Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Hotéis diferentes permitem dormir no gelo, debaixo d´água ou em uma mina



Opções ainda incluem casa em forma de cachorro e avião 'aposentado'.
Veja fotos de seis lugares com acomodações inusitadas.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Suíte ampla, banheira no quarto, serviço atencioso. Para alguns hotéis, esses atributos não são suficientes para chamar a atenção dos hóspedes. Eles preferem oferecer atrativos mais inusitados, como a chance de dormir debaixo d´água, em uma mina a 155 metros de profundidade, ou rodeado de gelo ou sal. Conheça alguns desses hotéis criativos ao redor do mundo:
Ice Hotel, hotel de gelo na Suécia (Foto: Big Ben Productions/Divulgação)O Ice Hotel é reconstruído a cada inverno e derrete na primavera (Fotos: Big Ben Productions/Divulgação)
Todo de gelo
"Durma bem a -5ºC”. Esse é o lema de um hotel todo feito de gelo em uma pequena cidade 200 km ao norte do Círculo Ártico, na Suécia. Construído todo ano por arquitetos e designers convidados, o Ice Hotel ganha uma cara diferente a cada inverno e se define como “um projeto de arte efêmera”. Para aguentar o frio, estão incluídas nas diárias sacos de dormir e roupas especiais. Quando chega a primavera, o prédio derrete. Site: www.icehotel.com
Hotel Jumbo Stay, na Suécia, construído dentro de um avião Boeing (Foto: Lioba Schneider/Divulgação)O Jumbo Stay, na Suécia, é construído dentro de
um Boeing (Foto: Lioba Schneider/Divulgação)
Dentro de um avião
Inaugurado em 2009, o Jumbo Stay é um hotel econômico construído dentro de um Boeing 747. Mas os hóspedes dormem em terra firme: o avião, fabricado em 1976, foi reformulado e agora fica a poucos metros do aeroporto de Arlanda, em Estocolmo, na Suécia. O hotel tem 27 quartos, a maioria com duas beliches. Na cabine do piloto, há uma suíte luxo, com vista panorâmica para o aeroporto. Site: www.jumbostay.com.br

Hotel subaquático Jules Underwater Lodge, na Flórida (EUA) (Foto: Divulgação)Hotel Jules, na Flórida (EUA), ao qual só se chega
mergulhando (Foto: Divulgação)
Debaixo d´águaA única forma de chegar ao Jules Lodge é mergulhando. O hotel, que comporta seis hóspedes, fica mais de 6 metros abaixo da superfície, no fundo de um lago na Flórida (EUA). Apesar de estar submerso, o lugar tem chuveiro quente, cozinha com geladeira e micro-ondas, além de um acervo de vídeos e livros. Mas o que atrai os hóspedes é poder ver peixes e outros animais aquáticos passando na janela do quarto. Também é possível explorar o ambiente marinho com equipes de mergulho. Site: www.jul.com
Hotel Silver Mine, construído dentro de uma mina na Suécia (Foto: Pappilabild/Divulgação)Mine Suite: um quarto de hotel dentro de uma mina de prata na Suécia (Foto: Pappilabild/Divulgação)
Dentro de uma mina
Pertencente a uma empresa que controla uma mina de prata na Suécia, a Mine Suite não é uma boa pedida para claustrofóbicos. O quarto fica 155 metros abaixo da terra, onde a temperatura é de apenas 2ºC o ano todo. Ainda bem que o local é aquecido, a 18ºC, em média. Celulares não funcionam lá em baixo, mas os hóspedes ganham radiocomunicadores para falar com os atendentes que ficam no nível do solo. Site:www.salasilvergruva.se/en/logi/gruvsvit-for-tva-pers
Hotel Luna Salada, todo feito de sal, no Salar de Uyuni, Bolívia (Foto: Divulgação)Quarto do hotel Luna Salada, na Bolívia, que tem
a parede toda feita de sal (Foto: Divulgação)
Feito de salSituado no Salar de Uyuni, na Bolívia, o Hotel Luna Salada é feito do material que ocupa todo o seu entorno. Os blocos de sal que formam o edifício são unidos por um cimento feito com o mesmo material, misturado à água. O hotel foi construído em 1993 por um comerciante dedicado á extração de sal, que viu aumentar a quantidade de turistas que chegavam para conhecer o imenso “oceano” branco no sudoeste do país. Importante: nas estações chuvosas, as paredes do Luna Salada são reforçadas com novos blocos. Site: www.lunasaladahotel.com.bo
Hotel Dog Bark Park Inn, construído dentro de um cachorro de madeira, em Idaho, Estados Unidos (Foto: Divulgação)Hotel Dog Bark Park Inn, construído dentro de um
cão de madeira nos EUA (Foto: Divulgação)
Dentro de um cachorro“Experimente o cachorrão”, incentivam os donos do Dog Bark Park Inn, localizado no estado de Idaho, nos EUA. Eles oferecem hospedagem para quatro pessoas dentro do “maior beagle do mundo”, uma estrutura de madeira em forma de cão. Batizado de Sweet Willy, o hotel canino tem um companheiro: Toby, uma estátua no formato de um animal da mesma raça. O lugar tem uma loja de presentes, onde são vendidos cães de madeira feitos pelos donos do hotel. Site:www.dogbarkparkinn.com


