Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Terceiro dia de greve dos bancários fecha quase 40% das agências

 

Nesta quinta, 7.672 agências foram afetadas pela paralisação, diz Contraf.
Bancários e trabalhadores dos Correios se uniram nas manifestações.


Do G1, em São Paulo

Bancários fazem manifestação em Belo Horizonte no terceiro dia de paralisação (Foto: Samuel Aguiar/AE)
 
 
Bancários fazem manifestação em vários estados
do país no terceiro dia de paralisação (Foto: Samuel
Aguiar/AE)
No terceiro dia da greve nacional dos bancários, quase 40% das agências instaladas no país foram afetadas pela paralisação dos trabalhadores. De acordo com balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), feito com base nos dados enviados pelos sindicatos até as 18h30, o movimento fechou 7.672 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados nesta quinta-feira (29).
No primeiro dia de greve, 4.191 agências foram afetadas; no segundo dia, o número subiu para 6.248.
Único estado ainda fora da mobilização, os bancários de Roraima aprovaram o início da greve a partir da próxima segunda-feira (3).
“O silêncio dos bancos e do governo tem indignado os trabalhadores e fortalecido a greve, que caminha para ser uma das maiores dos últimos anos”, disse, em nota, Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.
“Enquanto a Fenaban não apresentar uma proposta decente, o movimento seguirá crescendo em todo o país. Mantemos a disposição para o diálogo para construirmos uma convenção coletiva com avanços econômicos e sociais para a categoria. A retomada das negociações depende dos bancos e do governo”, sustenta.
Fenaban
A Federação Nacional de Bancos (Fenaban) reafirma que está disposta a dar continuidade às negociações com as representações dos bancários, visando a construção de proposta que leve a um acordo.
“A solução não é apresentar propostas sucessivas unilaterais para serem liminarmente rechaçadas, como o foram as duas já apresentadas. Isso criaria mais entraves à negociação e, consequentemente, ao acordo”, defendeu, em nota, o diretor de Relações do Trabalho da Fenaban, Magnus Apostólico.
Para ele, uma nova proposta deve resultar de “conversas entre bancos e bancários”, à procura de consenso.
De acordo com a entidade patronal, a paralisação permanece parcial, “como consequência de ação de piquetes contratados pelos sindicatos”. A Fenaban diz que, embora muitas agências continuem abertas em todo o país, a paralisação segue prejudicando a população, especialmente em um período em que aumenta o fluxo de pessoas aos bancos e há uma ida maior de aposentados para recebimento dos benefícios.
A orientação é para que a população procure os canais alternativos para a realização de operações básicas, entre eles os correspondentes, como supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios.
Solidariedade
Segundo a Contraf-CUT, os bancários estão realizando passeatas e atos conjuntos com os trabalhadores dos Correios, em greve há 16 dias, em várias capitais. “Estamos realizando atividades de esclarecimento da população e mobilização dos trabalhadores. A intransigência dos patrões e do governo tem aumentado a união e a solidariedade entre as duas categorias na luta por melhores condições de vida”, diz Cordeiro.
Histórico
Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado, após a quinta rodada de negociações com a Fenaban, ocorrida na última sexta-feira (23). A proposta patronal contemplava reajuste de 8% sobre os salários, o que representa aumento real de 0,56%, segundo a Contraf. A reivindicação da categoria é de 12,8% de reajuste, sendo 5% de aumento real.
Os bancários pedem, ainda, valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, melhoria do atendimento aos clientes, fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades.

fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/09/terceiro-dia-de-greve-dos-bancarios-fecha-quase-40-das-agencias.html

Inflação brasileira é uma das mais altas do mundo, mostra BC

 

Da amostra selecionada, só Índia e Rússia têm inflação corrente mais alta.
Estes países, entretanto, têm juros menores e vão crescer mais, diz FMI.


Alexandro Martello Do G1, em Brasíia

A inflação atual brasileira, assim como as previsões para 2011 e 2012, está entre as mais elevadas do planeta. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Banco Central, por meio da apresentação do diretor de Política Econômica da instituição, Carlos Hamilton Araujo, sobre o relatório de inflação do terceiro trimestre deste ano.
Inflação correntes e previsões
Em 12 meses até agosto, quando a inflação brasileira atingiu a marca de 7,33%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela foi superada, na amostra selecionada de países pelo BC para comparação, somente pela inflação da Índia (acima de 8%) e da Rússia (cerca de 8%). Os números mostram que a inflação brasileira, em 12 meses até agosto, ficou acima da inflação da China, em torno de 6%, dos Estados Unidos (pouco abaixo de 4%), além da África do Sul (pouco acima de 5%), do Reino Unido (entre 4% e 5%), da Nova Zelândia (entre 5% e 6%), e da Suécia, Noruega, Colômbia, México e Chile. Estes últimos países estão com inflação corrente todos abaixo de 4%.
As previsões de inflação do Banco Central, de 6,4% para este ano e em torno de 5% para 2012, que constam no relatório de inflação divulgado nesta quinta-feira, também estão acima da estimativa para a grande maioria das nações - sendo superada, novamente, pela Índia, Rússia e África do Sul (só para 2012). Para este ano, a inflação prevista para a Índia está um pouco abaixo de 9% e, para 2012, em torno de 7%. No caso da Rússia, a estimativa para 2011 está em torno de 9% e, para o ano que vem, está um pouco abaixo de 8%. No caso da África do Sul, a estimativa está em 5% para este ano e em aproximadamente 6% para 2012.
Desaceleração da inflação no mundo
Segundo o diretor Carlos Hamilton Araujo, os números do BC mostram que houve um crescimento da inflação no passado recente. "O mundo inflacionou nos últimos 12 meses, com exceção da Noruega. Mas, olhando para frente, o que a gente observa é que se antecipa um desinflacionamento. A expectativa é que haja uma desinflação no mundo", declarou ele, observando que, assim como no caso do Brasil, a inflação em 12 meses está acima da meta central em quase todas nações, como Suécia, Reino Unido, Austrália, Polônia e África do Sul, tendo a Noruega por exceção.
Juros reais e PIB
Além de ter a inflação entre as mais altas do planeta, os números mostram que a taxa de juros brasileira é a mais elevada do mundo em termos reais - após o abatimento da inflação prevista para o futuro. Atualmente, os juros reais brasileiros estão acima de 5% ao ano, enquanto que, no caso da Índia e Rússia (cuja inflação corrente também está alta, assim como as previsões para 2011 e 2012), estão entre zero e 1% ao ano. A China também possui taxa de juros neste patamar e, no caso dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Nova Zelândia, as taxas de juros estão negativas.
Os números também revelam que, em outras economias emergentes, há expectativa maior de crescimento. A previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o crescimento da China e da Índia, em 2011 e 2012, respectivamente, está em 9,5% e 7,8% e em 9% e 7,5%. A previsão média de crescimento do PIB dos países emergentes para 2011 e 2012, ainda segundo dados do FMI, é de 6,4% e de 6,1%. No caso do Brasil, a previsão está abaixo de 4% para este ano e para o próximo.
"O crescimento tem de ser endereçado em outra perspectiva. Temos uma taxa de poupança em torno de 16% do PIB, que nos permite investir, com déficit em conta corrente [contas externas] de 2% do PIB, em torno de 18% do PIB. Temos que ter uma taxa de crescimento compatível com a nossa capacidade de investir. Na medida em que o Brasil avançar em reformas estruturais e em ações que melhorem o ambiente de negócios, que aumentem a taxa de poupança, certamente vamos ter oportunidade de ter taxas de crescimento mais elevadas. O crescimento tem limitantes. Estamos crescendo em ritmo compatível com a nossa capacidade de investir", declarou o diretor de Política Econômica do BC.

fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/09/inflacao-brasileira-e-uma-das-mais-altas-do-mundo-mostra-bc.html

Hotel francês lança 'quarto bolha', com vista para estrelas

 

Acomodação com classificação de 4 estrelas e permite aos hóspedes terem a sensação de estarem ao ar livre, mas de forma protegida.


