Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

BC deve cortar juro para 11% ao ano e quase 'devolver' toda alta de 2011

 

Previsão é de analistas de instituições financeiras.
Juro iniciou ano em 10,75%, subiu para 12,5% e vem caindo desde agosto.



Alexandro Martello Do G1, em Brasília



O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne nesta quarta-feira (30), no último encontro de 2011, e deve baixar a taxa básica de juros da economia brasileira de 11,50% para 11% ao ano, segundo a previsão de analistas das instituições financeiras.
Se confirmada, será a terceira redução consecutiva na taxa de juros. Após elevar a taxa básica em cinco reuniões no começo de 2011, para tentar conter o crescimento da inflação, o Banco Central realizou dois cortes nos últimos meses, em agosto e outubro, por conta dos efeitos da crise financeira internacional sobre os preços. O BC argumenta que a crise tem "efeito desinflacionário".
Selic 11,5% - outubro de 2011 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Caso baixe os juros para 11% ao ano nesta quarta, a autoridade monetária quase devolverá todo aumento de juros efetuado nos sete primeiros meses do ano. No começo de 2011, a taxa básica estava em 10,75% ao ano. A elevação foi de 1,75 ponto percentual até julho, quando os juros atingiram 12,5% ao ano. De agosto em diante, incluindo a reunião desta quarta-feira, o BC baixou a taxa em 1,5 ponto percentual.
Metas de inflação
Pelo sistema de metas de inflação, que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas. Neste momento, a autoridade monetária já está nivelando a taxa de juros para atingir a meta do próximo ano.
Para 2011 e 2012, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida. O BC busca trazer a inflação para o centro da meta de 4,5% em 2012.
Sinais do BC
Segundo o economista-chefe da Votorantim Corretora, Roberto Padovani, há um consenso no mercado de que a taxa deve recuar 0,5 ponto percentual nesta quarta-feira, para 11% ao ano.
"O Tombini [presidente do Banco Central] tem reiteradamente mencionado um 'ajuste moderado'. Em tese, isso pode ser lido como a manutenção do ritmo de corte. Essa desaceleração em curso da economia brasileira e mundial faz parte em grande medida do cenário que o BC tem traçado. Como o Tombini falou, é necessário um fato novo, como uma ruptura na Europa, com 'default' de divida sobena, para acelerar o ritmo de cortes. Esse evento ainda não ocorreu", afirmou ele.
Na avaliação de Padovani, a definição dos juros reage a eventos macroeconômicos, como a atual crise financeira internacional.
"Diante do cenário de indefinição e baixa confiança, o BC optou por iniciar o processo de afrouxamento [da politica monetária, com redução de juros]. O que se pode dizer que houve de novo é uma ruptura da comunicação do BC [no Copom de agosto, quando começou a baixar os juros], que costuma sinalizar com antecedência [suas decisões]. Mas também não é uma mudança de postura, pois eventuais surpresas fazem parte da boa prática de política monetária [processo de definição dos juros]", disse Padovani.
Novos cortes em 2012
A expectativa do economista da Votorantim Corretora, e de analistas de outros bancos, é de que o processo de redução dos juros continuará no próximo ano. Entretanto, ainda há divergências sobre a intensidade dos cortes de juros em 2012. Padovani aposta em um corte para 10,5% ao ano no fim de 2012, enquanto a maior parte dos economistas dos bancos estima uma redução maior: para 10% ao ano. Há outros, também, que já apostam em juros abaixo de 10% ao ano no primeiro semestre de 2012.


"Há vários eventos econômicos que permitem dizer que a inflação de 2011 será mais baixa do que a de 2012. Vai haver um processo desinflacionário em 2012, mas isso não significa dizer que vai alcançar a meta [central de 4,5% no ano que vem]. A gente caminha em direção a meta, mas talvez a convergência seja mais longa, e não aconteça em 2012, mas em 2013", disse ele, que prevê inflação de 6,5% neste ano e de 5% a 5,5% em 2012. Para o economista, o crescimento da economia vai ficar entre 3% e 3,5% nos dois anos.

fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/11/bc-deve-cortar-juro-para-11-ao-ano-e-quase-devolver-toda-alta-de-2011.html

Trabalhadores abusam do seguro-desemprego para embolsar benefício

 

Tem gente que não quer saber de trabalho e está de olho em quem recusa qualquer vaga só para embolsar o seguro-desemprego.








Na fila do atendimento das agências do trabalhador só há desempregado, mas nem todo mundo está à procura de trabalho. “Vou viajar um pouco, quero descansar um pouco”, revelou um senhor.
Mas não é para isso que o benefício foi criado. Está na Constituição federal: o seguro-desemprego é um auxílio aos trabalhadores durante a busca de um emprego. Para evitar esse abuso com o benefício, a regra mudou: agora, assim que dá entrada no pedido de seguro-desemprego, o trabalhador é encaminhado para três vagas compatíveis com o perfil profissional dele. Só depois de esgotadas as tentativas e se ele continuar sem emprego, é que as parcelas do seguro são liberadas. Se ele simplesmente recusar as ofertas, o benefício é negado.
Desde que o novo sistema foi implantado em todo o país, em agosto, o número de seguros-desemprego caiu. No Paraná, a diferença é de 30%. Até julho, a média era de 42 mil benefícios liberados todos os meses. Em setembro, esse número caiu para pouco mais de 29 mil.
Mas tem gente que tenta dar um jeitinho para receber o auxílio. A empresária Elieth Hodas já conhece bem esse perfil. Na padaria dela, há vagas para novos funcionários. Nas entrevistas, vem a surpresa. “Foi intimando, nem foi intimidando. Uma funcionária chegou e disse que não queria o emprego. Ela queria receber o seguro-desemprego”, conta.
Quem recusar o emprego sem justificativa ou fraudar as informações tem o benefício cancelado. Isso também é crime que pode levar para a cadeia quem ajuda e quem tenta bancar o espertinho.
“Da mesma forma que o trabalhador incide no estelionato, o empregador que ajuda esse trabalhador a não ser empregado novamente estará contribuindo e poderá ser denunciado pelo Ministério Público Federal”, alerta a juíza Neide Fugivala Pedroso.
Um comportamento que Orlando não consegue entender. Ele até conseguiu o direito de receber o seguro-desemprego, mas não quer nem pensar em receber todas as parcelas. “Eu prefiro trabalhar. Se alguém tiver vaga, pode chamar”, comenta.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/11/trabalhadores-abusam-do-seguro-desemprego-para-embolsar-beneficio.html

De olho nas vendas do Natal, lojas reforçam estoque de tablets

 

Ninguém tem dúvida de que ele vai ser 'o' presente deste fim de ano. Não importa tipo ou preço: está todo mundo querendo um tablet.



 





“Vou pedir de Papai Noel um tablet”, disse uma menina. O jornalista Vítor Nogueira já garantiu o dele e carrega para todo lado. “A mobildiade que traz e a facilidade pra carregar e para despachar o serviço que eu tenho com outras pessoas. Foi o presente que eu me dei de Papai Noel”, conta.
O tablet é o produto de destaque e um shopping popular e vai ser sorteado entre os clientes que fizerem compras. “Vai ser o presente do ano”, disse o gerente.
A babá Adriana Alves ficou surpresa com a facilidade para carregar tanta tecnologia. “Cabe na bolsa, você pode levar para qualquer canto. Quero para a internet”, disse.
O tablet é como se fosse uma prancheta. São vários modelos. Muitos pesam menos de um quilo. A interação é direta na tela. Não precisa de teclado nem de mouse.