Em semana sem mensalão, STF julga se proíbe amianto no Brasil



Supremo realizou audiência pública no fim de agosto sobre o tema.
Para entidades, o material, usado para fabricar telhas, é lesivo às pessoas.

Mariana OliveiraDo G1, em Brasília
2 comentários
Na semana em que o julgamento do processo do mensalão está paralisado em razão de uma viagem do relator para tratamento médico, o Supremo Tribunal Federal (STF) se reúne nesta quarta-feira (31) para decidir se o uso do amianto, utilizado para a fabricação de telhas e caixas d´água, deve ser proibido no Brasil. A expectativa é de que a discussão comece nesta quarta, mas não seja concluída.
Três ações sobre o amianto estão na pauta do Supremo. Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi protocolada pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e pela Associação Nacional Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). O relator é o presidente do Supremo, ministro Carlos Ayres Britto, que se aposenta até o dia 18 de novembro.
Segundo o processo, as entidades questionam a lei nacional que disciplina a extração, industrialização, utilização e comercialização do amianto da variedade crisotila, o utilizado para fabricação de materiais de construção. Para as associações, o amianto é lesivo à saúde humana, mesmo em parâmetros controlados. A legislação autoriza o uso do amianto com restrições e garantia da proteção de saúde do trabalhador.
A Advocacia Geral da União opinou pela continuidade do uso do amianto no Brasil, mas a Procuradoria Geral da República opinou pela proibição do produto.
Outra ação, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), também da relatoria de Ayres Britto, questiona a proibição da produção e comercialização de itens à base de amianto no Rio Grande do Sul. A entidade pede que a lei seja revogada em razão da regra nacional que autoriza o amianto.
O último processo, de relatoria do ministro Marco Aurélio Mello, questiona lei de São Paulo que proíbe o uso de amianto. A autora da ação também é a CNTI. Sobre esta ação, o Supremo realizou no fim de agosto uma audiência pública para ouvir diversos especialistas sobre o uso do amianto. Na discussão, integrantes de diferentes ministérios do governo federal divergiram sobre o amianto.
O ministro Marco Aurélio Mello não crê que a discussão sobre o amianto se encerre nesta quarta em razão da "complexidade" do tema. Ele lembrou que a audiência pública serviu para se ter ideia da repercussão do amianto. "É preciso saber se, sopesando valores em jogo, como meio ambiente, saúde, se é o caso ou não de se proibir terminantemente a comercialização. Para se ter ideia, temos ministérios com posições conflitantes."
Ele explicou que a ação de relatoria de Ayres Britto será analisada primeiro. "Se dissermos que pode ser comercializado o amianto no país, aí vamos decidir se o estado pode proibir dentro da região geográfica o amianto."
O ministro lembrou ainda que, em aspectos econômicos, uma eventual proibição do amianto pode prejudicar os mais pobres. "O produto do amianto é mais acessível financeiramente, então os menos abastados podem ser prejudicados", disse. "O julgamento promete discussões maiores", completou.
Outros temasNa pauta do Supremo desta quarta estão ainda recursos em relação à decisão do plenário do Supremo que determinou a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol.
Os embargos de declaração (questionamentos sobre pontos específicos da decisão) afirmam, entre outras questões, que a decisão não poderia obrigar que arrozeiros desocupem imóveis sendo que eles "não foram ouvidos e não lhes foi oportunizada a produção da farta prova de que dispõe". Outro embargo diz que a decisão não deixa claro se as pessoas miscigenadas, descendentes de índios e brancos, podem permanecer na reserva.
Outra ação na pauta é uma sobre o uso do software livre por parte do governo do Rio Grande do Sul. Uma ADI, protocolada pelo Democratas, questiona o uso exclusivamente do software livre e diz que isso "afronta" a Constituição porque o estado "não detém competência para legislar sobre normais gerais de licitação". Tanto a AGU quanto a PGR opinaram contra a ação.