Da BBC

Um acampamento na França instalou uma "bolha" inflável de plástico transparente para que os hóspedes possam dormir observando as estrelas e tenham a sensação de estar ao livre, mas de forma protegida.
 
'Quarto bolha' em hotel francês (Foto: Divulgação)
 
 
'Quarto bolha' em hotel francês (Foto: Divulgação)
"A bolha permite ter contato com a natureza e, ao mesmo tempo, se proteger de insetos, chuvas ou ventos", disse à BBC Brasil Axel de Mauduit, proprietário do acampamento Le Domaine de la Forêt, em Saint Julien des Landes, no oeste da França.
O estabelecimento, com classificação "quatro estrelas" em sua categoria, está situado em uma área de 500 mil m² de bosques e lagoas, onde há ainda um castelo do século 19, que é a residência do proprietário.
A "Bubble Room", como é chamada a bolha de plástico coberta com uma membrana transparente, permite, segundo Mauduit, "uma imersão completa na natureza e no céu estrelado".
A ideia da bolha surgiu, diz ele, porque seu estabelecimento "é totalmente voltado para o desfrute da natureza".
 
 
 
'Quarto bolha' em hotel francês (Foto: Divulgação)
 
 
'Quarto bolha' em hotel francês (Foto: Divulgação)
O acampamento funciona na área do parque do castelo. Antes da "Bubble Room", Mauduit já havia criado cabanas nas árvores no local, estilo de hospedagem turística que está na moda na França.
A diária na bolha custa 95 euros (R$ 238), incluindo o café da manhã. A decoração interna é toda branca e de estilo contemporâneo. Além da cama, há uma mesa baixa e puffs para se sentar.
Área privadaA bolha possui um vestíbulo - uma antessala entre o exterior e o local de dormir - para impedir que o ar escape.
A antessala também garante uma área privada aos hóspedes, que podem se vestir nesse local. Esse vestíbulo possui zíperes para entrar ou sair.
"Não há uma ligação direta entre a bolha e o exterior. A bolha também possui filtros para manter o ar sempre asseptizado e um sistema de propulsão do ar para que ela permaneça inflada", diz Mauduit.
Segundo ele, a "Bubble Room" fez muito sucesso neste verão. "De julho até este final de setembro, ela não ficou ocupada apenas duas noites."
O sucesso o levou a aperfeiçoar esse método de hospedagem insólita. Ele já comprou uma outra "bolha" inflável, que será acoplada à atual, onde funcionará o banheiro.
Atualmente, os hóspedes da bolha devem utilizar os sanitários e chuveiros do acampamento.
Boa parte da clientela do acampamento é de estrangeiros, mas os clientes da "Bubble Room", diz Mauduit, são majoritariamente franceses da região.

fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/hotel-frances-lanca-quarto-bolha-com-vista-para-estrelas.html

Porta de avião atinge duas residências em Anápolis (GO)

 

Acidente aconteceu no Setor Jardim Tesouro na noite de quinta-feira (29).
De acordo com Corpo de Bombeiros do município, não houve vítimas.


Danielly Sodré Do G1 GO





A porta de um avião atingiu duas residências no setor Jardim Tesouro, em Anápolis (GO), a 55 km de Goiânia, no início da noite desta quinta-feira (29). Segundo o Corpo de Bombeiros do município, uma casa teve parte do telhado danificada e a outra não teve grandes danos. Populares afirmaram que se tratava de um monomotor. De acordo com os bombeiros, não houve vítimas.
A Polícia Militar (PM) da região ainda não soube dizer as causas do acidente. Segundo moradores, o avião pousou no aeroporto sem a porta

fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/09/porta-de-aviao-atinge-duas-residencias-em-anapolis-go.html

Cidade do Rock inaugura estande de 'achados e perdidos'

Documentos perdidos podem ser encontrados em quiosque na Rock Street.
Certidão de nascimento e pochete já foram localizados nesta quinta-feira.
Tahiane Stochero
Do G1, no Rio


A Cidade do Rock inaugurou nesta quinta-feira (29), na segunda semana do Rock in Rio 2011, um estande de “achados e perdidos”. O local fica na Rock Street, próximo à roda gigante, em um quiosque onde são vendidos os cartões do Rock in Rio Club.
No estande estão guardados os pertences que foram localizados nesta quinta-feira. Até as 18h, havia no local apenas uma certidão de nascimento e uma pochete preta, que foram encontradas perdidas. Os proprietários ainda não haviam comparecido para retirar o material.

Objetos perdidos localizados estão à disposição em estande de 'achados e perdidos' na Cidade do Rock (Foto: Tahiane Stochero/G1)
Outros 770 documentos, que foram localizados perdidos nos três primeiros dias do festival estão disponíveis no “achados e perdidos” na sede dos Correiros, localizada na Av. Presidente Vargas, 3077, na Cidade Nova, no Centro do Rio. Entre os documentos encontrados há uma carteira de trabalho e uma carteirinha da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)
O funcionamento da agência é de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h. Para outras informações, o telefone é (21) 2503-8611

fonte: http://g1.globo.com/rock-in-rio/2011/noticia/2011/09/cidade-do-rock-inaugura-estande-de-achados-e-perdidos.html

Gambá entalado em porta de prédio é resgatado pelos bombeiros no RS

 

Animal foi encontrado entre grade e vidro de condomínio em Caxias do Sul.
'Ele até tentou me morder', diz sargento que fez o resgate.


Do G1, em São Paulo

Um gambá preso ficou preso entre um vidro e a grade de um prédio comercial nesta quinta-feira (29) em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e teve que ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros.
Raposa ficou presa entre grade e vidro de prédio em Caxias do Sul (Foto: Suelen Mapelli/Agência RBS)
 
Gambá ficou preso entre grade e vidro de prédio em Caxias do Sul (Foto: Suelen Mapelli/Agência RBS)
Segundo o sargento Cristiano, que resgatou o gambá, houve chamados do condomínio porque se trata de um animal que pode ser agressivo. “Ele até tentou me morder, mas a gente sabe como funciona. É bom que nos chamem, porque ninguém se machucou, e ela também não se machucou”, afirma.
Ainda conforme o sargento dos Bombeiros de Caxias, é comum esse tipo de ocorrência na cidade. “A gente tira muito gato de árvore. Até pássaro nós tiramos de árvores.” O gambá foi solto em uma mata nativa na região.

fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/09/raposa-entalada-em-porta-de-predio-e-resgatada-pelos-bombeiros-no-rs.html

Justiça de SP concede liminar para Center Norte continuar funcionando

 

Shopping afirma que continua fazendo monitoramento diário de gases.
Prefeitura diz que cumprirá a decisão judicial, 'como sempre o fez'.


