,5% no país (Foto: globo news)
Os consumidores brasileiros devem adquirir 11,6 milhões de celulares piratas este ano. O volume de aparelhos não homologados pelaAnatel (Agência Nacional de Telecomunicações), também conhecidos popularmente como ‘xing ling’, representa 12,7% dos 91,2 milhões de aparelhos que devem ser vendidos em 2012, conforme prevê a consultoria Strategy Analytics. Considerando somente smartphones, o índice de pirataria é de 6,5%, ou 1,7 milhão de aparelhos este ano.
O estudo mostra que participação do ‘mercado cinza’ de celulares no Brasil está acima da média mundial de 9,2% prevista para este ano, mas ainda é inferior ao índice dos países do Oriente Médio e da África, onde as vendas de celulares piratas representam 16% do mercado. A Tanzânia e o Sudão são os países com maior participação de celulares piratas, com 21%. 
No primeiro trimestre de 2013, as principais operadoras de telefonia móvel – Caro, Oi, Tim e Vivo – colocam em prática um sistema para barrar a ativação de chips de celulares não homologados no país. A iniciativa também contará com o suporte de fabricantes de aparelhos, conforme um acordo assinado na sexta-feira (14), envolvendo as empresas LG, Motorola, Nokia, Samsung e Sony.

Canal de vendas
Embora as vendas de celulares piratas devam registrar uma ligeira queda em relação a 2011, quando o segmento tinha participação de 13% no Brasil e de 9,8% no mundo, o índice ainda é preocupante e pode diminuir com a distribuição concentrada nas operadoras, avalia Linda Sui, analista da Strategy Analitics.
"Embora a campanha de repressão do governo possa aliviar a onda de telefones piratas, de certa forma, a maneira mais eficaz de reduzir a mercado cinza de telefonia móvel é controlar a distribuição de aparelhos através de operadoras", disse Linda ao G1. O relatório anual finalizado em meados de novembro se baseou em dados de fornecedores de componentes e em entrevistas com consumidores.
Na avaliação de Bruno Freitas, analista de mercado e dispositivos móveis da consultoria IDC Brasil, concentrar as vendas somente nas operadoras pode restringir o canal varejista, que deve registrar 30% dos aparelhos comercializados no país este ano. Em 2011, a representatividade do varejo era de 20%. “Na minha opinião, o controle independe do canal de venda porque a operadora estará envolvida no processo para ativação e oferta de serviços mesmo que o aparelho seja comprado em outro canal”, afirma.
Para ler mais notícias de Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 no Facebook e Tecnologia e Games no Twitter e por RSS.

fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/12/celular-pirata-deve-representar-127-do-mercado-em-2012-preve-estudo.html

Comércio eletrônico cresce 18% e fatura R$ 3 bilhões no Natal



Ticket médio de compras foi de R$ 359, segundo consultoria e-bit.
Alta foi menor que o esperado por pico da Black Friday e endividamento.

Do G1, em São Paulo
1 comentário
As vendas do comércio eletrônico cresceram 18% no Natal deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando um faturamento de R$ 3,06 bilhões, segundo a consultoria e-bit.
O ticket médio de compras foi de R$ 359 e o número de pedidos chegou a 8,5 milhões. Os dados são relativos ao período de 15 de novembro a 24 de dezembro.
O crescimento, no entanto, é menor que o previsto, de 25%. Entre os fatores que contribuíram para frear o consumo para o Natal estão a promoção Black Friday e o endividamento das famílias, segundo a e-bit.
A promoção, que ocorreu no dia 23 de novembro, "teve um pico tão alto de crescimento (143%) que acabou gerando um período de maior marasmo no e-commerce no Natal". Segundo o e-bit, as vendas por conta da promoção geraram "atraso na entrega nas semanas seguintes, desacelerando assim as vendas para o período".