Para ler mais notícias do G1 Política, clique em g1.globo.com/politica. Siga também o G1 Política no Twitter e por RSS.

Polícia ouve depoimento de mães de jovens exploradas na Rocinha, no Rio



Elas negaram saber do envolvimento das filhas com prostituição.
Uma das mulheres vai ser indiciada por crime contra a assistência familiar.

Do G1 Rio
14 comentários
Mães de adolescentes que seriam vítimas de exploração sexual na Rocinha, na Zona Sul do Rio, prestaram depoimento na 15ª DP (Gávea), na tarde desta terça-feira (30), e negaram saber do envolvimento das filhas com prostituição, como mostrou o RJTV.
Uma das mulheres ouvidas foi mesma que estaria falando ao telefone com a filha, como mostrou a reportagem. A jovem teria acabado de acertar um programa e estaria conversando com a mãe.
A mãe admitiu que falava ao telefone com a menina, mas negou que tivesse pedido dinheiro.
Ela disse ao delegado que achou que a filha estivesse brincando.
Segundo a polícia, ela vai ser indiciada por crime contra a assistência familiar, por permitir que a filha se prostituísse. A pena pode chegar a três meses de prisão.
Outras duas mães foram espontaneamente à delegacia e reconheceram as filhas nos flagrantes mostrados na reportagem. Para a polícia, não há indícios de que elas soubessem que as filhas se prostituíam.
A mãe de uma das meninas, de apenas de 14 anos, contou que, desde a prisão de Dhemian Alves Lopes, de 24 anos, não sabe onde a filha está.
“Ela sempre falava nesse Dhamian, sempre falava”, afirmou.
Ela teme perder a guarda dos filhos: “Tô com medo de perder a guarda dela, não só dela, como dos outros irmãos dela”, completou.
A mãe de uma jovem de 16 anos se disse indignada com a filha: “Eu trabalho, sol e chuva, sou doméstica. Sempre trabalhei desde pequena, pra chegar a esse ponto? Minha filha fazer vergonha e dizer que a mãe sabia. Eu não sabia era de nada”.

A polícia tenta agora identificar outras pessoas envolvidas na rede de prostituição infantil. As escutas telefônicas autorizadas pela Justiça indicam que, além de Dhemian, pelo menos outros dois homens participavam do esquema.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.

Mulher marca encontros com homens casados para fotografá-los em projeto



Isabella PedreiraPara o TechTudo
Um projeto inusitado levou a fotógrafa Natasha Caruana a sair com homens casados durante um ano. Foram 80 encontros marcados por meio de um site voltado para pessoas que desejam ter casos. Com uma câmera descartável e um gravador escondido, ela registrou imagens e conversas sem autorização para criar o projeto intitulado “Homens Casados”.
Natasha Caruana (Foto: Divulgação)Natasha Caruana é a fotógrafa por trás do projeto
"Homens Casados" (Foto: Divulgação)
Caruana limita-se a uma foto por encontro para não levantar suspeita e tem cuidado para não revelar as identidades, cortando as faces do enquadramento. Segundo escreve o curador da Galeria de Arte Contemporânea do Norte, Alistair Robinson, “a artista pergunta por que esses homens estão dispostos a colocar seus relacionamentos em risco, bem como se questiona sobre a responsabilidade ética que um artista deve ter”.
Ainda segundo Robinson, “Caruana nos pede para se comportar como detetives, quando olhamos para cada fotografia em busca de pistas sobre as situações. Em uma delas, um homem paga uma refeição em dinheiro, de modo que nenhuma evidência é deixada para sua esposa. Além disso, uma mesa velha e desgastada em um pub sugere que o encontro tem pouco conceito de romance. As fotografias foram tiradas em uma câmera barata descartável em vez de equipamento profissional para que todas as imagens saiam intencionalmente granuladas e pouco compostas.”
O granulado das imagens garante um ar de detetive ao conjunto (Foto: Natasha Caruana)  (Foto: O granulado das imagens garante um ar de detetive ao conjunto (Foto: Natasha Caruana) )O granulado das imagens garante um ar de detetive ao conjunto (Foto: Natasha Caruana)
Mãos, copos e refeições estão presentes em quase toda a série (Foto: Natasha Caruana)  (Foto: Mãos, copos e refeições estão presentes em quase toda a série (Foto: Natasha Caruana) )Mãos, copos e refeições estão presentes em quase toda a série (Foto: Natasha Caruana)
Essa não é a primeira vez que a fotógrafa fez uma série de fotos com o tema da infidelidade. Outro projeto dela, intitulado “A outra mulher”, apresenta retratos de mulheres que estavam experimentando o “mal-estar” de ter participado dos casos. Você pode ver toda a série no site de Natasha Caruana.