Do G1 SP




A 7ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo concedeu na noite desta quinta-feira (29) uma liminar que permite que o Shopping Center Norte, na Zona Norte de São Paulo, continue funcionando. A Prefeitura havia determinado o fechamento do estabelecimento devido ao risco de explosão até a manhã desta sexta-feira (30).
A Prefeitura diz que "cumprirá, como sempre o fez, a decisão judicial" e não interditará o shopping. Em nota, a administração municipal "reafirma a importância das medidas adotadas para preservar a segurança dos consumidores, lojistas e trabalhadores do Shopping Center Norte". A Procuradoria Geral do Município diz que analisará as medidas cabíveis.
O shopping, instalado em uma área que já foi um lixão, corre risco de explosão por causa do vazamento de gás metano, segundo a Cetesb.
Em nota, o Center Norte diz que o Lar Center, prédio anexo, também ficará aberto.
Na decisão, o juiz de Emílio Migliano Neto diz que "as provas produzidas com a petição inicial revelam que a impetrante vem adotando as medidas cabíveis para solução do problema (mitigação dos riscos potenciais associados ao gás metano), sempre com a supervisão dos técnicos da Cetesb".
No comunicado, o shopping afirma que “continuará a executar as medidas de monitoramento diário da área e da instalação dos drenos para a extração do metano do solo”. A medida cumpre exigência do Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público e a Cetesb nesta quarta-feira (28).
O shopping diz que o gás metano está localizado abaixo do piso do prédio, “ou seja, na camada de terra abaixo do piso de concreto de até 70 cm onde as condições para que ocorra uma explosão são remotas”. O Center Norte ressalta que, em 27 anos de existência, “jamais registrou qualquer incidente em suas instalações relativo a questões ambientais”.
O juiz ressalta, na liminar, que "há quase dez anos a presença do gás metano no subsolo do empreendimento é do conhecimento das autoridades competentes, e somente agora é que se faz a opção pela interdição de todo o estabelecimento", e diz que o termo de ajustamento de conduta assinado com o MP e a Cetesb dá 20 dias de prazo para o estabelecimento.
"Em momento algum constou do termo de ajuste firmado entre o Ministério Público do Estado de São Paulo e a ora impetrante a necessidade da imediata paralisação das atividades comerciais no interior do shopping center. Diante desse quadro, a interdição do estabelecimento da ora impetrante, como determinado pelos agentes da municipalidade, se revela excesso de cautela, pois se trata de medida drástica e carente de motivação", afirma Migliano Neto.
Para o magistrado, foi levado em conta também o fato de o fechamento afetar economicamente os funcionários das lojas. "A imediata interdição total do Shopping Center Norte, com 331 lojas comerciais, responsável por 8.000 empregos, comprometerá sensivelmente as atividades do empreendimento, com sérios reflexos econômicos, que poderão, no caso de eventual abuso da ação fiscal, do poder de polícia, implicar na responsabilização civil do município. Posto isso, defiro a medida liminar."

fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/09/justica-de-sp-concede-liminar-para-center-norte-continuar-funcionando.html

Aparelhos raio-X são usados nas estradas para combater a pirataria

 

Sabe o aparelho de raio-X usado nos aeroportos? Agora esse equipamento está sendo usado nas rodovias. O alvo da fiscalização são os ônibus.






Bagagem no raio-X é cena comum em aeroportos, mas um aparelho foi instalado na estrada, na saída de Goiânia para Brasília. O alvo da fiscalização são os ônibus. “A gente não sabe, não vai abrir a mala do passageiro no embarque, não tem como”, comentou um motorista.

Quando o ônibus é parado pelos fiscais, os passageiros precisam descer para acompanhar a checagem. Até bagagem de mão e bolsas passam pelo raio-X. “É tanta coisa errada que a gente vê fazendo aí”, disse uma jovem.

Antes o policial rodoviário ou o fiscal da Receita Federal escolhiam apenas algumas malas para abrir. Agora não: todas vão para o raio-X. O processo é rápido e demora apenas alguns segundos, tempo suficiente para que o equipamento faça a leitura. Só as malas suspeitas passam por uma fiscalização mais detalhada.

O raio-X detecta tudo. Cada cor tem um significado e, dependendo do que aparece na tela, o passageiro precisa dar explicações. Uma sacola não seguiu viagem. “São marcas famosas que são pirateadas e vendidas a um preço bem mais barato. Então, um produto pirata que foi detectado na operação”, apontou Álvaro Resende Filho, chefe da fiscalização da Polícia Rodoviária Federal.
O dono da mercadoria vai ter de responder a um processo administrativo na Receita Federal. O equipamento também pode ajudar na guerra contra o tráfico de drogas.

“A vantagem que esse equipamento tem em relação aos demais é que é um equipamento móvel e pode ser levado para qualquer ponto de uma rodovia. Com isso, ele cria um fator de insegurança ao contrabandista e ao traficante, que não sabem onde vai estar a fiscalização”, destacou Antônio Moreira Júnior, chefe da fiscalização da Receita Federal.
Ao todo, 30 aparelhos foram comprados pela Receita Federal em todo o país. Seis já estão sendo utilizados em Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Apesar de agilizar o trabalho dos fiscais, não tem jeito: a viagem acaba sofrendo alguns minutos de atraso para quem é parado na blitz.

“Tendo em vista que é para a segurança das rodovias, eu acho que é bem válido. Mas para a gente é bem cansativo”, comentou o estudante Artur Dourado.
Os fiscais dizem que essa checagem demora, no máximo, meia hora e que, até o fim do ano, 30 scanners móveis vão estar espalhados pelo Brasil.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/aparelhos-raio-x-sao-usados-nas-estradas-para-combater-pirataria.html

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Novo aparelho a laser trata doenças na próstata no SUS de São Paulo

 

Máquina custou R$ 300 mil e está disponível no Hospital de Transplantes.
Equipamento vaporiza a glândula e libera obstruções no canal de urina.

Mário Barra Do G1, em São Paulo
Médico observa e comanda a ação do laser na próstata do paciente. (Foto: Hospital de Transplantes / Divulgação)
 