“As informações chegam para você o tempo todo, e ele está sempre ao alcance de maneira bem fácil, assim como o celular. É para você ler e fazer pequenas alterações no texto, por exemplo alterar uma palavra, marcar ou dar destaque em determinado item. Não para você produzir o texto por ele”, explica Artur Martins, professor de jogos digitais.
O tablet, então, não vai substituir nem o computador de casa? O comerciante Welligton Alves, que já pediu reforço no estoque da loja, diz que não. “Você consegue fazer várias aplicações e várias atividades que você faz no PC, mas não consegue substituir. A capacidade de processamento dele é bem mais lenta”, aponta.
O mais barato vem da China e custa cerca de R$ 300. As marcas mais caras custam, em média, R$ 2,5 mil. “Encarece mesmo o preço dele, porque fica em falta. Difícil de chegar para nós”, diz um jovem.
Uma loja de um shopping, na Zona Sul de Belo Horizonte, reforçou o estoque de tablets para este fim de ano. Em novembro já houve uma surpresa: foram vendidas 500 unidades. A expectativa para dezembro é que este número chegue a mil. Este pequeno objeto de consumo de tanta gente hoje é o produto mais vendido na loja. “Vende mais que TVs”, conta uma vendedora.
Mariana quer um de presente, mas os irmãos também. “Tem o Roberto, o Rafael e o Rodrigo. Todos eles querem, e eu também”, comenta o engenheiro Mário Coutinho. Luiza nem quer saber quanto vai custar: “Papai Noel, eu quero um”, pede.


fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/11/de-olho-nas-vendas-do-natal-lojas-reforcam-estoque-de-tablets.html

Prefeituras e Câmaras municipais correm para contratar concursados

 

A temporada de concursos públicos está aberta. São mais de seis mil vagas no país. Perto das eleições, é proibido contratar novos funcionários.



 





Se você não está se preparando para um concurso público, certamente conhece alguém que está. São milhares de brasileiros que se preparam. São milhares as vagas de emprego que vão ser abertas nos próximos meses. Prefeituras e Câmaras municipais correm para cumprir a lei, porque no ano que vem tem eleição. Perto da eleição, é proibido contratar novos funcionários.
Confira no G1 a lista de concursos e oportunidades de vagas em todo o país
As principais vagas são para professor, auxiliar administrativo e limpeza. “Todo mundo quer, todo mundo vai fazer e eu vou fazer também”, disse uma senhora.
A equipe de reportagem do Bom Dia Brasil fez um levantamento em cinco estados: Bahia, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais e Goiás. São 6.321 vagas em 77 concursos públicos previstos para os próximos meses – a maioria de prefeituras e Câmaras municipais.
Em Goianira, a 20 quilômetros de Goiânia, o último concurso público foi realizado recentemente, há dois anos. Mas a prefeitura alega que precisa de um novo concurso, porque a cidade cresceu e em algumas funções é difícil manter o funcionário público. É o caso de quem trabalha na limpeza das ruas da cidade.

“Todo nosso cadastro de reserva, principalmente de professores, todos já foram chamados e já expirou. Então, nós temos de fazer o concurso para as vagas já existentes e com um cadastro bem grande de reserva exatamente para poder suprir a necessidade que, com certeza, vai vir para os próximos anos”, afirma o prefeito de Goianira, Carlos Alberto Andrade.
Em Ipameri, a 200 quilômetros da capital, a última seleção foi há dez anos. Só agora, no final do mandato do atual prefeito, é que saiu um novo edital.
“O atraso não foi por vontade do prefeito dessa administração. Foi por questões administrativas, normativas e que infelizmente a gente tem de cumprir”, justificou a secretária de Administração de Ipameri, Maria Cristina Dutra.
Apesar das justificativas, o Ministério Público está atento ao cumprimento da lei, já que no ano que vem tem eleição para prefeito e vereadores.

“A legislação eleitoral coloca um prazo máximo para homologação do resultado final do concurso, que é três meses antes do pleito. Então, o que a gente percebe é que muitas vezes os concursos são disparados e são atropeladas as exigências legais para que se consiga homologar esse concurso no prazo devido”, afirma o promotor Humberto Machado

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/11/prefeituras-e-camaras-municipais-correm-para-contratar-concursados.html

Polícia confunde gravação de filme com roubo a loja nos EUA

 

Caso ocorreu em North Hollywood, na Califórnia.
'Estou feliz por não ter levado um tiro', disse um dos atores.



Do G1, em São Paulo


Um grupo de estudantes de cinema que filmava um roubo em uma loja de bebidas em North Hollywood, na Califórnia (EUA), se envolveu em uma cena realista demais quando policiais apareceram, com armas em punho, pensando que fosse um assalto, segundo a emissora de TV “CBS”.
Polícia confundiu gravação de filme com roubo. (Foto: Reprodução)
 
 
Polícia confundiu gravação de filme com roubo. (Foto: Reprodução)
"Estou feliz por não ter levado um tiro", disse um dos atores.
A gravação virou caso de polícia depois que uma moradora nas proximidades suspeitou de dois dos atores e ligou para o serviço de emergência.
"O que aconteceu foi que uma senhora veio até a loja e bateu na porta. Nós dissemos a ela que estávamos filmando", disse o diretor do filme, Aaron Nunez. "Acho que ela não nos entendeu muito bem", acrescentou ele.
moradora suspeitou de dois dos atores e ligou para a polícia. (Foto: Reprodução)
 
 
moradora suspeitou de dois dos atores e ligou para a polícia. (Foto: Reprodução)
 

Polícia encontra vaca que era levada em Kombi furtada no RS

 

Veículo foi parado pela Polícia Rodoviária Federal em Eldorado do Sul.
Junto com o animal estavam dois homens, dois adolescentes e uma criança.



Do G1, em São Paulo




A Polícia Rodoviária Federal encontrou uma vaca levada em uma Kombi com mais cinco pessoas na madrugada desta quarta-feira (30) no km 122 da BR-290, altura da cidade de Eldorado do Sul.
 
 
Polícia apreende vaca que era levada em Kombi roubada no RS (Foto: Divulgação)
 
 
Polícia apreende vaca que era levada em Kombi roubada no RS (Foto: Divulgação/PRF-RS)
 
De acordo com a PRF, além da vaca, estavam no veículo dois homens, dois adolescentes e uma criança. A Kombi tinha a identificação raspada e havia sido furtado em Viamão quatro dias antes.
Os ocupantes tinha passagem pela polícia por receptação. O animal foi encaminhado ao Instituto Nacional de Proteção ao Meio Ambiente (Inpama).

fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/11/policia-encontra-vaca-que-era-levada-em-kombi-furtada-no-rs.html
 

Polícia investiga ladrões que fingem ser clientes para furtar bancos

 

Ação é realizada por trios em Taubaté, no interior de SP.
Câmeras de segurança registraram dois casos.