O endividamento dos brasileiros, segundo a consultoria, representa metade dos e-consumidores. Em novembro, 59% das pessoas disseram estar endividadas, sendo que e 6,8% declararam que não terão como pagar as dívidas, refletido também no e-commerce, uma vez que 56% dos e-consumidores são da Classe C.

Presentes
Os produtos mais vendidos foram da categoria “moda e acessórios”, que representa 12% do volume de pedidos, seguido por 11% de vendas de “eletrodomésticos”; “saúde, beleza e medicamentos”, com 10%; “informática” com 9% e “casa e decoração”, com 8%.

Os atrasos nas entregas das compras online pioraram, alcançando 18,37% - ante os 13% que não foram entregues no prazo em 2011.
Nos últimos 30 dias, 18,93 milhões de brasileiros utilizaram a internet para buscar produtos, segundo a Navegg, que pesquisa audiência online. Desse total, 7,95 milhões são pertencentes à nova classe média, o que corresponde a 42%.
Para ler mais notícias do G1 Economia, clique em g1.globo.com/economia. Siga também o G1 Economia no Twitter e por RSS.

fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/12/comercio-eletronico-cresce-18-fatura-r-3-bilhoes-no-natal.html

Mortes em estradas no feriado de Natal aumentam 38%



PRF contabiliza 222 mortes e 1.942 feridos nas rodovias federais.
Número de feridos caiu 1,1%, passando de 1.965 em 2011 para 1.942.

Do G1, em São Paulo
144 comentários
A Polícia Rodoviária Federal registrou 222 mortes nas rodovias federais em todo o país no feriado de Natal, 38% a mais que no mesmo período do ano passado. Em 2011, foram contabilizados 161 mortos em acidentes.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que o aumento no número de mortes era de 28%. O dado foi passado pela Polícia Rodoviária Federal, que diz considerar a frota nacional de veículos dos dois anos para fazer o cálculo. O erro foi corrigido às 19h14.)
Segundo balanço parcial, divulgado nesta quarta-feira (26), 1.942 pessoas ficaram feridas em 3.027 acidentes em todo o país, entre a meia-noite de sexta-feira (21) e a meia-noite de terça-feira (25).

O número de feridos diminuiu 1,1%, passando de 1.965 em 2011 para os 1.942 neste ano. Houve queda na quantidade total de acidentes: 8,1%. Foram 3.296 no ano passado e 3.027 em 2012.
O levantamento revela ainda que as ultrapassagens mal sucedidas foram responsáveis por ao menos 30% dos acidentes fatais durante o feriado de Natal.
Em 2012, a PRF atendeu sete acidentes com quatro ou mais vítimas fatais, totalizando 36 mortes. Seis desses acidentes foram colisões frontais, cinco delas envolvendo caminhões.
De acordo com a PRF, o acidente mais grave aconteceu no município de Paramirim, na BR-316, em Pernambuco. Na madrugada do dia 23, um caminhão carregado com placas de gesso bateu de frente com uma van com 14 ocupantes. Onze pessoas morreram no local. De acordo com a polícia, o motorista do caminhão estava embriagado.
Lei Seca
Durante o feriado prolongado do Natal, 25.082 motoristas passaram pelo “bafômetro” nas rodovias federais. Foram 855 reprovados, que pagarão a multa com o novo valor, de R$ 1.915,40.
Do total de motoristas reprovados, 393 ainda foram presos em flagrante por crime de trânsito – por ultrapassarem o índice de 0,30mg de álcool por litro de ar assoprado ou por apresentarem sintomas de embriaguez e se recusarem a realizar o teste.
Desde o último dia 21, estão em vigor as regras que tornaram a Lei Seca mais rígida. O novo texto estabelece novos meios para identificar um condutor alcoolizado, como o testemunho do polícial, testes clinicos e vídeos. Ao motorista cabe realizar a contraprova com o teste do bafômetro.

fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/12/numero-de-mortes-no-feriado-de-natal-tem-aumento-de-28-diz-prf.html