Médico observa e comanda a ação do laser na
próstata do paciente em centro médico de SP.
(Foto: Hospital de Transplantes / Divulgação)
Um novo equipamento disponível no sistema público de saúde da capital paulista consegue tratar problemas na próstata com raios laser.
A próstata é a glândula que produz o sêmen, o líquido que carrega os espermatozoides no homem.
Recém-adquirida pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, em São Paulo, a máquina alemã, conhecida como UroBeam, vaporiza os tecidos que bloqueiam o canal por onde passa a urina -- pressionado quando a glândula aumenta de tamanho.
"No Brasil, existem somentes dois aparelhos com essa tecnologia: um aqui e outro em uma instituição privada em Curitiba", diz Joaquim Claro, coordenador do centro, ligado à Secretaria de Saúde estadual. O custo é de R$ 300 mil.
Até o momento, cerca de 60 pessoas já foram tratadas com a nova técnica no centro médico localizado no prédio do antigo Hospital Brigadeiro. O uso do aparelho reduz o tempo de internação do paciente e diminui o risco de infecção depois da operação.
"O paciente deixa mais rápido o hospital e não precisa ficar retornando, como acontece com pessoas que precisam substituir sondas urinárias", diz o urologista, citando a vantagem econômica do equipamento.
Segundo o médico, a cirurgia também pode ser feita por pacientes com problemas cardíacos e que recebem medicações para reduzir a coagulação.
Doenças relacionadas
A próstata pode crescer por conta de doenças como o câncer ou a "hiperplasia benigna" - um crescimento anormal do órgão, comum em homens após os 45 anos de idade.
Esse inchaço da glândula faz o paciente sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia e apresentar um jato de urina mais fraco.
"Existem pacientes que acordam toda hora para ir ao banheiro e chegam a perder o emprego por se levantarem demais no ambiente de trabalho", conta o médico.
Alguns pacientes chegam a se enganar quando começam a urinar demais. "Quando os médicos perguntam se o paciente está bem, ele responde que está urinando até bem demais", explica Claro. "Mas se ele está indo mais ao banheiro do que o normal, algo está errado."
O paciente deixa mais rápido do hospital e não precisa ficar retornando como acontece com pessoas pessoas que precisam substituir sondas urinárias"
Joaquim Claro, coordenador do Centro
de Referência em Saúde do Homem
Com o tempo, problemas mais graves podem afetar o funcionamento de órgãos como a bexiga, para a qual não há transplantes. A falência desse órgão obriga o paciente a usar sondas urinárias durante o resto da vida.
Gosto pela água
Outros aparelhos a laser já eram usados para operações na glândula, mas tinham a desvantagem de precisar da presença de oxigênio combinado com hemoglobina na região onde a cirurgia é feita para funcionar. A hemoglobina é encontrada nas células vermelhas do sangue.
Já o novo equipamento usa raios laser que têm afinidade com água, um líquido presente em abundância dentro do corpo. "Essa diferença permite que o médico termine a cirurgia quando quiser", explica Joaquim Claro.
Apesar de danificar a glândula, para o médico a melhora na qualidade de vida do paciente compensa o efeito colateral da operação. "A grande maioria dos pacientes com hiperplasia benigna são homens em idade avançada, que já não desejam mais ter filhos", diz o urologista, lembrando da importância da glândula para a fertilidade do homem.
À esquerda, o equipamento que produz os raios laser; à direita, a sonda que leva os raios até a próstata. (Foto: Divulgação)
 
À esquerda, o equipamento que produz os raios
laser; à direita, a sonda que leva os raios até a
próstata durante a cirurgia. (Foto: Divulgação)
Como é a operação
A cirurgia é feita com um "cistoscópio" - um pequeno cilindro colocado dentro da uretra após anestesia - que possui uma sonda com os feixes de laser e um aparelho óptico para que o médico possa observar as paredes da bexiga e do canal de urina.
A operação dura até 90 minutos e o paciente pode ser liberado no mesmo dia.
A vaporização destrói o tecido que está atrapalhando a passagem da urina pelo canal. O feixe de raios é controlado por um pedal controlado pelo urologista.
Apesar de estarem disponíveis no Brasil, as cirurgias a laser são bem menos frequentes do que as convencionais - que cortam o abdômen do paciente ou utilizam bisturis eletrônicos - para tratar problemas na próstata.
Info Próstata Câncer 3 (Foto: Arte / G1)
 

Padre usa pistola para lançar água benta sobre os fiéis no México

 

Cena foi registrada em igreja em Acatlán.
Algumas crianças riram quando o padre usou a arma.

Do G1, em São Paulo
Um padre usou uma pistola d’água para lançar água benta sobre os fiéis em uma igreja em Acatlán, no México. Algumas crianças que estavam na igreja riram quando o padre Juan Ramón Hernández pegou a “arma” para lançar a água benta, segundo reportagem jornal "Excelsior".
Padre usou uma pistola d’água para lançar água benta sobre os fiéis. (Foto: Reprodução)
 
Padre usou uma pistola d’água para lançar água benta sobre os fiéis. (Foto: Reprodução)
 

Marroquino bate recorde como dono dos maiores pés do mundo

 

Pé esquerdo de Takioullah mede 38,1 cm, e o direito, 37,5 cm.
Recordista posou para fotos nesta quinta-feira em Paris, na França.

Do G1, em São Paulo
O marroquino Brahim Takioullah entrou para o Guinness, livro dos recordes, por ostentar os maiores pés do mundo. O pé esquerdo de Takioullah, que posou para foto nesta quinta-feira (29) em Paris, na França, mede 38,1 centímetros, e o direito, 37,5 centímetros.
Pé esquerdo de Brahim Takioullah mede 38,1 centímetros. (Foto: Bertrand Guay/AFP)
 
 
Pé esquerdo de Brahim Takioullah mede 38,1 centímetros. (Foto: Bertrand Guay/AFP)
Brahim Takioullah posou para fotos nesta quinta-feira em Paris. (Foto: Bertrand Guay/AFP)
 
 
Brahim Takioullah posou para fotos nesta quinta-feira em Paris. (Foto: Bertrand Guay/AFP)
 

Colisões de ‘superestrelas’ ajudam astrônomos a estudar a gravidade

 

Telescópios futuros poderão analisar o fenômeno.
Objetivo é entender a aplicação da teoria de Einstein no espaço.

Do G1, em São Paulo
A colisão de duas “estrelas de nêutrons” pode ajudar cientistas a estudar a aplicação da teoria da relatividade de Albert Einstein no espaço, segundo um estudo publicado na revista “Nature” nesta quinta-feira (29).
“Estrelas de nêutrons” são astros muito densos: têm uma massa equivalente à do nosso Sol, mas “apertada” em uma área muito menor, de cerca de 20 quilômetros. Elas se formam após o colapso de uma supernova.
Ilustração de uma estrela de nêutrons (Foto: Jacobs University Bremen)
 
 
Ilustração de uma estrela de nêutrons (Foto: Jacobs University Bremen)
Quando dois exemplares do tipo colidem no espaço o resultado é uma onda de choque de rádio que, segundo pesquisadores israelenses, pode ser estudada para avaliar os efeitos da gravidade no espaço. Isso porque a “batida” é um evento tão forte, tão energético, que é capaz de alterar o próprio “espaço-tempo”.
Os pesquisadores acreditam que a geração futura de telescópios pode ser capaz de analisar essa onda e ajudar a entender melhor como funciona a gravidade entre os corpos celestes

fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/09/colisoes-de-superestrelas-ajudam-astronomos-estudar-gravidade.html

Polícia encontra mercadoria vencida em supermercado em SP

 

Comerciante foi preso em flagrante por crime contra a relação de consumo.
Data de validade em embalagens também estava raspada, diz delegada.

Do G1 SP
Coração de frango armazenado de forma inadequada (Foto: Divulgação/DPPC)
 
Coração de frango armazenado de forma
inadequada (Foto: Divulgação/DPPC)
Um comerciante de 52 anos foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (28) suspeito de crime contra a relação de consumo doloso (quando há a intenção). Não é aceita fiança nesses casos. Assim, ele permanecerá preso enquanto é investigado no inquérito aberto pela polícia, de acordo com a delegada-assistente da 1ª Delegacia do Consumidor do Departamento de Polícia a Proteção e a Cidadania (DPPC), Giovanna Valenti Clemente.
Os policiais foram até o estabelecimento comercial, localizado na Rua Jurubim, 949, no bairro Jaraguá, depois de uma denúncia anônima de um consumidor. No Supermercado e Padaria Nossa Senhora Aparecida Ltda., foi encontrada grande quantidade de produtos, como laticínios, carnes, frios e bebidas, com prazos de validade vencidos, segundo a delegada. O G1 não conseguiu localizar nenhum representante do estabelecimento para comentar o assunto.
Outras mercadorias, dentro do prazo de validade, não se encontravam em condições adequadas de armazenamento. Por isso, a fiscalização foi feita em conjunto com agentes da Vigilância Sanitária municipal, que lacraram o estabelecimento por falta de higiene.
O proprietário também cometia outras irregularidades, de acordo com a polícia. “Encontramos muitos produtos, como refrigerantes, bolachas e massas, com as datas de validade nas embalagens raspadas”, diz a delegada. O crime contra a relação de consumo prevê pena de prisão de 2 a 5 anos.

fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/09/policia-encontra-mercadoria-vencida-em-supermercado-em-sp.html

Prefeitura deve decidir nesta quinta se mantém fechamento do Center Norte

 

Shopping de SP deve suspender atividades até a manhã desta sexta (30).
Documento estipula medidas para afastar risco de explosão.