Do G1 SP






A polícia investiga a ação de ladrões de banco em Taubaté, no interior de São Paulo, que fingem ser clientes para furtar as agências. Em vez de utilizar armas e fazer reféns, eles agem de cara limpa, se aproveitando da distração de funcionários, e fogem sem serem notados.
Os criminosos estão sempre em trio. As imagens do circuito interno de um dos bancos mostram claramente a ação. Um homem de camisa azul espera a atendente sair do caixa. Sem alguém por perto, ele abre a gaveta e tenta pegar o dinheiro. Quando vê que a funcionária vai voltar, se afasta do caixa e circula pela agência. Minutos depois, ele volta ao mesmo caixa, afasta o monitor para ter mais espaço, abre a gaveta novamente e, enfim, pega o dinheiro. Depois, vai embora sem ser notado.
A polícia acredita que outras duas pessoas também participaram da ação. Elas estariam dentro da agência e teriam a função de distrair funcionários e vigias do banco.
No mesmo dia, outros três bandidos agiram quase da mesma foram em outra agência da cidade. Primeiro, um homem de camisa escura chega para conversar com o funcionário. Depois, com o caixa livre, o comparsa, de camisa amarela, chega e pega o dinheiro que estava na mesa. Dessa vez, quem distrai os funcionários é um homem que usa uma muleta.
Com as imagens dos dois casos, a polícia espera identificar e prender esses assaltantes. “A polícia trabalha com esse esquema de investigação, denúncia anônima. Eu acho que não vai ser muito difícil chegar à autoria”, afirma o delegado José Luiz Miglioli.

fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/11/policia-investiga-ladroes-que-fingem-ser-clientes-para-furtar-bancos.html

terça-feira, 29 de novembro de 2011

'Temos de manter o fuzil e armas não letais', diz comandante no Alemão

 

Segundo o comandante da força de pacificação, general Rego Barros, continuam havendo traficantes no Conjunto de Favelas do Alemão, no Rio.








Episódios recentes de violência mostraram que o fuzil ainda não foi totalmente retirado das favelas do Complexo do Alemão. Segundo o comandante da força de pacificação, general Rego Barros, desde novembro de 2010 mais de 1,8 mil homens fazem a ocupação do complexo, mas continuam havendo traficantes nas favelas: “Esses homens encharcam o Complexo do Alemão com a presença da Polícia Militar (PM). Nosso trabalho é com a sociedade, trazendo sensação de segurança, que é o mais importante”, afirma.
Recentemente, confrontos entre policiais e traficantes deixaram um soldado baleado, explicitam que ainda há traficantes na comunidade. Apesar de a PM não ter feito outra operação pente fino, como foi feito em outras comunidades, há a preocupação de que os morros do Alemão e da Penha ainda não estão totalmente dominados.
Segundo o general, as patrulhas abordam todos os lugares e, eventualmente, encontram algum grupo ilegal. Rego Barros afirma que as tropas estão usando um novo tipo de armamento, com o uso de escopetas e armas não-letais, além do fuzil. “O objetivo do Comando Militar do Leste é que haja uma diminuição da letalidade das tropas. Nós temos que manter o fuzil, mas armas não letais, que utilizam balas de borrachas e munição de menor impacto”, explica o general.
De acordo com o especialista em segurança do Bom Dia Brasil, Rodrigo Pimentel, a população ainda está com medo e algumas pessoas ligadas ao tráfico ainda circulam pelo complexo. Mas, segundo o general Rego Barros, a transferência da área de responsabilidade do Exército para a PM será feita depois de uma operação com cooperação do Exército, Polícia Militar e Polícia Civil, que seria uma espécie de operação de varredura.
“No tempo entre a ocupação e essa operação, estamos afogando as áreas, patrulhando, identificando, buscando corrigir eventuais posicionamentos de tropa, de forma que a segurança se faça presente e a população possa esquecer o medo e a insegurança”, ressalta o general Rego Barros.
Ainda de acordo com o general Rego Barros, há um acordo estendido para passar o controle das áreas do Alemão e da Penha para a Polícia Militar em junho de 2012. “Enquanto isso, as Unidades de Polícia Pacificadora vão sendo instaladas sob coordenação com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. A previsão é iniciar essa passagem de responsabilidade em abril de 2012”, esclarece o general.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/11/temos-de-manter-o-fuzil-e-armas-nao-letais-diz-comandante-no-alemao.html

Feiras livres oferecem opções de presentes para o Natal

 

Tem também quem prefira gastar o 13º salário com vários presentes menores. Nesta época do ano, as feiras livres tão lotadas.







É tanta opção pelas mais de duas mil bancas, que fica difícil escolher. Imagine uma grande loja de departamentos a céu aberto. É oferecendo preços populares que a feira atrai em um único fim de semana até 80 mil consumidores.
“Vim comprar pra família inteira: para minha filha, para outra filha, para neta, para mim e para o marido e para o genro”, diz a dona de casa Florismar de Menezes. “A gente que vem de longe tem de aproveitar. Estou vindo da Bahia”, ressalta Francinaldo Vasconcelos. “Somos de Santa Catarina”, revela a dona de casa Ivani Furtado.
São 8,5 mil bancas de artesanato, roupas e acessórios. A maioria é produzida em pequenas confecções. Difícil é experimentar. Na feira, não tem provador – pelo menos não o tradicional. “A saia que é o vestiário provador”, afirma estudante Lorraine Fagundes Inácio.
Em uma feira deste tamanho, haja saúde. “E as pernas estão preparadas para andar. A gente toma um remedinho para passar a dor e vamos embora”, explica a dona de casa Ivani Furtado.

Para quem some no meio da multidão, os feirantes criaram um serviço de recados na rádio da feira. No final todo mundo se acha e acha o que procura. “Andei bastante. Até que consegui encontrar uma com minha cara. Acho que é presente de Natal já”, completa a estudante Mara Maria Rosa Cardoso.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/11/feiras-livres-oferecem-opcoes-de-presentes-para-o-natal.html

Companhias aéreas terão de compartilhar guichês nos aeroportos

 

Novidade nos aeroportos: para tentar evitar as longas filas na hora do embarque, as companhias aéreas vão ter de compartilhar os guichês.








As companhias aéreas vão ter que compartilhar guichês de atendimento. É, sem dúvida, uma boa notícia, mas não dá para se animar muito. A novidade só começa para valer no ano que vem, em fevereiro. Ou seja, depois das tradicionais viagens de fim de ano. O jeito, então, é pedir presente para o Papai Noel um fim de ano sem caos nos aeroportos – e rezar para ser atendida pelo Bom Velhinho, que, infelizmente não faz milagres.
Anda um pouquinho e para de novo. “Demora muito. Para despachar a bagagem junto, demora”, reclama uma passageira. É a fila do check-in. “É pior do que o voo”, diz outra passageira.
Enquanto isso, do outro lado do aeroporto, quase não tem movimento. Por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), balcões vazios devem ser compartilhados.
Se um guichê estiver livre, poderá ser usado para atender a passageiros de outra empresa. Companhias aéreas vão poder fazer check-in nos balcões dos concorrentes. “Acho importante, porque fica bem mais fácil para agilizar, principalmente final de ano”, diz uma senhora.
O problema é que o check-in compartilhado só vai funcionar daqui a dois meses, em fevereiro. A Infraero ainda tem de informar a lista de aeroportos que terão esse serviço. “Isso otimiza tempo, recursos e principalmente o tempo do passageiro”, destaca o engenheiro civil Manoel Lucas.
Para alguns passageiros, a medida facilita, mas não resolve. “Não basta ter só o espaço. Tem de ter funcionário, que falta muito hoje”, opina uma passageira. É necessária informação. Senão, o passageiro vai continuar perdendo tempo. “A gente foi para lá, veio para cá, foi de novo e voltou. Cada hora falam uma coisa”, reclama uma senhora.
“O passageiro vai ter um conforto maior no aeroporto, com a diminuição das filas com a maior utilização dos balcões de check-in”, afirma Marcelo Guaranys, diretor-presidente da Anac.
As empresas também terão de compartilhar os terminais de autoatendimento, aqueles totens que ficam em frente aos guichês.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/11/companhias-aereas-terao-de-compartilhar-guiches-nos-aeroportos.html

Plasma, 3D ou LED? Especialistas orientam que modelo de TV comprar

 

O brasileiro corre às lojas atrás de um dos seus maiores objetos de desejo: a TV. LCD, plasma, LED ou 3D: qual vai ser a sua próxima televisão?