Costa Leste dos EUA tenta retomar rotina após supertempestade Sandy



Tormenta matou ao menos 43 pessoas e semeou caos em Nova York.
Presidente Obama visita região afetada em Nova Jersey nesta quarta.

Do G1, com agências internacionais
5 comentários
 A Costa Leste dos EUA tenta retomar sua rotina nesta quarta-feira (31), após a violenta passagem da supertempestade Sandy, que provocou destruição, inundações, blecautes e pelo menos 43 mortes.
Vários espetáculos e musicais da Broadway serão retomados nesta quarta em Nova York, uma das cidades mais afetadas, com 18 mortos. Espetáculos de sucesso como 'Jersey Boys' e 'The Book of Mormon' voltarão a ser encenados, anunciou a Broadway League Industry.
A Bolsa de Valores de Nova York também retoma os negócios, após dois dias de paralisação.
Os transportes públicos também voltavam aos poucos ao normal, com ônibus já circulando. O metrô deve voltar em até três dias, segundo o prefeito Michael Bloomberg.
Os aeroportos John F. Kennedy International e Newark Liberty International, dois dos três principais terminais aéreos da região de Nova York, devem reabrir parcialmente nesta  manhã, informou a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey.
O aeroporto de LaGuardia permanecerá fechado, acrescentou a Autoridade Portuária em seu site.
Os organizadores da maratona de Nova York confirmaram que a famosa prova será disputada no próximo domingo, apesar da situação caótica.
Blecautes
Apesar da retomada gradual, a volta da energia elétrica ainda deve demorar em algumas localidades.
Mais de 8,2 milhões de lares e comércios, em 18 estados, ficaram sem eletricidade na Costa Leste dos Estados Unidos por causa da supertempestade, informou o governo federal. Os estados mais atingidos são Nova York (2 milhões) e Pensilvânia (1,3 milhão), segundo o Departamento de Energia.
Visita de Obama
O presidente americano, Barack Obama, que interrompeu sua campanha eleitoral desde a segunda-feira por conta da tempestade, vai visitar nesta quarta o estado de Nova Jersey, um dos mais duramente afetados, anunciou a Casa Branca.
O presidente disse ontem que a crise causada pela supertempestade ainda não acabou, afirmando que faria o que fosse preciso para lidar com um drama que, segundo ele, deixou os Estados Unidos de coração partido.
"Esta tempestade ainda não acabou", disse Obama durante uma visita ao quartel-general da Cruz Vermelha americana, em Washington.
O guia de Obama na visita será o governador republicano Chris Christie, um aliado expressivo de seu rival na disputa pela Casa Branca, Mitt Romney, mas que tem elogiado Obama e a resposta do governo federal à tempestade.
O governador Christie disse que o furacão provocou uma "devastação inimaginável" na costa e que os trabalhos para retirar moradores presos pelas inundações continuam.
A Guarda Nacional está ajudando nos trabalhos na região, onde muitas casas foram arrancadas de suas bases e arrastadas pelos ventos e pela água.
Rodovia à beira-mar em Rodanthe, Carolina do Norte, danificada nesta terça-feira (30) pela passagem de Sandy (Foto: AP)Rodovia à beira-mar em Rodanthe, Carolina
do Norte, danificada nesta terça-feira (30) pela
passagem de Sandy (Foto: AP)
Uma empresa de previsão de desastres estimou que as perdas econômicas poderiam chegar a US$ 20 bilhões, sendo apenas metade desse valor garantida por seguros.
Sandy tocou a terra na noite desta segunda pela costa de Nova Jersey, com ventos de 130 km/h e deslocando-se a 37 km/h.
Nesta quarta-feira, Sandy avançou em direção ao interior e fez nevar nas montanhas do Apalache. A tempestade continua movendo-se devagar sobre a Pensilvânia, e deve seguir para o norte em direção ao oeste do Estado de Nova York e ao Canadá, informou o Serviço Nacional de Meteorologia.
Foram emitidos alertas de nevascas e avisos de enchentes na costa para as margens dos Grandes Lagos.
Campanha interrompida
A passagem da tempestade interrompeu a campanha eleitoral americana, a uma semana das equilibradas eleições de 6 de novembro.
Tanto Obama como seu rival republicano, Mitt Romney, cancelaram eventos eleitorais.
Os dois candidatos têm consciência da importância política de dedicar toda a atenção às consequências da tragédia, pois lembram do que aconteceu com o furacão Katrina em 2005.
A resposta ao Katrina, que devastou Nova Orleans (Louisiana, centro-sul do país), foi encarada como um fracasso das autoridades, lideradas pelo então presidente republicano George W. Bush, o que marcou o restante de seu segundo mandato.
Em sua passagem pelo Caribe, na semana passada, Sandy deixou 67 mortos, milhares de desabrigados e muitos prejuízos. Só no Haiti, foram 51 mortos.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Filho deixado pelo pai após acidente respira com ajuda de aparelhos



Carro em que o menino estava bateu contra um caminhão em Bauru, SP. 
Pai dele, que dirigia o veículo, está sendo procurado pela polícia.

Do G1 Bauru e Marília
19 comentários
O menino, de 4 anos, que foi deixado pelo pai após os dois sofrerem um acidente em Bauru (SP) segue internado na UTI Pediátrica do Hospital das Clínicas de Botucatu (SP). De acordo com informações do Boletim Médico divulgado no fim da tarde desta segunda-feira (29), o menino se recupera bem, mas respira com ajuda de aparelhos. A mãe da criança, Edna Leite do Nascimento, acompanha a recuperação e está otimista. “Ele está bem graças a Deus. Está se recuperando bem”, conta. O boletim médico divulgado no fim da tarde
O acidente aconteceu na madrugada do sábado (27). Segundo informações de testemunhas, o homem deixou o local do acidente sozinho e, o filho, ficou gravemente ferido dentro do veículo. De acordo com o delegado Dinair José da Silva, novas informações sobre o caso chegaram nesta segunda-feira (29) e estão sendo apuradas. Uma delas é a posição em que a criança foi localizada no carro.
“O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) avisou que o menino estava no banco da frente. Essa é uma informação que estamos tentando confirmar, já que tudo leva a crer que ele estava na frente devido ao ferimento na cabeça. Vamos torcer pela recuperação do menino para que ele também possa nos ajudar na conclusão do inquérito”, avisa.
O acidente ocorreu na Avenida José Henrique Ferraz, na zona oeste de Bauru. O motorista, de 32 anos, atingiu um caminhão que estava estacionado no local. O carro não é do pai do menino, afirma o delegado. “O carro não era do pai. Uma pessoa já havia vendido para um primo dele, mas ainda não tinha feito a transferência. Estamos averiguando em que condições ele pegou o veículo. Se estava em alta velocidade, se não viu o caminhão e se o local tinha visibilidade, iluminação para ter sido visto”.
Com o impacto, o sistema de air bag foi acionado. “Mesmo assim ainda não podemos afirmar em qual dos bancos o menino estava, só com o resultado da perícia. O correto seria que a criança estivesse no banco traseiro e sentada na cadeirinha adequada para a idade dela”, alerta. A polícia também investiga a possibilidade do pai estar embriagado no momento do acidente. Segundo o delegado, a hipótese foi levantada após depoimentos de testemunhas e será averiguada.
Sobre isso, a mãe da criança diz que o marido ingeria bebida alcoólica às vezes, mas que no dia do acidente não presenciou ele consumindo. “Só se ele bebeu em outro lugar. Em casa não vi ele bebendo. E não acredito que ele abandonaria o menino. Os dois são bem apegados".  Já em relação ao marido, ela não sabe informar qual é o paradeiro dele. “Estou preocupada com o meu filho no hospital e com o meu marido. Estou ficando doida com tudo isso”, completa. Até o final da tarde desta segunda-feira, o homem continuava desaparecido.
Criança se recupera bem no Hospital das Clínicas, afirma a mãe (Foto: Reprodução TV Tem)Criança se recupera bem no Hospital das Clínicas, afirma a mãe (Foto: Reprodução TV Tem)
Familiares acreditam que pai pode ter batido a cabeça no acidente, devido aos estragos do carro.  (Foto: reprodução/ TV Tem )Familiares acreditam que pai pode ter batido a cabeça no acidente  (Foto: Reprodução/ TV Tem)
Para ler mais notícias do G1 Bauru e Marília, clique em g1.globo.com/sp/bauru-marilia. Siga também o G1 Bauru e Marília no Twitter e por RSS.