Do G1 SP

A Prefeitura de São Paulo deve decidir nesta quinta-feira (29) se mantém a determinação do fechamento do Shopping Center Norte, na Zona Norte da capital paulista, a partir desta sexta-feira (30). O shopping, instalado em uma área que já foi um lixão, corre risco de explosão por causa do vazamento de gás metano.
Na noite desta quarta-feira (28), representantes do complexo, da Cetesb e do Ministério Público fizeram um acordo que prevê medidas para afastar o risco. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será analisado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, que pode cancelar o fechamento caso o considere satisfatório.
Pelo TAC, os administradores do Shopping Center Norte se comprometem a cumprir ao menos dez medidas preventivas. Em caso de descumprimento de qualquer uma delas, a pena prevista é uma multa diária de R$ 100 mil, segundo o TAC.
O centro de compras, localizado na Zona Norte de São Paulo, terá, por exemplo, 20 dias "para completar a instalação e dar início à operação do sistema de drenagem de gases, interligado ao sistema de exaustão do subsolo nas nove áreas já identificadas nos estudos apresentados pelo empreendedor".
Além disso, o shopping terá de apresentar em cinco dias úteis um plano de contingência a ser implementado em situações de risco iminente em razão da intrusão de gás metano. Toda vez que for constatada a presença de gases com risco iminente detectada no monitoramento, o Center Norte se compromete a adotar de imediato as medidas de emergência previstas no Plano de Contingência.
O Center Norte está obrigado a apresentar à Cetesb novo cronograma da sequência da investigação detalhada e implantação das medidas de intervenção, incluindo a área do Lar Center e do Carrefour, seguindo orientação do órgão ambiental, em 15 dias. O documento estabelece que o shopping terá de manter a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente informada sobre todas as ações por ele adotadas.
Área contaminada
O Shopping Center Norte entrou na lista de Áreas Contaminadas Críticas da Cetesb por causa da existência do gás metano no terreno, que foi aterrado com lixo, segundo os técnicos da companhia, nos anos 80. Não há solo natural até dez metros de profundidade. O material em decomposição produz gás metano e, segundo a Cetesb, os níveis estão acima do permitido, com risco de explosões.
O shopping Center Norte diz que oito equipamentos para drenar o gás vão ser instalados no local, mas não precisa quando eles devem começar a funcionar. Segundo a assessoria, entretanto, o estabelecimento está seguindo o cronograma combinado com a Cetesb.
O diretor de controle da Cetesb, Geraldo Amaral, diz que o monitoramento do shopping teve início em 2004. Ele afirma por que o terreno só entrou na lista tanto tempo depois. “A partir deste ano, as situações de risco ficaram mais presentes e começamos a exigir medidas para que esses riscos fossem eliminados”, conta. Segundo Amaral, como as medidas não foram tomadas, foram aplicadas multas e a área foi incluída na lista
Em nota, o Carrefour informa já ter contratado uma consultoria ambiental e uma empresa especializada em medições.
Center Norte - arte (Foto: Arte/G1)
 
 
 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Japão terá que retirar '23 estádios' de terra contaminada após terremoto

 

No solo há radiação liberada da usina de Fukushima, destruída por tsunami.
Estimativa foi apresentada pelo governo do país nesta semana.


Da Reuters

O Japão terá de retirar 29 milhões de metros cúbicos de terra contaminada por radiação na região de Fukushima, numa área quase equivalente à de Tóquio, disse o Ministério do Meio Ambiente na primeira estimativa oficial sobre a dimensão dessa tarefa.
Seis meses depois do terremoto e do tsunami de 11 de março que desencadearam o pior acidente nuclear do mundo nos últimos 25 anos, a contaminação atinge níveis alarmantes em até 2.400 km², abrangendo Fukushima e outras quatro prefeituras do norte do país, segundo relatório divulgado nesta semana pelo ministério. A Prefeitura Metropolitana de Tóquio, para efeito de comparação, tem 2.170 km2.
Segundo a agência de notícias Kyodo, o Ministério do Meio Ambiente solicitou 450 bilhões de ienes adicionais no terceiro suplemento orçamentário a ser enviado pelo governo em outubro ao Parlamento, com validade até março.
Até agora, o governo já conseguiu 220 bilhões de ienes (US$ 2,9 bilhões) para o trabalho de descontaminação. Alguns especialistas dizem que a tarefa pode consumir trilhões de ienes.
Foto divulgada nesta quinta-feira (19) pela Tokyo Electric Power Co, mostra ondas de tsunami se aproximando de tanques da unidade 5 da usina nuclear de Fukushima Daiichi, após o grande terremoto de 11 de março (Foto: AP)
 
Foto divulgada pela Tokyo Electric Power Co, mostra ondas de tsunami se aproximando de tanques da unidade 5 da usina nuclear de Fukushima Daiichi, após o grande terremoto de 11 de março (Foto: AP)
Solo contaminado
O relatório trabalha com a hipótese de que seja removida uma camada de 5 centímetros da superfície, possivelmente contaminada com césio, e que também precisaria haver a retirada de grama e de folhas caídas das florestas, e de poeira e folhas dos bueiros.
No total, esse material poderia somar 29 milhões de metros cúbicos de lixo radiativo, algo suficiente para encher 23 estádios de beisebol com capacidade para 55 mil espectadores. O governo ainda precisa decidir onde armazenar temporariamente esses dejetos, e como se desfazer deles permanentemente.
O Japão proíbe o acesso de pessoas num raio de 20 km em torno da usina, que fica cerca de 240 km a nordeste de Tóquio. Cerca de 80 mil pessoas precisaram deixar suas casas.
O governo almeja a reduzir pela metade em dois anos o nível de radiação em lugares contaminados, o que pode acontecer pela redução natural da radiatividade e por esforços humanos.
A estimativa do ministério prevê que a limpeza deve acontecer principalmente em áreas onde as pessoas estariam expostas a uma radiação de 5 milisieverts (mSv) ou mais anualmente, excluindo a exposição por fontes naturais.
O sievert é uma unidade de medida para a radiação absorvida por tecidos humanos; o milisievert é a sua milésima parte. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) calcula que a exposição anual a fontes naturais de radiação alcança 2,4 milisieverts.

fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/09/japao-tera-que-retirar-23-estadios-de-terra-contaminada-apos-terremoto.html

STF julga cobrança de ICMS sobre habilitação de celulares

 