O preço caiu. O brasileiro, que já é chegado a uma novidade, está aproveitando o fim de ano para trocar de televisão, de preferência por aquelas com a tela bem grande. Muita gente pergunta: e a televisão 3D?
O primeiro ponto a levar em conta é o tamanho da sala onde a TV vai ficar. Outro elemento importante é a luminosidade do local e o preço, claro. Mas, como ele caiu bastante para os modelos mais modernos, tem gente que já sabe o que vai colocar debaixo da árvore de Natal.
Uma pesquisa de intenção de compras para este Natal mostrou que os aparelhos eletrônicos estão entre os cinco produtos mais desejados.
Em breve, dizem os especialistas, TVs com internet e 3D se tornarão comuns e terão uma qualidade melhor que os aparelhos de alta definição. “Nós teremos o que chamamos da TV de ultra-alta definição: uma TV com qualidade muito próxima da imagem que nós temos no cinema. Teremos uma TV 3D sem óculos e finalmente uma TV com uma internet muito mais avançada do que a que nós temos hoje no laptop ou no próprio smartphone”, afirma Marcelo Knorich Zuffo, professor da Poli-USP.
“Agora quero uma maior”, diz um jovem. Não adianta só levar o maior aparelho pra casa. A compra deve ser feita de acordo com o tamanho do ambiente onde a TV vai ser instalada.
“As telas de TV são medidas na diagonal. Então, quando eu falo que uma TV tem 32 polegadas eu estou me referindo à dimensão da tela na diagonal. Normalmente se orienta a assistir esse tipo de tela de três a cinco vezes à distância da diagonal”, explica Carlos Fini, gerente de engenharia.
Qual a mais indicada: plasma ou LCD? “Se você colocar a TV em um lugar muito iluminado, tecnicamente a plasma é melhor. Se você colocar em uma sala que não tem incidência direta do sol, uma LCD vai atender muito bem e, às vezes, com preço muito acessível”, recomenda o professor Marcelo Knorich Zuffo.
A TV de LED é uma evolução da LCD. É mais leve e consome menos energia. As TVs estão entre os produtos mais desejados no fim do ano. Nesta época de Natal, um supermercado diz que chega a vender 300 TVs em um dia. Um dos motivos é que os preços estão bem menores. Em dois anos, caíram quase pela metade.
Uma TV de LED de 40 polegadas custava R$ 4 mil e agora sai por R$ 2,3 mil. Mary esperou pela promoção e acaba de comprar a TV que tanto queria. “Um presente para mim mesmo, a gente merece”, comenta.
A vendedora Josi dos Santos também aproveitou e levou logo duas. “Eu achei linda, maravilhosa e deslumbrante. Os preços também estão ótimos”, destaca.
Segundo o professor da USP, este ano devem ser comercializados 11 milhões de aparelhos de TV de tela fina. Isso sem falar nas vendas de Natal, que podem fazer esse número saltar para cerca de 15 milhões. Já aquelas inovações tecnológicas devem chegar ao mercado mais perto da Copa do Mundo.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/11/plasma-3d-ou-led-especialistas-orientam-que-modelo-de-tv-comprar.html

Chinês cria 'transformer' com peças usadas de carros

 

Huang Lianfei levou um mês para fazer a escultura.
Cena foi registrada na cidade de Shenyang, província de Liaoning.



Do G1, com Reuters



O trabalhador Huang Lianfei faz escultura inspirada no desenho 'Transformers', na cidade chinesa de Shenyang, província de Liaoning. Ele levou um mês para fazer a obra, só com peças usadas de carros (Foto: Sheng Li/Reuters)
 
 
 
O trabalhador Huang Lianfei faz escultura inspirada no desenho 'Transformers', na cidade chinesa de Shenyang, província de Liaoning. Ele levou um mês para fazer a obra, só com peças usadas de carros (Foto: Sheng Li/Reuters)

Empresa americana vende equipamento que permite voar sobre as águas

 




O Jetlev R200 eleva usuário a mais de 9 metros de altura, a uma velocidade de 40 km/h


Da Redação

Editora Globo


Aqueles que gostam de esportes radicais ou sonham com a sensação de voar têm motivos para comemorar o próximo verão. Pois o Jetlev R200, produzido pela empresa norte-americana Jetlev, promete emoção para quem pode investir US$ 100 mil, o equivalente a R$ 189 mil, na compra do equipamento. Por meio de um jato de água, o dispositivo levanta o usuário a mais de 9 metros de altura.

O Jetlev R200 funciona com uma mangueira de 10 metros de comprimento que, por meio de um motor e uma bomba, suga a água do mar para depois liberá-la com força suficiente para fazer as pessoas voarem. A velocidade atingida durante os voos é de até 40 km/h.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

'Pensei: se não fizer nada, vou morrer aqui ', diz jovem baleado em assalto

 

Julio Sommerhauzer, de 21 anos, falou com exclusividade ao Fantástico.
Ele levou um tiro ao reagir e segue internado em hospital.

Do G1 SP, com informações do Fantástico

“Ele recarregou a arma e saiu correndo e me deu um tiro. Esse último tiro que ele deu pegou.” O relato é do estudante Julio Sommerhauzer, de 21 anos, que foi baleado em São Paulo, após uma tentativa de assalto, em depoimento exclusivo à reportagem do Fantástico. O crime aconteceu por volta das 22h de quarta-feira (23).
Esse foi o desfecho de um confronto gravado por câmeras de segurança. Às 22h da quarta, Julio Sommerhauzer estacionou o carro em uma rua dos Jardins, região nobre de São Paulo. Um homem, então, rapidamente se aproximou, anunciando o assalto.
“Quando abri a porta do carro, já veio um sujeito já, de boné, tudo assim, com uma arma gigante na mão, prateada, já pedindo... Falou que eu perdi. ‘Perdeu, desce do carro, perdeu playboy’."
Segundo julio, o assaltante faz dois disparos de advertência: um para o chão, outro para o alto. o estudante, finalmente, saiu do veículo. Mas, em vez de se render, ele reagiu.  Praticante de jiu-jitsu (luta de arte marcial), Julio decidiu usar a habilidade para se defender. “Mirou em mim e nessa hora eu pensei: se não fizer nada, vou acabar morrendo aqui mesmo, minha vida vai ter sido em vão”, disse.
A briga foi rápida. Eles trocaram socos, chutes, até que o assaltante atirou duas vezes. Julio ainda tentou revidar, mas logo caiu, ferido. E gritou por socorro. O assaltante fugiu, como mostrou a imagem de uma outra câmera de segurança da mesma rua.
Julio tinha ido visitar um amigo em um prédio nos Jardins. Lá de dentro do apartamento, o amigo ouviu os tiros e os pedidos de ajuda. Não teve dúvida: era a voz de Julio. O amigo, que não quis dar entrevista, foi até o local do assalto. Quando chegou, funcionários de uma farmácia próxima prestavam os primeiros socorros.
Dos dois disparos que o assaltante fez contra Julio, só um acertou o alvo. O tiro atingiu o diafragma e o estômago. O estudante passou por cirurgia, mas a bala ainda está alojada perto de uma vértebra na região lombar. A família, que é do interior de São Paulo, veio para a capital acompanhar o tratamento.
Fantástico: “O que o senhor achou de ele ter enfrentado o bandido?”
José Júlio, pai do estudante: “Eu sempre falo que é para deixar levar, porque o carro tem seguro, então leva o carro embora. Nós ficamos apavorados, né?”
“Diante de uma situação de ameaça, a primeira coisa que passa, que nem passa na nossa cabeça, que é automática, é uma reação de fuga ou luta. É uma reação de ou sair correndo sem olhar e nem olhar pra trás. Ou uma reação de enfrentamento. É por isso que muitas vezes a pessoa, mesmo sabendo que não se deve reagir, ela no momento ali, essa reação automática toma conta dela e ela acaba às vezes cometendo uma bobagem”, explicou Daniel Martins de Barros, psiquiatra do Hospital das Clínicas.
Em situações como o assalto vivido por Julio, o consultor de segurança Diógenes Lucca alerta: reagir é sempre a pior atitude. “O bandido entende isso de uma forma muito inadequada. Na cabeça do criminosos, aquele bem já é dele. Felizmente, nesta situação, ele está vivo, está fora de perigo, mas foi um milagre”, disse. A polícia ainda investiga o caso para encontrar o assaltante.