Valor OnLine

SÃO PAULO - O Supremo Tribunal Federal (STF) poderá julgar nesta quarta-feira um recurso extraordinário que discute a incidência de ICMS sobre os serviços de habilitação dos telefones celulares. Esta pode ser a primeira vez que a Corte enfrenta o mérito da questão. Outros recursos sobre o tema já foram negados pelo STF com o entendimento de que não haveria violação direta à Constituição Federal, e sim à norma federal. Ainda assim, o relator do caso, ministro Marco Aurélio decidiu levar a questão ao plenário. O processo é um dos 16 que constam na pauta de julgamentos de hoje.
O recurso, proposto pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF), pretende reformar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que entendeu que a Telebrasília Celular (atual Vivo) não precisaria recolher o imposto no serviço de habilitação. A empresa entrou na Justiça em 1998, depois de ser autuada em cerca de R$ 5 milhões. Na ocasião, a relatora do caso, ministra Eliana Calmon considerou o serviço como 'meramente acessório ou preparatório à comunicação'. A interpretação consolidada do STJ é de que a Lei Kandir (Lei complementar n 87, de 1996) prevê o recolhimento do imposto somente sobre os serviços de comunicação stricto sensu.
O convênio ICMS nº 69, de 1998 - firmado entre os 27 Estados - prevê a cobrança. No entanto, o tribunal entende que o dispositivo não prevalece sobre a Lei Kandir e a Lei Geral de Telecomunicações (Lei n 9.472, de 1997).
De acordo com o tributarista Rodrigo Pinheiro, do Braga e Moreno Consultores Jurídicos e Advogados, já há jurisprudência no STJ no sentido da não tributação, inclusive com decisões do ministro Luiz Fux, hoje do STF.
A PGDF tenta agora levar a questão para o âmbito constitucional. O procurador Marcello Alencar de Araújo vai sustentar que a Constituição deu competência para os Estados cobrarem o ICMS. 'Além disso, é necessário definir por completo o conceito de telecomunicação e saber se serviço de habilitação está incluído neste conceito', afirma.
Na minuta entregue aos ministros, o advogado da Vivo, Oscar Luís de Moraes, alega que somente após a ativação do aparelho celular tem início a prestação de serviços de comunicação, ou seja, o começo do fato gerador do imposto. Além disso, dizem que na época da autuação não havia previsão legal para a cobrança. 'Em nenhum momento foi vontade do legislador incluir a habilitação como serviço de telecomunicação. Caso contrário, a previsão teria ocorrido na Lei Geral das Telecomunicações', diz.
(Bárbara Pombo | Valor)

fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/09/stf-julga-cobranca-de-icms-sobre-habilitacao-de-celulares.html

Conheça o moderno centro para treinamento de soldados do Exército

 

Você não sabia, mas já existe: no Rio de Janeiro, soldados aprimoram suas técnicas de ação em um moderno centro de treinamento do Exército.



Você não sabia, mas já existe. A coluna de ciência e tecnologia do Bom Dia Brasil foi atrás das últimas descobertas que estão facilitando o trabalho da polícia. Mais precisão, rapidez e segurança para atender a população.
Na Central de Vídeo e Monitoramento da Polícia Militar do estado de São Paulo, onde imagens chegam às centenas monitores através das 270 câmeras espalhadas por toda a cidade de São Paulo. E não são só as câmeras que ficam no alto dos prédios, nos postes, não. Tem também câmeras móveis.
São muitas câmeras moveis. Uma delas tem uma transmissão com equipamento de link que transmite imagens ao vivo e de qualquer ponto da cidade. A PM também tem câmeras moveis, que são as ‘motolinks’. Em uma cidade com mais de sete milhões de veículos, essa agilidade ajuda muito.
Você não sabia, mas já existe: no Rio de Janeiro, soldados aprimoram suas técnicas de ação em um moderno centro de treinamento do Exército.
De longe não é possível ver muita diferença no som da operação ou na ação dos soldados, mas é tudo uma simulação com efeitos bem reais. Câmeras estão espalhadas por toda a cidade cenográfica e coronel Senna vai mostrar a evolução da tropa que está entrando em uma favela cenográfica, montada em um grande terreno do Exército, na Zona Oeste do Rio. As cerca de 20 estruturas estão espalhadas sem muita ordem, exatamente como casas em uma favela de qualquer grande cidade. As armas: fuzis de verdade, do tipo FAL, usados pelo Exército. Com algumas diferenças.
"É uma munição de festim. E o emissor laser que nós chamamos de Sat. Quando acionado o festim, dispara um facho de laser que vai sensibilizar no oponente esses sensores", afirma o coronel Ângelo Senna.
Os sensores se espalham pelo corpo dos soldados. Cabeças, ombros, peito. Eles recebem o raio laser, disparado cada vez que se puxa o gatilho e viaja na mesma velocidade e com o mesmo alcance da bala de fuzil - 400 metros de distância. Ao atingir um dos sensores, o equipamento diz exatamente a gravidade da lesão.
"Esse equipamento reproduz as condições mais próximas a realmente um combate. Um combate em área de selva, um combate a área de montanha, ou mesmo um combate urbano. O Exército brasileiro está empenhado em operações da lei e da ordem em favelas do Rio de Janeiro”, ressalta Rodrigo Pimentel.
O treinamento começa com uma metralhadora que abre caminho para a entrada da tropa no terreno. Uma granada de fumaça foi lançada para dar certa cobertura para os militares. É impressionante como a fumaça prejudica a visão tanto da equipe de reportagem, quanto dos soldados.
“Ela foi lançada para diminuir a capacidade do inimigo de alvejar a tropa”, conta o coronel.
Ao mesmo tempo em que há uma progressão da equipe, oficiais de boné branco funcionam como juízes dessa guerra. “Chamamos de ‘oca’ - observador, controlador e avaliador. A missão deles é identificar o que a tropa está fazendo de certo e de errado”, explica o coronel Ângelo Senna.
O tempo todo eles vão recebendo orientações dos soldados que vão fazendo as primeiras entradas e, ao mesmo tempo, continua o fogo da metralhadora principal minando determinadas resistências no alto do morro.
À medida que a progressão vai acontecendo, alguns soldados vão caindo. Eles tiram o capacete e ficam no chão. É sinal de que eles foram atingidos. A máquina dá a eles um sinal: ‘morto’ e ele tem que ficar assim para registrar a morte dele e que ele não está mais no treinamento.
Rodrigo Pimentel faz um teste interessante. “Vou me disfarçar de civil, que está transitando em uma área que está em guerra. O interessante foi a preocupação com energia, com bastante força e preocupação de me tirar da linha de tiro. Fui colocado em uma parede para ser protegido. Isso é a sinalização de que existe uma preocupação com o efeito colateral, com a vítima civil, de que a tropa esteja preparada, adestrada para esse tipo de eventualidade, de surgir um inocente no meio de uma avenida no meio de uma rua e preservar essa vida humana”, explica Rodrigo Pimentel.
Depois da simulação é possível perceber que o Pimentel não recebeu nenhum tiro e nenhuma voz de comando “Você está morto”. “Ouvi mais ou menos 1000 disparos no mais próximo da realidade possível e eu circulei no meio. Se o equipamento está funcionando, eu não morri. Mas, vamos ver se está funcionando”, fala Rodrigo.
Para testar se o equipamento está funcionando, um soldado vai realizar um tiro preciso em uma área do corpo de Rodrigo Pimentel. Ao ser alvejado, o equipamento emite o sinal: “morto”.
“Bom, morri”, brinca Pimentel.
Apesar de toda a progressão da tropa, da intensa quantidade de tiros que houve no local, ele não foi atingido. No final do treinamento quando os soldados começam a voltar para o quartel entra em campo outra tropa que vai analisar esses dados através de equipamentos tão modernos quanto os que os soldados usam na simulação.
Os soldados vêm em uma fila indiana, se apresentam em um carro com um computador, dão o seu nome de guerra e, ao mesmo tempo que dão esse nome de guerra, são registrados no computador em uma comunicação sem fio com uma máquina. O equipamento registra quantos tiros aquele soldado deu, eventuais mortes que ele provocou e os tiros que ele levou também.
“Indica de quem foi realizado cada disparo e em que momento. Então, dentro de uma cronologia, temos condições de identificar, inclusive, onde estava o militar quando ele foi atingido e enquanto ele atingiu alguém”, explica o coronel Ângelo Senna.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/conheca-o-moderno-centro-para-treinamento-de-soldados-do-exercito.html

Redução de imposto não baixará preço da gasolina

 

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC

0 comentário(s)



A decisão do governo federal de reduzir a Cide (imposto cobrado sobre a comercialização e a importação de petróleo, gás natural e derivados) em R$ 0,04, publicada ontem no Diário Oficial, não vai deixar a gasolina mais barata na bomba.
Pelo contrário, a diminuição do valor cobrado, que passa de R$ 0,23 para R$ 0,19, tem o intuito de evitar aumento no preço do combustível, já que a partir de sábado, dia 1º, o percentual de etanol anidro na gasolina cairá de 25% para 20% e, portanto, será necessária quantidade maior do combustível puro.
"A nossa expectativa é de que essa medida do governo vise salvaguardar o consumidor de eventuais repasses do aumento no preço da gasolina importada para a bomba", afirma o diretor-secretário da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes, José Hernandes.
Ele se refere ao fato de a Petrobras estar importando gasolina para dar conta do aumento da demanda interna que, no caso do combustível, só no primeiro semestre cresceu 10%.
Para se ter ideia, durante todo o ano passado foram importados 2,5 milhões de barris de gasolina. Neste ano, até o momento, já foram trazidos do Exterior 3 milhões de barris e foram encomendados mais 600 mil, conforme anunciou anteontem o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Ele estimou, ainda, que a companhia deve encerrar 2011 com média de importação diária de 30 mil barris do combustível, ante 7.000 em 2010. O consumo nacional de gasolina, de acordo com a estatal, está em torno de 400 mil barris por dia.
Com esse cenário, deve-se levar em conta o fato de que boa parte do combustível consumido é comprada em dólar, que vem se valorizando há cerca de dez dias. Ontem, encerrou o pregão cotado em R$ 1,80 (do início do ano até agosto o câmbio se manteve na casa do R$ 1,60). A Petrobras não informa o preço da gasolina importada por motivos comerciais e nem comenta a redução da Cide. Afirma apenas que desde junho de 2009 o combustível é vendido às distribuidoras por R$ 1,05 (sem os impostos).
De acordo com o presidente do sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do ABCDMRR, Toninho Gonzalez, era aguardado aumento no preço do combustível ainda nesta semana, devido à redução do percentual de mistura de etanol na gasolina. "Esperamos que, com a medida, o aumento seja revisto. Até porque os preços, tanto da gasolina como do etanol já estão impraticáveis."
A gasolina é vendida em média por R$ 2,79 no Grande ABC - no mesmo período do ano passado, eram cobrados R$ 2,29 por litro. O etanol, que segundo Toninho, sobe toda semana, é encontrado por R$ 1,89 - nessa época em 2010, era cobrado R$ 1,29.






Protesto contra corrupção coloca 594 vassouras em frente ao Congresso

 

Objetivo é que parlamentares promovam "faxina contra a corrupção".
Número de vassouras é o mesmo de deputados e senadores.


Do G1 DF

Manifestantes colocaram 594 vassouras na noite de terça-feira (27) em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. O objetivo é mobilizar deputados e senadores em torno de uma faxina contra a corrupção, segundo os organizadores da ação.
De acordo com o advogado Audo Ferreira, um dos organizadores do protesto, cada vassoura representa um parlamentar. Há 81 senadores e 513 deputados no Congresso. “Se cada um pegasse sua vassoura e fizesse sua faxina contra a corrupção, a sociedade não estaria tão insatisfeita”, disse o advogado.
Manifestantes contra a corrupção, em Brasília, colocaram 594 vassouras em frente ao Congresso Nacional (Foto: Naiara Leão/G1)
Manifestantes contra a corrupção, em Brasília, colocaram 594 vassouras em frente ao Congresso Nacional. Cada vassoura representa um parlamentar, sendo 81 senadores e 513 deputados. (Foto: Naiara Leão/G1)
O grupo que colocou as vassouras é o mesmo que promoveu a marcha contra a corrupção no dia 7 de setembro em Brasília. Eles se organizaram pela internet e se declaram como um movimento apartidário, “formado espontaneamente pela sociedade civil”, disse Ferreira.
A ação foi inspirada no protesto realizado na Cinelândia, no Rio de Janeiro, quando manifestantes se reuniram com vassouras "para varrer a corrupção".
Audo Ferreira afirma ainda que o movimento contra a corrupção começou com uma bandeira ampla, mas agora está focado em duas questões: a validação da lei da Ficha Limpa para as eleições de 2012, que deve ser julgada no Supremo Tribunal Federal, e o voto aberto dos parlamentares.
Atualmente, muitas votações acontecem com voto secreto, quando não se identifica quem votou contra ou a favor de um tema. “A população precisa saber quem está votando em causa própria ou de corruptos”, afirmou.
No dia 12 de outubro, o grupo planeja uma nova marcha contra a corrupção, a partir das 10h, em frente ao Museu Nacional, em Brasília. A página do evento em uma rede social já conta com 15 mil confirmações de participação.
De acordo com Ferreira, foram fechadas parcerias com militantes de outros estados para que a marcha adquira um caráter nacional. No dia 12, as marchas devem acontecer também no Rio de Janeiro, em São Paulo, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e nas cidades mineiras de Uberlândia e Uberaba.

fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/09/protesto-contra-corrupcao-coloca-594-vassouras-em-frente-ao-congresso.html




Jato comercial 'mais avançado do mundo' pousa no Japão

 

Primeiro 787 Dreamliner foi entregue à All Nippon Airways.
Fabricante diz tratar-se do modelo mais avançado de todos os tempos.