fonte:

Veja dicas para comprar pela internet de forma segura no final de ano

 

Saiba como evitar golpes virtuais e problemas com lojas na rede.
Promoções falsas são um risco comum nessa época do ano.

Altieres Rohr Especial para o G1*


Header Coluna Altieres - Segurança Digital (novo nome - ATENÇÃO) - VALE ESSE - ULTIMO - FINAL (Foto: Editoria de Arte/G1)
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.
É possível comprar com segurança pela internet (Foto: Divulgação)
 
É possível comprar com segurança
pela internet (Foto: Divulgação)
 
Com a chegada do final de ano, muitos internautas querem aproveitar ofertas que viram na internet para presentear alguém no natal. No entanto, as compras on-line oferecem alguns riscos. Por isso, a coluna Segurança Digital do G1 reuniu dicas para quem está pensando em usar a internet para fazer as compras de final de ano. Comprar com antecedência, pesquisar preço e manter o computador livre de vírus são algumas das dicas. Confira:
1. Compre com antecedência
Até mesmo lojas grandes podem ter problema para entregar os produtos dentro do prazo prometido – por problemas relacionados ao estoque da loja, ao fornecedor ou a imprevistos na hora da entrega, como um produto trocado. A dica, portanto, é comprar com antecedência. Se você deixar para a última hora, esperando que o produto chegue dentro de poucos dias, as chances de algo dar errado são bem grandes.
Isso vale ainda mais para compras coletivas, que têm prazo específico para serem atendidas e podem acabar surpreendendo o fornecedor pela quantidade vendida.
2. Duvide de ofertas muito boas
A internet facilita muito a pesquisa. E mais: algumas lojas oferecem preços menores para links feitos a partir de sites que comparam preços. Ou seja, vale muito a pena olhar outros sites e sites comparativos –mesmo se for só para comprar o mesmo produto, na mesma loja por um preço menor.
Pesquisar também ajuda a descobrir se alguma oferta está muito abaixo do preço de mercado. Se estiver, pode ser um erro da loja ou um golpe. Tente buscar um meio de contato com a loja e se informe muito bem antes de comprar o produto. Se a loja for nova, é bom desconfiar.
Não siga links de ofertas por e-mail. Entre manualmente no site da loja e procure a oferta.
3. Procure depoimentos de clientes
O cadeado no navegador é importante na hora da digitar seus dados, mas ele não garante a idoneidade da loja virtual (Foto: Reprodução)O cadeado no navegador é importante na hora da
digitar seus dados, mas ele não garante a
idoneidade da loja virtual (Foto: Reprodução)
Além da pesquisa de preço, vale pesquisar as opiniões de outros clientes que compraram na loja. Não acredite em depoimentos publicados no próprio site da empresa –quem realiza uma fraude pode facilmente falsificar um depoimento. No entanto, relatos encontrados em outros sites são mais confiáveis e podem dar uma ideia melhor a respeito do atendimento da loja.
O mesmo vale para selos de segurança que as lojas usam. Eles também podem ser copiados por sites fraudulentos e é difícil saber se um selo de segurança realmente significa que a loja é mais segura ou se o selo está sendo usado de forma irregular. É mais fácil ignorá-los e procurar por recomendações fora do site da loja.

4. Consulte o Registro.br e a Receita Federal
Se a loja tem um endereço terminado em “.br”, é possível ir ao site do Registro.br e colocar o endereço da loja lá. O Registro.br informará o Cadastrado Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) com o qual o endereço do site foi registrado. Essa informação pode ser usada no site da Receita Federal para verificar a inscrição da empresa, obtendo informações como data de registro, situação cadastral e endereço.
5. Na primeira compra, pague um valor baixo por boleto
Quando comprar em uma loja com a qual nunca fez negócio, vale a pena realizar uma compra de baixo valor e pagar por boleto bancário. Compras subsequentes podem ser feitas com cartão de crédito. Se houver algum problema, elas poderão ser contestadas, em um processo conhecido como "chargeback".
Algumas lojas oferecem a opção de sedex a cobrar, que só é pago no recebimento –uma escolha interessante, mas que pode aumentar o preço do produto. Evite comprar em alguma loja com a qual nunca fez negócio nessa época do ano –a chance de problemas é maior.
6. Mantenha seu computador livre de vírus
Vírus podem registrar os dados digitados. Manter o PC livre de vírus é importante para comprar com tranquilidade (Foto: Divulgação)
 
Vírus podem registrar os dados digitados. Manter o
PC livre de vírus é importante para comprar com
tranquilidade (Foto: Divulgação)
 
Vírus de computador podem roubar dados digitados em sites de compras. Para manter a máquina livre de vírus, confira as sete dicas preparadas pela coluna.
Jamais use computadores públicos, como os de cibercafés e lan houses, para realizar suas compras. Embora alguns desses computadores sejam seguros e gerenciados de forma correta, vários deles não o são e é melhor não arriscar.
7. Compartilhe experiências
Suas compras foram boas? Ou o produto foi entregue fora do prazo? Procure algum local na internet para escrever sobre sua experiência de compra. Você estará ajudando outros internautas a saberem se uma loja é confiável ou não.
8. Não informe seus dados em “promoções”
Existem “promoções” na internet que pedem dados, como seu CPF, seu número de cartão de crédito ou seu número de celular. Fique atento: essas promoções são falsas e vão cobrar algo em seu cartão de crédito ou adicionar um serviço de SMS em seu celular.
*Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança digital”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página http://twitter.com/g1seguranca.

'Não sou mais um monstro', diz soldado que fez transplante completo de rosto

BBC 28/11/2011 07h48 - Atualizado em 28/11/2011 08h33

 

Depois de dez anos de cirurgia plástica, ex-soldado eletrocutado crê que transplante total mudará de vez a sua vida.

Da BBC

Mitch Hunter com a mulher e o filho. (Foto: BBC)
 
Mitch Hunter com a mulher e o filho. (Foto: BBC)
 
Ele era visto com repulsa por estranhos e as crianças fugiam dele chamando-o de "monstro". Mas um transplante completo de rosto - apenas o terceiro nos EUA - promete transformar de vez a vida de Mitch Hunter.
Quando bati à porta da sua casa, em um subúrbio de Indianápolis, não sabia o que esperar. Eu tinha visto fotos de Mitch antes e depois de dez anos de cirurgia plástica, mas não depois do transplante completo, feito há apenas quatro meses.
Ele abriu a porta segurando seu filho Clayton, de 18 meses, nos braços. O que vi me deixou impressionado.
Mitch não é mais o jovem bonito que era, mas a transformação em comparação ao rosto de seis meses atrás é surpreendente. Olhando para pai e filho, é possível até ver os traços familiares.
Ele tinha 20 anos quando o carro em que ele estava bateu em poste contendo cabos de eletricidade de 10 mil volts.
Enquanto tentava resgatar uma passageira que também estava no carro, recebeu uma descarga elétrica que lhe deixou sem uma perna e com o rosto totalmente queimado.
Nos dez anos seguintes, passou por inúmeras cirurgias para reconstruir o rosto - mas os resultados não passavam de remendos.
"Monstro"
Foi o nascimento do filho Clayton que levou Mitch a optar pelo transplante completo de rosto - apenas o terceiro feito nos EUA.
"Vi muitas crianças correrem para se esconder atrás das mães porque ficavam muito assustadas quando me viam", contou.
"Isso estava ficando difícil, porque meus amigos começaram a ter filhos, depois meu irmão teve um filho. Quando tive Clayton, não quis mais que as crianças tivessem medo de mim."
Mitch Hunter, antes e depois da cirurgia que reconstruiu sua face, destruída após uma descarga elétrica. (Foto: BBC)
 
O norte-americano Mitch Hunter, antes e depois da
cirurgia que reconstruiu sua face, destruída após
uma descarga elétrica. (Foto: BBC)
 
A operação, realizada em abril, foi financiada por uma iniciativa entre o hospital Brigham and Women's, em Boston, e as Forças Armas americanas.
O número de soldados que regressam do conflito no Afeganistão com o rosto e membros mutilados levou os militares a financiar pesquisas na área de reparação plástica, incluindo transplantes de mão e rosto.
Sob a coordenação do cirurgião Bohdan Pomahac, o hospital já realizou três transplantes completos de rosto e já tem outros cinco em vista.
Para ser elegível para uma cirurgia completa, o paciente precisa ter pelo menos 25% do seu rosto danificado. Pomahac acredita que pelo menos 200 a 300 veteranos de guerra preenchem o critério.
Surpreendentemente, encontrar um doador não é tão difícil. O médico explica que prefere doadores jovens e do mesmo sexo, embora reconstruções computadorizadas sugiram que transplantar o rosto de uma mulher em um homem possa funcionar. Isto ainda não foi tentado.
O rosto é transplantado em toda sua espessura, mas o que realmente determina o visual final do rosto é a estrutura óssea da face do paciente.
No caso de Mitch, a operação correu bem. A equipe removeu a face antiga de Mitch antes de sobrepor a nova.
Pomahac conectou artérias a três nervos do corpo de Mitch no novo rosto. A nova cara do paciente, com nariz, lábios e músculos, foi então costurada no seu lugar.
A operação - a segunda do cirurgião - durou 14 horas, um pouco menos que a sua primeira.
"Quisemos simplificar a operação para torná-la mais fácil de repetir, e acho que conseguimos isso", disse o médico. "Mas a cada operação aprendemos uma enormidade de coisas."
Recuperando os sentidos
Mitch conta que, no início, o rosto estava muito inchado. "Parecia o rosto de um sujeito de cem quilos", afirmou.
À medida que o inchaço diminuía, os traços ficavam mais definidos.
Entretanto, o irmão de Mitch, Mark, diz que era capaz de ver o rosto do antigo Mitch desde o primeiro dia.
"Não sabia como eu ia reagir, mas quando atravessei a porta do hospital, vi que era ele, meu irmão", disse.
A mulher de Mitch, Katerina, é uma ex-colega de escola que ele começou a namorar muitos anos atrás, antes do transplante.
Katerina disse que já havia aceitado o fato de que seu companheiro tinha um rosto deformado, embora percebesse que ele era infeliz e evitava sair de casa.
Questionada sobre o fato de beijar os lábios de um morto - o dono original do rosto -, ela diz: "Nunca o beijei nos lábios antes."
"É simplesmente louco quão longe a ciência chegou e o que eles conseguem fazer. É simplesmente incrível", afirma Katerina.
Mitch diz que as sensações estão voltando e que ele consegue, por exemplo, elevar as sobrancelhas, fazer bico e sorrir.
"Ainda tem um pouco de pele de sobra em alguns lugares", afirma. "Mas me disseram que no fim vou ficar parecido com o que era."
O médico, Pomahac, diz que o quadro deve melhorar aos poucos, em especial no que tange às sensações.
"A primeira sensação se desenvolve no primeiro ou segundo mês. Ainda é muito pequena, mas continua a melhorar", diz.
"Por volta dos 18 meses, espero que Mitch estará se sentindo próximo do normal."

fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/11/nao-sou-mais-um-monstro-diz-soldado-que-fez-transplante-completo-de-rosto.html

Com surto de gripe A, moradores de Pedra Branca (CE) usam máscaras

 

Sala de notificações é montada no hospital municipal para monitorar casos.
Secretários de governo debatem estratégias de prevenção.

Elias Bruno Do G1 CE, em Pedra Branca
“Desde que o surto começou, só ando com máscara, ainda mais depois que minha mulher adoeceu”, disse o motociclista José Ivanildo. (Foto: Elias Bruno/ G1 Ceará)
 
 
José Ivanildo diz que começou a usar máscara desde que teve notícias do surto (Foto: Elias Bruno/ G1 Ceará
Sala do hospital é reservada para controle de notificações  (Foto: Elias Bruno/ G1 Ceará)
 
Sala do hospital é reservada para controle de
notificações (Foto: Elias Bruno/ G1 Ceará)
 
Os moradores de Pedra Branca, cidade do interior do Ceará que apresentou surto de gripe A, segundo a secretaria de saúde do Estado, transitam com máscaras pelas ruas para se prevenir contra a doença. “Desde que o surto começou, só ando com máscara, ainda mais depois que minha mulher adoeceu”, disse o motociclista José Ivanildo. Neste domingo (27), o atendimento foi reforçado no Hospital Municipal São Sebastião, onde uma sala foi reservada para receber pacientes com sintomas suspeitos e realizar a notificação dos casos. A manhã foi marcada pela chegada de pacientes de idades diversas procurando atendimento e por uma reunião com autoridades do município e o secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos.
A reunião teve objetivo de ressaltar as orientações repassadas aos pacientes com sintomas suspeitos. “Quem tiver com os sintomas e não instituir o tratamento nas primeiras 48 horas pode contribuir para a proliferação. É necessário que essas pessoas permaneçam em casa por sete dias e evitem aglomeração”, orienta Arruda Bastos. A declaração do secretário em evitar ocasiões que aglomerem pessoas neste momento foi feita durante o fim de semana quando ocorreu uma vaquejada, uma das principais atrações do calendário turístico do município.
Ainda de acordo com Bastos, a prioridade de prevenção será mantida, contemplando gestantes, profissionais de saúde, crianças com menos de dois anos de idade e pacientes com complicações no quadro clínico. O secretário de Saúde disse também que um técnico do Ministério da Saúde será enviado nesta segunda-feira (27) ao município para acompanhar o trabalho de prevenção e monitorar o quadro de pacientes que apresentam os sintomas. “O Ministério também garantiu que vai enviar todo o estoque de medicamentos necessários para a cidade de Pedra Branca”, completou.

Reunião teve a presença de secretários de governo do município e do Estado (Foto: Elias Bruno/ G1 Ceará)
 
Reunião teve a presença de secretários de governo do município e do Estado (Foto: Elias Bruno/ G1 Ceará)
Gestantes e municípios vizinhos

De acordo com a administração do hospital São Sebastião, onde também funciona uma maternidade, as consultas de pré-natal foram remarcadas para a segunda quinzena de dezembro com o intuito de preservar e proteger as gestantes do risco de contaminação. Representantes da Secretaria Regional de Saúde informaram também que outros municípios do Sertão Central, região da cidade de Pedra Branca, já estão sendo monitorados e devem acionar imediatamente o setor de epidemiologia do Estado caso chegue uma grande demanda de pacientes com os sintomas de gripe A nos hospitais locais.
 
 

Motorista de ônibus é linchado após passar mal e bater veículo em SP

 

Coletivo bateu em três carros e em três motos em Sapopemba.
Pessoas que estavam em baile funk espancaram condutor.

Do G1 SP




Um motorista de ônibus foi espancado até a morte em Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, após perder o controle do veículo e bater em três carros e em três motos na noite deste domingo (27). Segundo a polícia, ele teve um mal súbito ao volante, o que fez com que deixasse de controlar o veículo.
Após o ônibus bater nos carros e motos, uma passageira puxou o freio de mão, o que fez com que o veículo parasse. Perto do local, ocorria um baile funk em uma praça. Pessoas que estavam no local passaram a depredar o ônibus e entraram no veículo para agredir o motorista de 59 anos, que foi espancado até a morte. Ninguém foi preso. O caso foi registrado e será investigado pelo 69º DP, em Teotônio Vilela.
Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), os motoristas da empresa de ônibus Via Sul no Parque Santa Madalena não saíram para trabalhar durante a madrugada. Às 3h30, foi acionado o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) para as linhas 314J/10 (Pq. Santa Madalena - Metrô Liberdade) e 4222/10 (Pq. Santa Madalena – Pça. João Mendes). A expectativa da SPTrans é que os motoristas retornem aos trabalhos após o enterro do colega morto na noite deste domingo.

fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/11/motorista-de-onibus-e-linchado-apos-passar-mal-e-bater-veiculo-em-sp.html

Anac divulga itens proibidos em voo e regras de inspeção de passageiros

 

Resolução registra que funcionário pode exigir retirada de roupa ou sapato.
Agência divulgou atualização de lista de itens proibidos a bordo.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta segunda-feira (28), no "Diário Oficial da União", resolução sobre os procedimentos de inspeção de passageiros nos aeroportos e atualizou a lista de itens proibidos ou restritos nas cabines.

A inspeção deve utilizar máquina de raio X, pórtico detector de metais e "inspeção manual da bagagem de mão" quando for necessário.

Em relação à resolução anterior, que havia sido expedida em agosto de 2010, a agência deixa expresso que o funcionário responsável pela segurança pode solicitar que o passageiro retire "algum tipo de vestimenta que possa ocultar item proibido".

A agência cita, por exemplo, vestimentas que cubram a cabeça ou casacos. O agente também poderá exigir a retirada de calçado que levante suspeita. A Anac afirma que o passageiro pode pedir para passar por esta etapa da inspeção em local reservado.
Relação de itens proibidos em voo
Segundo Anac, os objetos relacionados abaixo não podem ser transportados na cabine. A agência alerta que a lista pode sofrer alterações:
"a) pistolas, armas de fogo e outros dispositivos que disparem projéteis - dispositivos que podem ou aparentam poder ser utilizados para causar ferimentos graves através do disparo de um projétil, incluindo:
1) armas de fogo de qualquer tipo, tais como pistolas, revólveres, carabinas, espingardas;
2) armas de brinquedo, réplicas ou imitações de armas de fogo que podem ser confundidas com armas verdadeiras;
3) componentes de armas de fogo, excluindo miras telescópicas;
4) armas de pressão por ação de ar e gás comprimido ou por ação de mola, tais como armas de paintball, airsoft, pistolas e espingardas de tiro a chumbo ou outros materiais;
5) pistolas de sinalização e pistolas de partida esportiva;
6) bestas, arcos e flechas;
7) armas de caça submarina, tais como arpões e lanças; e
8) fundas e estilingues;

b) dispositivos neutralizantes - dispositivos destinados especificamente a atordoar ou a imobilizar, incluindo:
1) dispositivos de choque elétrico, tais como armas de choque elétrico e bastões de choque elétrico;
2) dispositivos para atordoar e abater animais; e
3) químicos, gases e aerossóis neutralizantes ou incapacitantes, tais como spray de pimenta, gás lacrimogêneo, sprays de ácidos e aerossóis repelentes de animais;

c) objetos pontiagudos ou cortantes - objetos que, devido à sua ponta afiada ou às suas arestas cortantes, podem ser utilizados para causar ferimentos graves, incluindo:
1) objetos concebidos para cortar, tais como machados, machadinhas e cutelos;
2) piolets e picadores de gelo;
3) estiletes, navalhas e lâminas de barbear, excluindo aparelho de barbear em cartucho;
4) facas e canivetes com lâminas de comprimento superior a 6 cm;
5) tesouras com lâminas de comprimento superior a 6 cm medidos a partir do eixo;
6) equipamentos de artes marciais pontiagudos ou cortantes;
7) espadas e sabres; e
8) instrumentos multifuncionais com lâminas de comprimento superior a 6 cm;
d) ferramentas de trabalho - ferramentas que podem ser utilizadas para causar ferimentos graves ou para ameaçar a segurança da aeronave, incluindo:
1) pés-de-cabra e alavancas similares;
2) furadeiras e brocas, incluindo furadeiras elétricas portáteis sem fios;
3) ferramentas com lâmina ou haste de comprimento superior a 6 cm que podem ser utilizadas como arma, tais como chaves de fendas e cinzéis;
4) serras, incluindo serras elétricas portáteis sem fios;
5) maçaricos;
6) pistolas de cavilhas, pistolas de pregos e pistolas industriais; e
7) martelos e marretas;

e) instrumentos contundentes - objetos que podem causar ferimentos graves se utilizados para agredir alguém fisicamente, incluindo:
1) tacos de beisebol, pólo, golfe, hockey, sinuca e bilhar;
2) cassetetes, porretes e bastões retráteis;
3) equipamentos de artes marciais contundentes; e
4) soco-inglês;

f) substâncias e dispositivos explosivos ou incendiários - materiais e dispositivos explosivos ou incendiários que podem ou aparentam poder ser utilizados para causar ferimentos graves ou para ameaçar a segurança da aeronave, incluindo:
1) munições;
2) espoletas e fusíveis;
3) detonadores e estopins;
4) réplicas ou imitações de dispositivos explosivos;
5) minas, granadas e outros explosivos militares;
6) fogos de artifício e outros artigos pirotécnicos;
7) botijões ou cartuchos geradores de fumaça;
8) dinamite, pólvora e explosivos plásticos;
9) substâncias sujeitas a combustão espontânea;
10) sólidos inflamáveis, considerados aqueles facilmente combustíveis e aqueles que, por atrito, podem causar fogo ou contribuir para ele, tais como pós metálicos e pós de ligas metálicas;
11) líquidos inflamáveis, tais como gasolina, etanol, metanol, óleo diesel e fluido de isqueiro;
12) aerossóis e atomizadores, exceto os de uso médico ou de asseio pessoal, sem que exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo, em cada frasco, seja inferior a 300 ml ou 300 g;
13) gases inflamáveis, tais como metano, butano, propano e GLP;
14) substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis;
15) cilindros de gás comprimido, inflamável ou não, tais como cilindros de oxigênio e extintores de incêndio; e
16) isqueiros do tipo maçarico, independente do tamanho;

g) substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos - substâncias capazes de ameaçar a saúde das pessoas a bordo da aeronave ou a segurança da própria aeronave, incluindo:
1) cloro para piscinas e banheiras;
2) alvejantes líquidos;
3) baterias com líquidos corrosivos derramáveis;
4) mercúrio, exceto em pequena quantidade presentes no interior de instrumentos de medição térmica (termômetro);
5) substâncias oxidantes, tais como pó de cal, descorante químico e peróxidos;
6) substâncias corrosivas, tais como ácidos e alcalóides;
7) substâncias venenosas (tóxicas) e infecciosas, tais como arsênio, cianetos, inseticidas e desfolhantes;
8) materiais infecciosos, ou biologicamente perigosos, tais como amostras de sangue infectado, bactérias ou vírus; e
9) materiais radioativos (isótopos medicinais e comerciais);

h) outros - itens proibidos que não se enquadram nas categorias anteriores:
1) dispositivos de alarme (excluindo dispositivo de relógio de pulso e de equipamentos eletrônicos permitidos a bordo); e
2) materiais que possam interferir nos equipamentos das aeronaves e que não estejam relacionados entre os dispositivos eletrônicos permitidos, tais como telefone celular, laptop, palmtop, jogos eletrônicos, pager, que são de uso controlado a bordo de aeronaves;
i) itens tolerados - itens que são tolerados, respeitadas as especificações que se seguem:
1) saca-rolhas;
2) canetas, lápis e lapiseiras, com comprimento inferior a 15 cm;
3) isqueiros com gás ou fluido com comprimento inferior a 8 cm, na quantidade máxima de um por pessoa;
4) fósforos, em embalagem com capacidade não superior a 40 palitos, na quantidade máxima de uma caixa por pessoa;
5) bengalas;
6) raquetes de tênis;
7) guarda chuvas; e
8) martelo pequeno para uso em exames médicos;

j) itens proibidos para voos sob elevado nível de ameaça - itens permitidos ou itens tolerados que são proibidos no caso de elevação do nível de ameaça da segurança da aviação civil:
1) qualquer instrumento de corte;
2) saca-rolhas;
3) bengalas;
4) raquetes de tênis;
5) qualquer isqueiro;
6) fósforos, em qualquer quantidade ou apresentação; e
7) aerossóis
"

fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/11/anac-divulga-itens-proibidos-em-voo-e-regras-de-inspecao-de-passageiros.html

sábado, 26 de novembro de 2011

Praia do Bonete, no litoral norte de São Paulo, é paraíso quase intocado

 

Ponto é uma das muitas atrações turísticas da cidade de Ubatuba.
Leitor, que é pernambucano, ficou impressionado com a beleza da região.

Fernando Francisco de Oliveira/VC no GI Internauta, São Paulo, SP


Leitor indica Praia do Bonete, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo (Foto: Fernando Francisco de Oliveira/VC no G1)
 
Leitor indica Praia do Bonete, em Ubatuba, litoral paulista (Foto: Fernando Francisco de Oliveira/VC no G1)

Essa imagem é, na verdade, o fundo de tela do meu computador aqui do trabalho. Trata-se da Praia do Bonete, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
Tirei a foto em janeiro deste ano, quando passeava de féria com minha família. Nasci e cresci em Pernambuco e, desde que cheguei a São Paulo para trabalhar, teimava que não havia praia bonita por aqui como lá na minha terra. Mas Ubatuba é um paraíso. Vale muito conhecer.
Nota da redação: Dona de muitas enseadas e baías, Ubatuba, última cidade do litoral norte paulista, destaca-se justamente por ainda manter praias quase intocadas, exatamente como a fotografada pelo leitor Fernando Francisco de Oliveira.
No meio do caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro (a 250 km da capital paulista e a 310 km da fluminense), a melhor opção para acessá-la, por terra, é pela rodovia Rio-Santos.
A rodoviária local recebe linhas regulares de São Paulo, cidades do Vale do Paraíba, no interior paulista (como Taubaté, Jacareí, Guaratinguetá e São José dos Campos), além do Rio de Janeiro.
Ubatuba também dispõe de um aeroporto municipal. O local tem capacidade para receber aeronaves particulares de pequeno porte.

fonte: http://g1.globo.com/vc-no-g1/noticia/2011/11/praia-do-bonete-no-litoral-norte-de-sao-paulo-e-paraiso-quase-intocado.html

'Vi isso em filme', diz mulher que tentou roubar banco com carta, no ES

 

Tentativa de assalto aconteceu em banco na Avenida Dante Michelini.
Mulher disse que está cheia de dívidas.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta




A mulher que anunciou um assalto a um banco com uma carta em Jardim da Penha, Vitória, na manhã desta sexta-feira (25), disse à polícia que teve a ideia após assistir um filme. Rubia da Penha Alves foi presa por tentativa de roubo e vai ficar detida no presídio feminino de Xuri, em Vila Velha.
De acordo com a polícia, ela afirmou que viu um filme, e que está com dívidas em torno de R$ 20 mil, e por isso teve a ideia de assaltar o banco. "Eu vi isso em filme, essas coisas. Nem sei se achei que ia dar certo, mas tentei", conta Rubia.
Na carta, ela havia escrito que queria R$ 300 mil e que havia espalhado explosivos pelo banco. Segundo a polícia, na carta Rubia também afirmava que se alguém chamasse a polícia, ela iria detonar os explosivos.
Em um primeiro momento, ela havia negado a participação no crime, mas depois que a polícia comparou a letra dela com a carta, só restou a ela confessar. "Tenho dívida de aluguel, dívida de supermercado, coisas do dia-a-dia, tenho vontade de comprar roupas pra minha filha, essas coisas", disse.
Segundo a polícia, o crime é inafiançável e ela pode pegar até quatro anos de prisão.
Tentativa de assalto
Segundo funcionários, uma mulher com uma mochila entrou no banco e, sem dizer nada, entregou uma carta à gerente anunciando o assalto. Assustada, a vítima acionou a Polícia Militar e a mulher acabou detida.
De acordo com a polícia, a tentativa de assalto aconteceu por volta das 10h e a agência havia acabado de abrir. Na carta, a mulher exigia R$ 300 mil em notas de 100 e 50. Segundo a PM, a suspeita não agiu sozinha. "As informações que temos é de que ela fez a tentativa de assalto a mando de dois homens", afirma o sargento Perozini da Polícia Militar. A mulher foi levada à Delegacia de Goiabeiras, na capital, e depois encaminhada para a Delegacia Patrimonial, no bairro Jardim Limoeiro, na Serra.


Mulher usou carta para anunciar o assalto ao banco. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
 
Mulher usou carta para anunciar o assalto ao banco. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)