Do G1, com informações de agências



O avião 787 Dreamliner, da americana Boeing, pousou na manhã desta quarta-feira (28) no aeroporto de Tóquio, em um evento acompanhado pelos meios de comunicação, empresários e por fãs da aeronáutica.
A aeronave, pintada com as cores da companhia All Nippon Airways (ANA), a primeira a receber o modelo, com mais de três anos de atraso.
A Boeing afirma que seu novo avião consome 20% a menos que os aparelhos do mesmo tamanho no mercado, um critério fundamental para companhias cada vez mais confrontadas com a alta nos preços dos combustíveis.
A produção do 787 foi marcada por vários problemas técnicos, que custaram bilhões de dólares a Boeing e provocaram muitos cancelamentos.
A ANA, que fez um pedido de 55 aparelhos, esperava receber seu primeiro avião antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
O primeiro Boeing 787 Dreamliner aterissa em no aeroporto de Tóquio (Foto: AFP)
 
 
O primeiro Boeing 787 Dreamliner aterissa em no aeroporto de Tóquio (Foto: AFP)
O diretor-geral da ANA, Shinichiro Ito, reafirmou nesta quarta-feira que o Boeing 787 terá um "papel-chave" na frota do grupo e em sua expansão internacional.
A primeira rota internacional do 787 será entre Tóquio e Hong Kong, seguida por Tóquio-Pequim, no final do ano, e por Tóquio-Frankfurt, no início de 2012.
A aeronave de longo alcance custa US$ 200 milhões e tem um elegante design. A Boeing vendeu mais de 800 Dreamliners, que competirão com o futuro Airbus A350, que ficará pronto provavelmente em meados desta década.
A Boeing espera elevar a produção do 787 para 10 unidades por mês até o final de 2013, enquanto acelera a produção do 737, que passou por uma atualização, e se prepara para montagem do cargueiro 767 para a força aérea dos Estados Unidos

fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/09/jato-comercial-mais-avancado-do-mundo-pousa-no-japao.html

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Divulgado vídeo feito após acidente com bonde de Santa Teresa, no Rio

 

A imagem mostra o desespero das pessoas tentando resgatar quem estava preso nas ferragens. Seis pessoas morreram e 56 ficaram feridas.






Foram divulgadas, na internet, as primeiras imagens feitas logos depois da tragédia com o bondinho de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.
O acidente ocorreu na tarde do dia 27 de agosto. A primeira ajuda vem de quem passa pelo local do acidente. As vítimas, muito machucadas, são amparadas por amigos ou desconhecidos.
A imagem mostra o desespero das pessoas tentando resgatar quem estava preso nas ferragens. No acidente, seis pessoas morreram e 56 ficaram feridas.


fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/divulgado-video-feito-apos-acidente-com-bonde-de-santa-teresa-no-rio.html
 

Rodrigo Pimentel: ‘Não se combate crime sem enfrentar máfia de policiais’

 

Comentarista fala sobre a prisão do ex-PM suspeito de ser o mandante do assassinato da juíza Patrícia Accioli, no Rio de Janeiro.






A Justiça do Rio de Janeiro decretou a prisão do ex-comandante do Batalhão da Polícia Militar em São Gonçalo: o tenente-coronel Claudio Luiz de Oliveira, suspeito de ter mandado matar a juíza Patrícia Acioli em agosto deste ano. Ele comandava o Batalhão de São Gonçalo quando Patrícia foi assassinada.
É preciso um trabalho duro de saneamento das polícias. Não se combate o crime organizado sem o enfrentamento da máfia formada por policiais. Estamos avançando. Essa prisão é um fato importante.
Do Batalhão de São Gonçalo, saíram as munições que mataram a juíza, as pistolas e os policiais. O principal suspeito da morte da juíza, um tenente, trabalhava com esse mesmo coronel em outro batalhão. Esse coronel não perdeu o comando do batalhão. Ele ganhou uma premiação ao receber um batalhão mais importante depois da morte da juíza e ficou mais perigoso.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/rodrigo-pimentel-nao-se-combate-crime-sem-enfrentar-mafia-de-policiais.html

Alexandre Garcia: 'É mania nacional não aprender com desastres'

 

Há tragédias que gritam por soluções, como a do Morro do Bumba. Mas a surdez do ente público é crônica e nada teme.







É mania da política nacional colocar intenções no papel e considerar resolvido o problema. Puseram no programa de prevenção e preparação para desastres, R$ 2,3 milhões e disseram: 'Pronto, estamos prevenidos e preparados'.
Foi aplicado um quarto disso e continuamos desprevenidos e despreparados para os próximos desastres. Aliás, outra mania nacional é não aprender com as lições dos desastres. As chuvas são previsíveis. Acontecem todos os anos. E todos os anos estão causando tragédias. Há tragédias que gritam por soluções, como a do Morro do Bumba. Mas a surdez do ente público é crônica e nada teme. Ninguém é responsabilizado por seus erros e omissões.
Vejam o exemplo próximo do Chile. Planejamento e previsão do imprevisível e terremotos potentíssimos causam poucas consequências. Aqui, não há fiscalização que impeça edificações em áreas de risco e, muitas vezes, o populismo impede a retirada das construções em encostas e lugares que inundam todos os anos. Aí, gastamos mais na verba de respostas aos desastres e reconstrução. Coisa de imprevidente. Só que reconstruir vidas que se foram com águas e lama é impossível.

Miriam Leitão: ‘Proteger indústria automobilística não faz sentido algum’

 

'O diagnóstico de que é preciso que a produção industrial aumente é importante, mas o remédio usado pelo governo foi errado', diz a colunista.







O que protege a indústria é menos burocracia, menos carga tributária e um mercado livre, com regras claras. Existem duas formas de fazer política industrial. Uma é proteger o setor, ou seja, escolher o setor para proteger, como o governo fez. A outra é melhorar as condições gerais de competitividade da economia para que todo mundo que todo mundo que for bom, se estabeleça no negócio.
O que levou o governo a pensar nisso? Houve uma diferenciação muito grande entre vendas de varejo e produção industrial. Quer dizer, o governo olhou e viu que o comércio está muito intenso, as pessoas estão comprando muito, mas a produção industrial brasileira está crescendo muito menos. E isso precisa ser enfrentado como? Protegendo a indústria.
Ou seja, o governo escolheu proteger a indústria automobilística. Isso não faz sentido algum. Quer dizer, o diagnóstico de que há um problema e que é preciso que a produção industrial aumente é importante, mas o remédio usado pelo governo foi errado.
O remédio pode levar a outro problema, que são as previsões de inflação feitas pelo mercado. O Banco Central, uma vez por semana, consulta cem instituições financeiras e consultorias sobre o que elas estão prevendo. Pela primeira vez, na segunda-feira (26), foi divulgado que estão prevendo 6,52%, que é acima do teto da meta da inflação, de 4,5% – 6,5% são o máximo que se pode chegar, mas já está se prevendo acima. Em 2012, o mercado já está prevendo a inflação cada vez mais alta.
Esse é o remédio para melhorar a competição na economia, melhorar a eficiência econômica? Ou um remédio que vai levar a mais inflação? É um remédio que pesa contra a qualidade dos carros produzidos no Brasil, porque essa competição força a indústria brasileira a melhorar seu produto.
Aumento de IPI sobre carros importados: o que é favorável?
A gente já viu no passado como a falta de competição levou a um produto nacional de má qualidade e alto preço. Para se ter uma ideia, a importação de carros é feita, principalmente, por quem já está aqui e não vai pagar o IPI a mais. Quem vai pagar é quem não tem fábrica no Brasil, e isso representa apenas 7% de todo o comércio de automóveis. É pequeno, mas ajuda a competição. Agora o governo vai eliminar essa competição.
Que prós e contras isso tem para a indústria brasileira? Principalmente, o governo devia pensar no que favorece ao consumidor. É a competição. O que favorece a indústria é melhorar as condições de competitividade. O Brasil não tem boa logística, tem carga tributária e paga imposto demais sobre trabalho, que é a grande questão hoje.
Na segunda-feira (26), a OIT divulgou a informação de que o G-20 vai perder 20 milhões de empregos. Isso é que é o importante: o que realmente cria empregos? Não é protegendo uma indústria de um setor que sempre foi muito protegido.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/miriam-leitao-proteger-industria-automobilistica-nao-faz-sentido-algum.html

fonte: