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quinta-feira, 30 de junho de 2011

Top 5: Melhores sites das bandas que estarão no Rock in Rio 2011

 

Luanda Pereira Para o TechTudo
 
O Rock in Rio está chegando e todos nós estamos animados para assistir a um dos principais eventos de música do Brasil, não é mesmo? Quem já garantiu seu ingresso está ansioso para a chegada da data e está louco para ver seus artistas favoritos no palco, tocando seus melhores sucessos.
Como não existe lei alguma que determine isso, infelizmente nem todos os artistas que amamos se preocupam com sua imagem na internet. Os principais artistas do evento chegam a ter sites desprezíveis, desatualizados e com layout estilo 1995.
Demos uma olhada nos sites oficiais de todos os artistas anunciados na programação oficial do evento e listamos aqui os 5 melhores sites das bandas que estarão no Rock in Rio 2011. Lembrando que a nossa avaliação leva em consideração o design, a navegação e o conteúdo, portanto, fãs fiquem calmos! Nós também amamos seus artistas preferidos, só não estamos muito satisfeitos com seus respectivos sites.
5. Shakira
Shakira (Foto: Reprodução)Shakira (Foto: Reprodução)
A Shakira tem um site respeitável, um verdadeiro playground para os fãs, onde você pode encontrar todo o tipo de informação sobre sua carreira. O site é bem completo, recheado de notícias e com uma interface confortável para leitura.
O layout é básico mas atende perfeitamente a necessidade. A navegação é muito simples e conta ainda com uma área exclusiva para membros, loja e comunidade para fãs.
A cantora é uma das principais atrações do dia 30 de Setembro, Sexta-feira.
4. Skank
Skank (Foto: Divulgação)Skank (Foto: Reprodução)
O site do Skank de cara tem uma paleta de cores muito agradável. Ele entrou na lista por ter uma navegação muito simples e ser abastecido não somente com notícias sobre a banda, mas por ter posts escritos pelos próprios integrantes.
As redes sociais também são um ponto bem destacado aqui, Facebook, Flickr e YouTube são utilizados com muito bom gosto. Este é mais um para a lista que usa a plataforma WordPress.
O Skank se apresentará no evento no dia 01 de Outubro, Sábado.
3. Lenny Kravitz
Lenny Kravitz (Foto: Reprodução)Lenny Kravitz (Foto: Reprodução)
O site do Lenny Kravitz tem a estrutura típica de sites de artistas americanos, mas é um dos poucos que está visualmente bem definido. Praticamente todo o conteúdo do site pode ser visto na home e sem dar nenhum clique você já fica por dentro das novidades e lançamentos da carreira do cantor e multi-instrumentista.
O Twitter e o Twitpic do cantor estão incorporados na home, por aí se concluí que eles estão seguindo as tendências e sabem que os fãs acham relevante o conteúdo gerado pelo próprio artista.
Lenny cantará seus sucessos para o público no dia 30 de Setembro no Palco Mundo.
2. System of a Down
System of a Down (Foto: Reprodução)System of a Down (Foto: Reprodução)
O site do SOAD é uma surpresa total, pois ninguém espera que a representação online de uma banda com som tão revolucionário seja clean e organizado. A estrutura estilo one page, somada à navegação suave dá um glamour especial à página. Destaque para a navegação da discografia (Discog) e das fotos (Photos).
O mais interessante é que além de tudo isso, o site foi implementado utilizando a plataforma WordPress e a atualização é constante.
O System of a Down estará no Rock in Rio 2011 no dia 02 de Outubro, Domingo.
1. The Gift
The Gift (Foto: Reprodução)The Gift (Foto: Reprodução)
The Gift é uma banda portuguesa, da cidade de Alcobaça, que foi formada em 1994. O som deles mistura música indie, pop e eletrônica e outras surpresas. É um som bom de ouvir e o site não poderia ser diferente.
Com uma navegação horizontal e um layout criativo, o site do The Gift encabeça nosso top 5 por ser o mais inovador, o mais minimalista e o mais eficiente. Destaque para a solução adotada para exibir as notícias e discografia.
A banda estará no Palco Sunset no primeiro dia do evento, 23 de Setembro, Sexta-feira, juntamente com The Asteroids Galaxy Tour.

fonte: http://www.techtudo.com.br/rankings/noticia/2011/06/top-5-melhores-sites-das-bandas-que-estarao-no-rock-rio-2011.html

Mazda apresenta no Japão compacto a gasolina que roda 30 km/l

Chamado de Demio, modelo japonês tem motor SKYACTIV-G 1.3.
Montadora lançou a nova tecnologia em Tóquio, no Japão.

Do G1, com informações da France Presse
O chairman e presidente da montadora japonesa Mazda Motor, Takashi Yamanouchi, apresentou nesta quinta-feira (30), em Tóquio (Japão), o compacto Demio. A inovação tecnológica do modelo é o motor SKYACTIV-G 1.3 a gasolina. De acordo com a fabricante, o carro consome um litro a cada 30 quilômetros rodados.  (Foto: Toru YAMANAKA/AFP)O chairman e presidente da montadora japonesa Mazda Motor, Takashi Yamanouchi, apresentou nesta quinta-feira (30), em Tóquio (Japão), o compacto Demio (ou Mazda2 nos outros mercados). A inovação tecnológica do modelo é o motor SKYACTIV-G 1.3 a gasolina. De acordo com a fabricante, o carro consome um litro a cada 30 quilômetros rodados. (Foto: Toru YAMANAKA/AFP)
 

Criador do McLaren F1 apresenta supercompacto elétrico

 

Gordon Murray projetou o T.27, veículo urbano para três ocupantes.
Modelo de 2,50 m gera 34 cv e atinge velocidade máxima de 105 km/h.

Do G1, em São Paulo
T.27 (Foto: Divulgação)T.27 é o supercompacto elétrico desenvolvido por
Gordon Murray (Foto: Divulgação)
Um dos maiores engenheiros da história da Fórmula 1 é criador do superesportivo McLaren F1.  Gordon Murray apresentou nesta quarta-feira (29) o supercompacto elétrico T.27, que levou 17 meses para ser desenvolvido e consumiu investimento de aproximadamente R$ 22,6 milhões.
Projetado para atender às necessidades urbanas, o T.27 – uma evolução do modelo T.25 – utiliza um motor elétrico de 25 kW (34 cavalos de potência), alimentado por baterias de íon-lítio. A transmissão, de apenas uma marcha, foi desenvolvida, assim como o bloco, pela Zytek Automotiva.
Em desempenho, a criação de Murray mostra números interessantes para a proposta do veículo. A velocidade máxima é de 105 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em menos de 15 segundos. Já a autonomia, segundo os fabricantes, pode passar dos 200 km.
Com apenas 2,50 m de comprimento (1,78 m de distância entro os eixos), 1,60 m de altura e 1,30 m de largura, o T.27 pesa 680 kg – incluindo as baterias. Sua capacidade é para apenas três passageiros.

Prefeitura retira quatro caminhões com lixo de quintal no interior de SP

Catadora de recicláveis afirmou que filho não separava o material.
Lixo foi coletado durante cerca de seis meses em Ribeirão Preto.

Do G1 SP


Agentes do Departamento de Controle de Vetores retiraram na quarta-feira (29) o entulho que era acumulado no quintal da casa de uma mulher em Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo. A quantidade era tão grande que um caminhão teve de fazer quatro viagens para fazer toda a limpeza do terreno.
A proprietária da casa e catadora de recicláveis Noeli Marciliano, de 37 anos, lamentou a situação e disse que o filho não separava o material corretamente. “Eu chegava da rua e separava tudo. Já o meu filho ia jogando aí no quintal”, disse.
De acordo com a moradora, todo o material encontrado foi coletado durante pelo menos seis meses. Apesar de o esforço, os funcionários da Prefeitura fizeram uma avaliação e constataram que a maior parte do material já estava em decomposição. Mesmo os ferros e os plásticos já não serviam mais para reciclar e foram encaminhados para um aterro sanitário.
Ciente do problema e da falta de recursos de Noeli Marciliano, a Prefeitura se prontificou a ajudá-la, oferecendo benefícios de um programa de inclusão social.

fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/06/prefeitura-retira-quatro-caminhoes-com-lixo-de-quintal-no-interior-de-sp.html

Gêmeas recém-nascidas são encontradas mortas no lixo em SP

 
RICARDO SCHWARZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE SÃO PAULO

Um catador de lixo encontrou duas gêmeas recém-nascidas dentro do lixo na tarde de terça-feira (28), em Jacareí (a 84 km de São Paulo). A Polícia Militar foi acionada, mas quando chegou ao local, os bebês já estavam mortos.
Segundo a PM de São José dos Campos, por volta das 16h, o catador revirava o entulho na altura do número 207 da avenida Santos Dummont, no Jardim Liberade, quando se deparou com as recém-nascidas enroladas em sacolas plásticas. Ele pediu ajuda para um funcionário de um prédio próximo ao local, que chamou a polícia.
A suspeita é que as gêmeas tenham sido deixadas entre as 15h e as 15h30 de terça-feira. A polícia, que investiga o caso, ainda não tem pistas da mãe dos bebês.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/936305-gemeas-recem-nascidas-sao-encontradas-mortas-no-lixo-em-sp.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

PM encontra corpo na Baixada que pode ser de menino desaparecido

 

Corpo foi achado na região onde Juan desapareceu no dia 20.
Buscas foram temporariamente suspensas até a identificação do corpo.

Do G1 RJ
Juan  (Foto: Reprodução/ TV Globo)O menino Juan (Foto: Reprodução/ TV Globo)
As buscas ao menino Juan foram temporariamente suspensas depois que a Polícia Militar encontrou, por volta das 7h desta quinta-feira (30), o corpo de uma criança, em decomposição, em Belford Roxo, Baixada Fluminense, região onde Juan desapareceu no dia 20, durante uma operação na Favela Danon, em Nova Iguaçu. A polícia chegou ao local após uma denúncia anônima.

O coronel Sérgio Simões, comandante do 20° BPM, confirmou a informação nesta manhã e aguarda a retirada do corpo do local para que seja confirmado se é ou não de Juan. As buscas ao menino, por policiais e cães farejadores, auxiliados por bombeiros, realizadas na quarta-feira (29), a partir de uma peça de roupa do garoto, foram suspensas ao anoitecer e seriam retomadas nesta manhã. Mas só serão retomadas se for confirmado que o corpo achado não se trata de Juan.
Segundo o comandante, o corpo está num córrego conhecido como Santa Luzia. Policiais da Divisão de Homicídios (DH), que investigam o caso, foram chamados.
Protesto na Alerj
Na tarde de quarta-feira (29), representantes de ONGs, familiares e amigos protestaram em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para lembrar o desaparecimento de Juan. Mais cedo, a mãe do menino reconheceu o chinelo usado pelo filho no dia do sumiço. Ela afirmou que o calçado era dela, mas o filho pediu para usá-lo.
Nesta quarta-feira (29), a mãe de Juan foi ao Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, na Baixada Fluminense, onde está internado seu outro filho, Wesley de 14 anos, também ferido durante a operação. Da unidade ela seguiu para uma reunião com representantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio. Ela será convidada a participar do Programa de Proteção à Testemunhas, mas ainda deve aguardar a liberação do filho Wesley.
Disque-Denúncia lança cartazPara conseguir pistas sobre o menino, o Disque-Denúncia lançou nesta quarta-feira (29) um cartaz com uma foto de Juan. A central já recebeu algumas ligações e a expectativa é de que com a divulgação desse cartaz, o número de denúncias aumente. Quem tiver informações sobre o paradeiro do menino pode ligar para o número (21) 2253-1177. O anonimato é garantido.
Desaparecido há 10 dias
O menino Juan, de 11 anos, desapareceu no dia 20, durante uma troca de tiros entre criminosos e policiais militares, na Favela Danon, onde mora, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. No tiroteio, um homem apontado pela polícia como traficante foi morto. Na 56ª DP (Comendador Soares), os três PMs do 20º BPM (Mesquita) que participaram da ação disseram não ter visto Juan no local, mas afirmaram que viram o irmão do menino, Wesley, que foi atingido por uma bala perdida no confronto.

A mãe do menino, Rosinéia de Moraes, passou a procurar pelo filho sempre com uma foto dele nas mãos e a Polícia Militar começou a investigar se os PMs têm algum envolvimento no desaparecimento de Juan.

“Segundo a mãe deles, Wesley disse que viu o irmão baleado na localidade, mas segundo os policiais militares, eles não viram Juan”, disse o delegado da 56ª DP (Comendador Soares), Rafael Ferrão, que esteve à frente das investigações.
fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/06/pm-encontra-corpo-na-baixada-que-pode-ser-de-menino-desaparecido.html

Análise: preço de carros cai no Brasil, mas pode reduzir mais


Tem muita gordura pra queimar

A Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, apresentou ontem (29) o seu Estudo de Competitividade no Setor Automobilístico, para mostrar ao governo o que considera uma “injusta concorrência” da indústria instalada no Brasil em relação aos importadores. 
Cledorvino Belini, presidente da entidade, responsabiliza os custos dos insumos pelo alto preço do carro feito no Brasil. Disse que o aço custa 50% mais caro no Brasil em relação a outros países e que a energia no País é uma das mais caras do mundo. 
Os fabricantes consideram que o custo dos insumos encarece e prejudica a competitividade da indústria nacional. “O aço comprado no Brasil é 40% mais caro do que o importado da China, que usa minério de ferro brasileiro para a produção”, disse Belini. Ele apontou também os custos com a logística como um problema da indústria nacional e criticou a oneração do capital: “É preciso que o governo desonere o capital nos três setores: cadeia produtiva, na infraestrutura e na exportação de tributos”. 
Mas para os importadores, o que os fabricantes querem é se defender de uma queda na participação das vendas internas, o que vem acontecendo desde a abertura do mercado, há duas décadas. 
“As montadoras tradicionais tentam evitar a perda de participação tanto para as novas montadoras quanto para as importadoras”, disse José Carlos Gandini, presidente da Kia e da Abeiva, a associação dos importadores de veículos. “Mas o dólar é o mesmo pra todo mundo. As montadoras também compram componentes lá fora.” 
Gandini disse que os carros importados já são penalizados; que as fábricas instaladas aqui estão protegidas por uma alíquota de 35% aplicada no preço do carro estrangeiro, por isso não se trata de uma concorrência desleal: “ao contrário, as grandes montadoras não querem é abrir mão da margem de lucro”. 
Na verdade, o setor tem (muita) gordura pra queimar, tanto às fábricas instaladas aqui quanto os importadores. O preço de alguns carros baixou até 20% ou 30% depois da crise econômica, por causa da grande concorrência. 
O Azera, da Hyundai, chegou a ser vendido por R$ 110 mil. Hoje custa R$ 70 mil. Claro que a importadora não está tendo prejuízo vendendo o carro por R$ 70 mil. Então, tinha um lucro adicional de R$ 40 mil, certo? Se você considerar que o carro paga mais 35% de alíquota de importação, além de todos os impostos pagos pelos carros feitos no Brasil, dá pra imaginar o lucro das montadoras. 
Um exemplo recente revela que o preço pode ser remanejado de acordo com as condições do mercado: uma importadora fez um pedido à matriz de um novo lançamento, mas foi apenas parcialmente atendida, recebeu a metade do volume solicitado. Então, “reposicionou” o carro para um patamar de preço superior, passando de R$ 75 mil para R$ 85 mil. 
A GM chegou a vender um lote do Classic com desconto de 35% para uma locadora paulista, segundo um ex-executivo da locadora em questão.
Entre os carros fabricados aqui, Fiesta, C3, Línea receberam mais equipamentos e baixaram os preços, depois da chegada dos chineses, que vieram completos e mais baratos que os concorrentes. 
Um consultor explicou como é feita a formação do preço: ao lançar o carro, o fabricante verifica a concorrência. Caso não tenha referência no mercado, posiciona o preço num patamar superior. Se colar, colou. Caso contrário passa a dar bônus para a concessionária até reposicionar o produto num preço que o consumidor está disposto a pagar. 
A propósito, a estratégia vale para qualquer produto, de qualquer setor. 
Mini no tamanho, big no preço 
Míni Cooper, Cinquecento e Smart, são conceitos diferentes de um carro comum: embora menores do que os carros da categoria dos pequenos, eles proporcionam mais conforto, sem contar o cuidado e o requinte com que são construídos. São carros chiques, equipados, destinados a um público que quer se exibir, que quer estar na moda, que paga R$ 50 ou R$ 60 mil por um carro menor do que o Celta, que custa R$ 30 mil. 
O Smart (R$ 50 mil) tem quatro airbags, ar-condicionado digital, freios ABS com EBD, controle de tração e controle de estabilidade. O Cinquencento (R$ 60 mil) vem com sete airbags, banco de couro, ar-condicionado digital, teto solar, controle de tração. E quem comprar o minúsculo Míni Cooper vai pagar a pequena fortuna de R$ 105 mil. 
Mesmo com todos esses equipamentos, os preços desses carros são muito altos, incomparáveis com os preços dos mesmos carros em seus países de origem. (A Fiat vai lançar no mês que vem o Cinquecento feito nom México, o que deve baratear o preço final.) 
Os chineses estão mudando esse quadro. O QQ, da Chery, vem a preço de popular mesmo recheado de equipamentos, alguns deles inexistentes mesmo em carros de categoria superior, como airbag duplo e ABS, além de CD Player, sensor de estacionamento. O carro custa R$ 22.990,00, isso porque o importador sofreu pressão das concessionárias para não baixar o preço ainda mais. 
“A idéia original – disse o presidente da Chery no Brasil, Luiz Curi – era vender o QQ por R$ 19,9 mil”. Segundo Curi, o preço do QQ poderá chegar a menos de R$ 20 mil na versão 1.0 flex, que chega no ano que vem. Hoje o carro tem motor 1.1 litro e por isso recolhe o dobro do IPI do 1000cc, ou 13%, isso além dos 35% de Imposto de Importação. 
Por isso não dá para acreditar que as montadoras têm “um lucro de R$ 500,00 no carro de 1000cc”, como costumam alardear alguns fabricantes.
Tem é muita gordura pra queimar 
As fábricas reduzem os custos com o aumento da produção, espremem os fornecedores, que reclamam das margens limitadas, o governo reduz impostos, como fez durante a crise, as vendas explodem e o Brasil se torna o quarto maior mercado consumidor e o sexto maior produtor. E o Lucro Brasil permanece inalterado, obrigando o consumidor a comprar o carro mais caro do mundo.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Julgamento de mãe acusada de matar filha de 2 anos monopoliza atenções nos EUA

  • Casey Anthony durante seu julgamento em tribunal de Orlando, EUA Casey Anthony durante seu julgamento em tribunal de Orlando, EUA
O julgamento de uma mulher acusada de matar sua filha de 2 anos em 2008, na Flórida, e afirmar que ela havia sido sequestrada pela babá vem recebendo grande atenção da mídia americana, com alguns comentaristas já o chamando de "julgamento da década".

O caso, recheado de detalhes surpreendentes e versões conflitantes, é objeto frequente de discussões em talk shows, lidera listas de notícias mais lidas em vários portais americanos na internet e vem aparecido seguidamente entre os assuntos mais discutidos no Twitter nos Estados Unidos.

Os ingressos para acompanhar o julgamento ao vivo são disputados diariamente por centenas de pessoas que passam horas em filas na porta do tribunal em Orlando.

O julgamento está previsto para terminar até o fim desta semana, e a promotoria do Estado da Flórida pede que Casey Anthony, de 25 anos, seja condenada à morte.

Um dos detalhes mais discutidos do caso foi a divulgação de fotos de Casey se divertindo em festas com amigos durante o período no qual a filha estava supostamente desaparecida.

Ela é acusada de ter sufocado Caylee, de 2 anos, com fita adesiva sobre sua boca e o nariz e de ter jogado o seu corpo em decomposição em um bosque perto de sua casa, em Orlando, após circular por vários dias com ele no bagageiro de seu carro.

Em julho de 2008, supostamente mais de um mês depois do assassinato, a mãe de Casey a denunciou à polícia por não deixá-la ver a neta. Cindy Anthony também relatou ter sentido um odor forte no carro da filha.

Restos em decomposição

Inicialmente, Casey afirmou que Caylee havia sido sequestrada por uma babá. Seus pais chegaram a contratar investigadores particulares para procurar a neta, mas os restos em decomposição da menina foram encontrados após vários meses, em dezembro de 2008, depois que um funcionário de uma empresa de checagem de medidores de energia ter relatado ter visto algo suspeito no bosque em Orlando.

Após ser acusada pelo crime, Casey mudou sua versão, dizendo que a filha morreu afogada acidentalmente na piscina de casa e que não reportou a morte por medo.

Segundo a defesa de Casey, ela teria entrado em pânico e teria encobertado a morte da filha com a ajuda do pai, George Anthony.

O pai nega a acusação, mas a promotoria tenta incriminá-lo com evidências de que ele teria pregado cartazes com a foto da neta supostamente desaparecida com a mesma fita adesiva usada para sufocá-la.

fonte: http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/06/29/julgamento-de-mae-acusada-de-matar-filha-de-2-anos-monopoliza-atencoes-nos-eua.jhtm

Mergulhador americano é esquecido em alto-mar na Austrália


Em Sydney (Austrália)

Um americano foi resgatado no mar depois que uma empresa turística o abandonou por distração na Grande Barreira de Coral, um paraíso para os mergulhadores no nordeste da Austrália, informou nesta quarta-feira a imprensa local.

Ian Cole contratou a excursão no sábado junto à operadora turística Passions of Paradise, mas seu barco partiu sem ele de Michaelmas Cay, em frente à costa da localidade de Cairns.

Cerca de 20 minutos depois da partida do barco, "levantei minha cabeça e vi que a embarcação tinha ido sem mim", disse o jovem de 28 anos ao diário "The Cairn Post".

"A adrenalina subiu e entrei em pânico por um momento", acrescentou Cole, que explicou que apesar de estar muito cansado, se acalmou ao ver que havia um barco próximo, ao qual chegou nadando.

O turista disse que a pessoa que estava a cargo da excursão era um mochileiro sem experiência, pelo que exigiu que sejam redobradas as medidas de segurança neste tipo de serviço turístico.

As autoridades australianas investigam o incidente, que lembra o desaparecimento, em 1998, do casal americano Tom e Eileen Lonergan, que morreram afogados ou devorados por tubarões após serem abandonados no mar por outra companhia de turismo.

fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/06/29/mergulhador-americano-e-esquecido-em-alto-mar-na-australia.jhtm

Fazendeiro oferece égua a homem que perdeu animal de estimação no interior de São Paulo

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

  • Cristiano abraça égua Estrela minutos antes da morte do animal, atropelado em rodovia em SP Cristiano abraça égua Estrela minutos antes da morte do animal, atropelado em rodovia em SP
Sensibilizado com a história do faxineiro Cristiano Verola, 28, que perdeu sua égua de estimação em um acidente na terça-feira passada (21) em Serrana (a 313 km de São Paulo), o fazendeiro Juarez Schmitel, 54, decidiu oferecer um outro equino à família do rapaz. O animal, batizado de Estrela, tinha 13 anos e teve que ser sacrificado após sofrer várias fraturas nas patas depois que um carro bater contra a carroça que ela puxava.
No momento do acidente, a carroça estava sendo conduzida por Sebastião Verola, 58, pai de Cristiano. Algum tempo depois da batida, Cristiano chegou ao local, viu a égua Estrela agonizando e chorou junto ao corpo do animal. “Nós somos assinantes do UOL, e eu vi no site a foto do rapaz com a égua, chorando. Foi muito triste”, conta o fazendeiro.
Schmitel mora na zona sul de São Paulo e tem uma fazenda de eucalipto em Itapeva, no interior do Estado, na qual cria burros, carneiros, cavalos e cerca de 80 éguas mestiças das raças manga larga marchador e mineiro. “Eu dou um animal para ele, mando levar até lá, rapidinho. Só preciso saber se ele prefere uma égua ou um cavalo”, disse o fazendeiro à reportagem.
Os animais do fazendeiro, no entanto, terão de ser amansados pela família Verola. “São animais de sela, nenhum de carroça. Eles vão ter que amansar”, afirmou.

Doações

A Prefeitura de Serrana está coletando doações em dinheiro para comprar um animal para a família Verola. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, as doações estão sendo recebidas pelo Fundo Social de Solidariedade. O objetivo é comprar outro cavalo para o faxineiro, ao custo de R$ 1.500. Já manifestaram interesse em ajudar pessoas de Campinas, São Paulo, Belo Horizonte e moradores de Serrana.
  • José Bonato/UOL Acompanhado por três dos cinco filhos, Sebastião Verola, 58, pai de Cristiano, que conduzia a carroça com a égua no momento do acidente. Ele perdeu a orelha direita e recebeu vários pontos na cabeça.
Os interessados em colaborar devem ligar para (16) 3987-1321 ou escrever para imprensa@serrana.sp.gov.br. Até a manhã desta terça-feira (28), a assessoria de imprensa da prefeitura já tinha contabilizado cerca de 90 e-mails, além de dezenas de telefonemas para o Fundo Social de Solidariedade do município.
A ideia é entregar as doações em dinheiro para a família para que os Verola decidam o que fazer: se compram um novo animal ou outra carroça, já que a que tinham ficou completamente destruída pelo acidente.

Família

O acidente deixou ferido Sebastião Verola, 58, pai de Cristiano, que perdeu a orelha direita e recebeu vários pontos na cabeça. A égua, embora pertencesse a Cristiano, era usada pelo pai. Sebastião transportava, com a ajuda de Estrela, restos de comida que recolhia na cidade para alimentar os porcos que cria no quintal de casa. Agora, diz, vai ser preciso usar a bicicleta para buscar a lavagem.
“O Cristiano deixava eu usar a égua só duas vezes por semana. Outra condição que ele impunha era não deixar ela se esforçar muito. Quando eu desrespeitava esse acordo, ele brigava comigo”, afirmou o pai no último domingo ao UOL Notícias, com a cabeça ainda enfaixada devido aos ferimentos do acidente.
Estrela era o xodó não só de Cristiano, mas de toda a família, principalmente das três irmãs mais novas, que choraram muito ao saber do sacrifício. “A Estrela era muito mansinha. A gente brincava muito com ela. Está fazendo uma falta muito grande”, disse Juliana, 12. Já Cristiano, segundo os irmãos, dava banhos constantemente em Estrela. A égua foi adquirida pelo faxineiro por R$ 1.400, de forma parcelada.
A família Verola ficou espantada com a repercussão da morte de Estrela e com o interesse das pessoas em doar outro animal. “Gente do Brasil todo, né?”, perguntou Sebastião. A família mora na beira da estrada vicinal que liga Serrana a Altinópolis, onde ocorreu o acidente. Sebastião, a segunda mulher, Jesonita, 37, e os cinco filhos vivem numa casa simples, em cuja entrada está escrito, numa tabuleta em forma de peixe, “Família Verola”.
Cristiano, assim como o pai e a madrasta, é faxineiro. Ele tem paixão por cavalos e frequenta a casa de um vizinho que comercializa animais. “Eu conheço o Cristiano desde quando ele era molequinho. Ele sempre foi louco por cavalos”, afirma o vizinho Sebastião Paulino Caetano, 66, que compra e vende equinos.
*Com reportagem de José Bonato, em Serrana (SP)

fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/06/28/fazendeiro-oferece-egua-a-homem-que-perdeu-animal-de-estimacao-no-interior-de-sao-paulo.jhtm

Juiz ordena que Senado e União cortem supersalários


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DE SÃO PAULO

Hoje na FolhaA Justiça Federal determinou que a União e o Senado cortem os supersalários pagos a servidores públicos, informa reportagem de Andreza Matais e Nádia Guerlenda Cabral, publicada na Folha desta quarta-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
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Justiça de Minas suspende pensão de quatro ex-governadores
O juiz Alaôr Piacini, do Distrito Federal, aceitou os argumentos do Ministério Público, que considera inconstitucional a exclusão de algumas verbas do cálculo do teto de R$ 26,7 mil do funcionalismo (valor do salário de um ministro do STF), conforme revelou
a Folha no último dia 11 de maio.
Todos os órgãos públicos são obrigados por lei a cortar os salários que ultrapassam o dos ministros do STF, mas cada Poder adota um critério para definir quais vantagens e adicionais podem ser excluídos do cálculo do teto.

Editoria de Arte/Folhapress

Leia mais na Folha desta quarta-feira, que já está nas bancas.

Copa no Brasil custa mais caro que as três últimas edições somadas

Cálculos atuais estimam custo do Mundial no Brasil em US$ 40 bilhões
Cálculos atuais estimam custo do Mundial no Brasil em US$ 40 bilhões
29/06/2011 - 07h00

 

Vinícius Segalla
Em São Paulo

O custo da Copa do Mundo no Brasil será maior do que a soma do total investido nas últimas três edições do evento, no Japão, Coreia, Alemanha e África do Sul. Além disso, se os orçamentos das obras dos estádios e de infraestrutura urbana e de transporte continuarem a ser reajustados para cima no ritmo atual, a Copa do Mundo do Brasil terminará custando mais do que todas as outras juntas.
A conclusão vem de um estudo da Consultoria Legislativa do Senado Federal. A análise compara as cifras investidas pelos países-sedes em todas as intervenções que levaram a rubrica de "obra da Copa" dada pelos comitês organizadores. Segundo o consultor do Senado Alexandre Guimarães, que ancorou seus cálculos em estudos feitos por institutos econômicos internacionais, as copas do mundo de Japão e Coreia (2002), Alemanha (2006) e África do Sul (2010) consumiram, juntas, US$ 30 bilhões (US$ 16 bilhões, US$ 6 bilhões e US$ 8 bilhões, respectivamente), enquanto todas as Copas da história juntas teriam consumido US$ 75 bilhões.  No Brasil, afirma Guimarães, os gastos atuais, segundo as autoridades de governo e empreiteras envolvidas nas obras somam US$ 40 bilhões.
Trata-se de uma previsão conservadora, baseada no que se espera consumir de recursos em obras que, em muitos casos, ainda nem começaram. Tais projetos costumam ser concluídos com gastos finais muito superiores aos previstos no início da empreitada. Nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro de 2007, por exemplo, o custo final foi dez vezes superior ao calculado no início das obras.
As obras para a Copa parecem estar seguindo o mesmo caminho. Os projetos de infraestrutura de transporte em Cuiabá (MT), por exemplo, estavam orçados pelo Ministério dos Esporte em R$ 488 milhões. Este seria o custo para construir apenas três corredores de ônibus. Recentemente, porém, a autoridade estadual matogrossense achou por bem alterar os planos aprovados pelo governo federal, construindo, ao invés dos corredores, uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), orçada inicialmente em R$ 1,1 bilhão, em uma cidade de 500 mil habitantes e trânsito pouco carregado.

Já a reforma no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que foi orçada inicialmente em R$ 700 milhões, já foi recalculada para R$ 956 milhões, e a obra só vai terminar em dezembro de 2012. Já a Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), tinha um custo previsto no início da construção de R$ 591 milhões. Atualmente, com 18% da obra concluída, os cálculos estão em R$ 835 milhões. Trata-se de uma parceria público-privada (PPP), mas cerca de 75% do custo total será financiado por bancos de fomento estaduais e federais.
"O problema é que o governo brasileiro resolveu reorganizar o país todo às custas da Copa. Nossa malha aeroviária e de aeroportos carece de reformas e ampliações há anos. Agora, porém, tudo será feito às pressas e com prazo definido para estar pronto, o que naturalmente vai encarecer todas as obras", explica Guimarães. Com exceção da Copa do Japão e Coreia, "quando foram construídos 20 estádios e estruturas para abrigar duas copas, uma em cada país", o evento mais caro foi na África do Sul (US$ 8 bilhões), onde, além de praças esportivas, foram construídos trens rápidos, rodovias e aeroportos. "No Brasil, estamos fazendo a mesma coisa, que é a fórmula ideal para se gastar mais do que se deve em obras públicas que são necessárias", conclui o consultor

fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/06/29/copa-no-brasil-podera-ser-mais-cara-do-que-todas-as-outras-juntas.htm

terça-feira, 28 de junho de 2011

Preço médio do etanol volta a subir; mas 15 estados e o DF registram queda

 

 
SÃO PAULO – O preço do litro do etanol continua caindo, agora em ritmo mais lento. A queda foi registrada em 15 estados e no Distrito Federal na última semana, encerrada no dia 25 de junho. Na semana anterior, a queda havia atingido 19 estados. Os dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Bicombustíveis) mostram que o valor médio do combustível no País ficou em R$ 1,950.
Considerando o valor médio do País, o preço do etanol voltou a subir, com alta de 1,98% na última semana, frente à anterior. Comparado ao valor praticado há quatro semanas, de R$ 1,939, o aumento foi de 0,56%. Para compilar as informações, a ANP realizou o levantamento com 8 mil postos revendedores.
O aumento já era esperado, uma vez que ele reflete a realidade nas usinas, que sentiram altas nos preços do combustível há algumas semanas. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da USP, na semana encerrada no dia 17, o preço ao produtor do etanol anidro, aquele misturado à gasolina, subiu quase 6,2%, e do etanol hidratado, vendido nos postos, o aumento foi de 6%. Na semana terminada no dia 24, o preço do etanol anidro subiu novamente, em 4%, ao sair de R$ 1,2231 o litro para R$ 1,2729. Já o preço do etanol hidratado voltou a recuar, em -0,07%, ao passar de R$ 1,1496 para R$ 1,1488.
No período entre as semanas encerradas no dia 18 e a terminada no dia 25 deste mês, o preço do etanol se manteve estável em Rondônia e subiu em dez estados.
Gasolina
Ao contrário do preço do etanol, o da gasolina caiu. Na última semana, a queda foi de 0,14% na comparação com a semana anterior. Frente ao preço praticado há quatro semanas, o recuo foi maior, de 1,14%. O valor do litro do derivado de petróleo encerrou a última semana em R$ 2,760.
Das localidades analisadas pela ANP, foi possível perceber queda em 18 estados e no Distrito Federal, alta em sete e estabilidade apenas em Rondônia.
Altas e baixas
Pelos dados da agência, o maior preço do etanol dentre as localidades pesquisadas ficou com o Acre (R$ 2,551). Já o menor valor do combustível foi verificado em Mato Grosso, onde o preço do etanol subiu 2,24% no período, ficando em R$ 1,505.
Com relação à gasolina, o maior preço foi encontrado ainda no Acre: R$ 3,124. No estado, houve alta de 0,60% no preço do combustível entre uma semana e outra. O menor valor do combustível foi verificado no Amazonas, onde abastecer com o derivado de petróleo saiu por R$ 2,497.

fonte: http://dinheiro.br.msn.com/suascontas/pre%c3%a7o-m%c3%a9dio-do-etanol-volta-a-subir-mas-15-estados-e-o-df-registram-queda?page=0

Ladrão de carro perde o controle da direção e 'voa' mais de 90 metros

 

Do UOL Tabloide*
Em São Paulo
  • Carro estaciona sobre telhado de casa Carro "estaciona" sobre telhado de casa
Um ladrão de carros adolescente perdeu o controle de um veículo roubado e voou mais de 90 metros pelo ar em uma montanha indo parar no telhado de uma casa.

O garoto de 16 anos estava dirigindo em alta velocidade por estradas sinuosas da montanha de Walemsee, na Suíça, antes de fazer uma curva muito depressa.

"Ele jogou o carro em uma barreira de segurança e voou 30 metros pelo ar antes que parasse sobre um telhado. Mas o carro não parou e continuou caindo cerca de 70 metros até que finalmente 'pousou' em uma casa mais abaixo da encosta", contou um policial.

Surpreendentemente, o motorista maluco saiu ileso do acidente e foi pego tentando escalar a parede da montanha.

"Houve um estrondo enorme e toda a propriedade balançou. Pensei a princípio que era um terremoto, ou que parte da encosta tinha desmoronado. Não esperava ver um carro no telhado. Eu achei que o motorista fosse estar gravemente ferido, mas quando cheguei, o veículo estava vazio. Pensei que talvez tivessem sido arremessados para fora, mas então percebi que eles tinham, obviamente, fugido. Estou espantado que ele ficou ileso", contou o dono da casa, Thorsten Baumgartner.

A polícia disse que o estudante está sendo interrogado a respeito do episódio.
*Com informações do "Orange News"

Funcionários trocam carro do chefe por um feito com 201 mil peças de Lego

Do UOL Tabloide*
Em São Paulo

  • O carrinho de Lego pesa três toneladas, bem diferente daqueles da sua infância, caro internauta O "carrinho" de Lego pesa três toneladas, bem diferente daqueles da sua infância, caro internauta
O chefe de um parque temático de Lego ficou surpreso quando funcionários trocaram seu carro por um feito com pecinhas do brinquedo.

Peter Ronchetti queria ir para casa dirigindo seu Volvo real até perceber que o carro tinha sido substituído por uma cópia em tamanho real feita de 201.076 tijolinhos do brinquedo.

A brincadeira foi idealizada por seu colega Tim Petsche, que conseguiu "sequestrar" as chaves do veículo de Ronchetti e teve que chamar uma empilhadeira para transportar o carro de Lego de três toneladas.

Ronchetti levou a brincadeira numa boa (para sorte de seus subordinados), até brincou com o carro de mentirinha fingindo tentar destrancá-lo.

"Nós temos uma equipe muito divertida e criativa aqui na Legoland Califórnia, e essa realmente foi a brincadeira perfeita. Mas posso te dizer que não vou mais deixar as chaves do meu carro dando sopa por aí", brincou.

A porta-voz do parque em Carlsbad, na Califórnia, Beth Chee, viu e fotografou a brincadeira, dizendo que Ronchetti achou tudo "muito engraçado". Ufa!
*Com informações do "Orange News"

fonte: http://noticias.uol.com.br/tabloide/tabloideanas/2011/06/27/funcionarios-trocam-carro-do-chefe-por-um-feito-com-201-mil-pecas-de-lego.jhtm

Aposentado criativo inventa seu próprio "bat-carrinho"

Do UOL Tabloide*
Em São Paulo

  • O aposentado Brian Vann resolveu adaptar seu carrinho elétrico para uma versão inspirada em um dos modelos do veículo do Batman O aposentado Brian Vann resolveu adaptar seu carrinho elétrico para uma versão inspirada em um dos modelos do veículo do Batman
O aposentado Brian Vann, de 74 anos, virou estrela na cidade britânica de Evesham depois que resolveu adaptar seu carrinho elétrico para uma versão inspirada em um dos modelos clássicos do veículo do Batman.
De acordo com o tabloide britânico “The Sun”, Vann trabalhou durante semanas para turbinar a scooter elétrica que ajuda em sua locomoção. O resultado é um surpreendente “bat-carrinho”.
“Minhas pernas não são mais o que eram e a scooter é uma ótima ajuda – mas o design original não era muito emocionante”, afirmou o bat-vovô ao jornal.
Brian conta que começou o projeto há nove meses, logo após a morte de sua esposa, Mary, com o objetivo de participar de uma corrida beneficente para arrecadar fundos contra o câncer.
“A resposta ao bat-móvel tem sido inacreditável. As pessoas param seus carros e pedem para tirar fotos”, acrescenta.
O próximo modelo, Brian promete, será uma scooter inspirada em uma nave dos Thunderbirds!
*Com informações do "The Sun"

fonte: http://noticias.uol.com.br/tabloide/tabloideanas/2011/06/28/aposentado-criativo-inventa-seu-proprio-bat-carrinho.jhtm

Agilidade no trâmite para a permanência de Battisti no país contrasta com a demora em casos comuns

 

Andréia Martins
Do UOL Notícias
Em São Paulo


  • O caso de Cesare Battisti e de imigrantes do Haiti, como Rene Pierre, Jean Macdony Ermilus e Joscely Jeune (foto), chamou a atenção pela rapidez O caso de Cesare Battisti e de imigrantes do Haiti, como Rene Pierre, Jean Macdony Ermilus e Joscely Jeune (foto), chamou a atenção pela rapidez
No último dia 22, o italiano Cesare Battisti e 237 haitianos receberam a autorização de permanência por tempo indeterminado para ficar no país. Ambos os casos foram julgados pelos 24 membros do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), que representam diferentes setores da sociedade e também alguns ministérios. Battisti obteve a autorização após 13 dias da solicitação.
A autorização não equivale a um visto de permanência, mas levou muita gente a questionar e comparar a rapidez com que foi concedida, já que imigrantes comuns chegam a esperar meses e até anos para obter o visto de permanência pelo Ministério das Relações Exteriores.
No caso de Battisti, a solicitação de permanência ao Ministério do Trabalho havia sido apresentada pelos advogados do ex-ativista em 9 de junho, um dia depois que o italiano deixou a cadeia na qual estava preso desde 2007 em Brasília.
Segundo a assessoria do CNIg, no entanto, não houve favorecimento e é preciso diferenciar os casos.
“A autorização concedida aos haitianos e a Battisti não é um visto de trabalho ou de permanência. Aqui são julgados apenas casos omissos, situações especiais que não constam nas regras de imigração”, disse a assessoria do órgão ao UOL Notícias.
Esses casos diferem daqueles em que estrangeiros vêm ao Brasil com o objetivo de fazer turismo, trabalhar, estudar ou até mesmo se casar com um(a) brasileiro(a), situações previstas na lei e que representam a maioria dos pedidos, segundo o CNIg.
Se no caso dos haitianos, que vieram para o Brasil em consequência do terremoto que atingiu o país em 2010, pesou a questão humanitária, o pedido de autorização para Battisti foi julgado baseado no argumento dos advogados do italiano --de que ele correria risco se voltasse para a Itália.
De acordo com registros do CNIg, o fluxo migratório do Haiti para o Brasil vem se mostrando estável, com cerca de 200 haitianos desembarcando no país por mês. A maioria é homem, com idade entre 20 e 30 anos e ensino médio incompleto. Os pedidos são encaminhados pelo Conare (Comitê Nacional para os Refugiados) ao CNIg, já que eles não se enquadram na condição de refugiados, por não serem perseguidos em seu país de origem. Após a autorização de permanência pelo conselho, a Polícia Federal concede o visto de residência.
A rapidez com que os casos dos haitianos, e também o de Battisti, foram julgados tem explicação. Segundo a assessoria do CNIg, as reuniões do conselho já estão marcadas até o final do ano e os casos são julgados sempre nos próximos encontros. No caso dos haitianos e de Battisti, os pedidos de autorização foram requeridos no início de junho, e a próxima reunião já estava agendada para o dia 22.

Visto de permanência para imigrantes pode levar até dois anos

Fora dessas circunstâncias especiais, o visto permanente para ficar no Brasil pode levar meses e até anos para ser liberado. No caso do italiano Massimiliano Galise foi preciso esperar dois anos para finalmente conseguir o seu visto permanente no Brasil.
  • Ricardo Moraes/Reuters Battisti deixa a prisão em Brasília, no início de junho. Com a autorização de permanência no Brasil, ele poderá viver e trabalhar como um imigrante legal por tempo indeterminado
Ao chegar ao país em 2006, ele se casou com uma brasileira e, com isso, conseguiu apenas um visto de permanência vinculado. “Até que nascesse a minha filha, meu visto era apenas vinculado. Se caso eu me separasse, eles poderiam retirar meu visto a qualquer momento”, disse Galise ao UOL Notícias.
Segundo o italiano, o processo para conseguir o visto permanente foi longo. Ele deu entrada no pedido em outubro de 2006, quando recebeu um documento com número de protocolo do RNE (registro nacional de estrangeiros) provisório. Apenas em setembro de 2008, ele recebeu o visto de permanência oficial.
“Solicitaram muitos documentos. Em uma lista que a Receita Federal me deu, com a papelada necessária, faltava um documento, uma certidão da justiça italiana assegurando que eu não tinha problemas judiciais. Como não estava na lista e eu não tinha providenciado, atrasou ainda mais”, diz ele.
Além dos documentos, a Polícia Federal fez visitas à casa do casal, viu fotos, certidão e convites de casamento, entre outros. Tudo para comprovar o casamento. Galise diz entender que tudo isso faz parte da segurança do país, mas reclama da longa espera de quem já está estabelecido e com emprego.
“No meu caso, não queria vir ao Brasil para ficar numa boa. Estava trabalhando, casado, pagando impostos e meu visto não saía”, disse ele, que cita o caso de um amigo, um imigrante alemão, que se casou no Brasil mas mudou de casa, e não avisou a Polícia Federal. "Como ele não tinha fotos do casal na casa e ela não estava totalmente ocupada, sendo que ele já havia entregue os documentos para obter visto, a PF rejeitou o pedido e ele precisou começar de novo", relembra o italiano.
Ainda segundo ele, não foi dado um prazo específico para a oficialização. “Me disseram para consultar o Diário Oficial depois de seis meses do pedido, pois a partir daí meu registro seria publicado. Fiquei acompanhando o Diário todos os dias até sair meu visto”, finaliza Galise.

fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/06/28/agilidade-no-tramite-para-a-permanencia-de-battisti-no-pais-contrasta-com-a-demora-em-casos-comuns.jhtm

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Carros terão piloto automático em até dez anos

 

ENVIADA ESPECIAL
BORAS, SUÉCIA

Carros terão piloto automático em até dez anos
"Sem as mãos. Condutor precisa se manter atento à estrada "

Imagine-se voltando da viagem do feriado prolongado de Corpus Christi: trânsito congestionado, cansaço e sonolência. Você aperta um botão e o piloto automático assume a direção durante parte do trajeto. A cena, hoje futurística, será real num período de seis a dez anos, quando tecnologias similares àquelas adotadas pela aviação vão estar disponíveis nos automóveis.
Protótipos de sete veículos automatizados com diferentes funcionalidades foram testados na semana passada na cidade sueca de Boras, vizinha a Gotemburgo. Um consórcio formado por 17 montadoras, fabricantes de autopeças, centros de pesquisas e universidades, com patrocínio da União Europeia, passou três anos e meio trabalhando num projeto para tornar a mobilidade veicular mais segura.
Ao todo, foram investidos 28 milhões no projeto que envolveu quatro automóveis, dois caminhões e um ônibus. Entre as principais conclusões está a de que a máquina comete menos erros que o ser humano. Segundo pesquisas, 90% dos acidentes de trânsito ocorrem por erro do motorista, 30% pelas condições das estradas e 10% por problemas nos veículos. Alguns índices se sobrepõem.
Diante do desafio, o consórcio denominado HAVEit (sigla em inglês para Highly Automated Vehicles for Intelligent Transport ou Veículos Altamente Automatizados para Transporte Inteligente) criou novas tecnologias e juntou-as a outras já existentes para tornar o automóvel mais seguro e mais confortável e, com isso, reduzir o índice de mais de 1,2 milhão de mortes por ano em acidentes de trânsito no mundo. Também foram desenvolvidos sistemas para reduzir emissão de poluentes.
O sistema apresentado pela Volkswagen permite acionar o piloto automático temporariamente em situações de congestionamentos em estradas ou longas distâncias em linha reta, quando o dirigir torna-se monótono.
O motorista tem três opções. Um é acionar um sistema de assistência que informa a distância dos carros da frente e obstáculos e avisa se o motorista ultrapassou a faixa de segurança da pista. Outro é semiautomático, em que o condutor controla o volante, mas não usa os pés para frear ou acelerar o carro. O terceiro é o sistema altamente automático, em que ele tira as mãos do volante e o carro segue o trajeto numa velocidade de até 130 quilômetros por hora.
Responsabilidade. 'Não é um carro robotizado, o motorista mantém responsabilidade de condução e está sempre no controle', adverte Jürgen Leohold, diretor executivo do grupo de desenvolvimento da Volkswagen. Ou seja, o sistema ainda não permite que o condutor leia jornal ou durma enquanto o piloto automático estiver acionado. Uma câmara instalada no veículo detecta a distração do condutor e o programa computadorizado chama sua atenção.
Segundo Leohold, o carro totalmente automatizado, que pode percorrer longas distâncias sem intervenção do motorista e pode circular por vias urbanas 'é para o futuro mais distante, daqui a uns 20 anos'. Já o altamente automatizado pode estar nas ruas em 'seis a dez anos', ao menos da Europa. 'O custo é muito alto', admite o executivo, sem revelar números.
Um carro sem piloto está sendo testado pelo Google. A Volkswagen apresentou, há quatro anos, uma experiência similar nos Estados Unidos em que o veículo percorreu um trajeto de seis horas sem controle humano. Mas são experiências específicas, com soluções inviáveis para produção em série.
Os sistemas apresentados pelo HAVEit podem ser adotados em veículos de diversos fabricantes. Dos quatro automóveis usados para testes por um grupo de jornalistas na última terça-feira, dois eram Passat Volkswagen e dois sedãs Volvo. Eles têm sistemas similares, mas com aplicações diferenciadas. Também foram apresentados dois caminhões e um ônibus da Volvo, adaptados com tecnologias criadas por empresas como Continental (câmaras e radares), Haldex (freios elétricos), Sick (scanners a laser), Efkon (sistemas de comunicação) e softwares do Centro Espacial da Alemanha (DLR).
As novas tecnologias foram associadas às já disponíveis em alguns veículos, como sistemas que mantêm distância segura do veículo à frente, que avisam se o motorista sai da faixa da rodovia, se está com sono, alcoolizado ou a presença de veículos nas laterais, como forma de evitar o ponto cego.
Para caminhões, o piloto automático pode ser adotado apenas nos congestionamentos. A Volvo Technology desenvolveu um sistema chamado AQuA que, se acionado, controla os movimentos do veículo. Ele para quando necessário e segue o fluxo do tráfego. Quando detecta que o movimento voltou ao normal, avisa o motorista para reassumir o controle.
No caso do ônibus, toda a tecnologia para segurança foi agregada à híbrida, resultando num veículo menos poluente.
Infraestrutura. Desenvolvidos para as estradas europeias, os sistemas precisarão de avanços para rodar em regiões menos desenvolvidas, como estradas brasileiras deterioradas. 'Certamente teremos de trabalhar nisso, pois alguns dos sistemas precisam de infraestrutura para funcionar, como as faixas no chão', diz Achim Beutner, especialista em automação da Volvo.
'Somos empresas globais, vemos pela perspectiva europeia, mas precisamos adaptar os projetos a cada realidade', acrescenta Malin Persson, presidente da Volvo Technology. Ela lembra que os países em desenvolvimento apresentam tráfego cada vez mais intenso. 'Há diferentes desafios para cada realidade, mas o propósito é único: morte zero no trânsito', diz a executiva.
Para Francisco Ferreira, diretor da Comissão Europeia para a área de transporte, atingir morte zero é idealista, mas 'precisamos diminuir os índices o máximo que conseguirmos pois a morte por acidente no trânsito é estúpida'.
Em outubro, os membros do HAVEit vão se reunir para debater formas de implementação das novas tecnologias. Ferreira defende ações políticas por país e sugere a redução de impostos para veículos com automação voltada à segurança. A ideia é preparar, no encontro, um plano de adoção dos sistemas de segurança para o período de 2014 a 2020.

fonte: http://estadao.br.msn.com/economia/carros-ter%c3%a3o-piloto-autom%c3%a1tico-em-at%c3%a9-dez-anos

R$ 3 bi depois, por que o Rio Tietê continua tão sujo?

 
Na semana passada, mais de 300 pessoas confirmaram presença pelo Facebook no 'Mergulho no Tietê', um evento criado virtualmente pelos internautas para servir de 'ultimato para a despoluição do Rio Tietê e seus afluentes'. O protesto está marcado para às 15 horas de quinta-feira, dia 12 de novembro... de 2021. Parece longe, muito longe, mas na realidade essa espera de dez anos não é lá muito tempo perto das décadas de promessas e investimentos desperdiçados na limpeza do Tietê.
Afinal, algum paulistano minimamente realista acredita que o rio mais importante de São Paulo estará pronto para receber banhistas em um futuro próximo? Tendo em vista que já foram gastos R$ 3 bi no tratamento do Tietê, a resposta não parece ser muito otimista.
O rio que teve grande importância na história de São Paulo, permitindo a interiorização da colonização, é desde 1970 uma lenta massa de água fétida. Para se ter ideia, 33 bairros ainda despejam parte de seu esgoto no rio, entre eles Morumbi, Vila Mariana e Ipiranga. Na Região Metropolitana, 16 cidades apresentam o mesmo problema, enquanto na Bacia do Tietê quase 250 prefeituras pouco investiram na proteção do Tietê. É mais sujeira de esgoto do que água do rio, simples assim.
Para entender a dimensão de tantos entraves, o Estado conversou com especialistas para apontar os gargalos e as boas ideias que já foram adotadas por outras metrópoles. 'O Tâmisa, em Londres, demorou décadas para ser limpo, mas hoje ele tem vida', diz o engenheiro alemão Ralf Steeg, articulador do programa de limpeza do Rio Spree, em Berlim. 'É possível revitalizar os rios urbanos, desde que haja vontade política. É uma questão de melhorar a qualidade de vida da cidade.'

fonte: http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/rdollar-3-bi-depois-por-que-o-rio-tiet%c3%aa-continua-t%c3%a3o-sujo
Número de casos de estupro cresce nas grandes cidades brasileiras
Nos quatro primeiros meses do ano foram 525 casos só na capital do Rio de Janeiro. Em Brasília, o aumento foi de mais de 50%.
Os casos de estupro estão assustando os moradores de Brasília. O aumento acontece também em outros estados. Uma sensação de insegurança generalizada. O número de casos de estupro vem crescendo nas grandes cidades brasileiras. Nos quatro primeiros meses do ano foram 525 casos só na capital do Rio de Janeiro. Em Brasília, o aumento, nos primeiros três meses deste ano, foi de mais de 50%.

O homem algemado na delegacia foi o último criminoso preso por estupro em Brasília. Foi pego depois de atacar cinco mulheres. Dias antes, um suposto flanelinha atacou uma mulher no estacionamento de um supermercado na região central da cidade.

O aumento dos casos de estupro está preocupando a população de Brasília. Muitos ocorrem em plena luz do dia e em lugares públicos. O primeiro levantamento divulgado em 2011 indica crescimento de 51% na comparação com o ano anterior. No primeiro trimestre de 2010 foram comunicados à polícia 109 casos. Este ano, foram 165.

O governo relaciona as ocorrências ao maior consumo de drogas e ao crescimento da população de rua. São mais de 2,5 mil pessoas nesta situação.

“Nós sabemos que a maioria dessas violências que têm ocorrido no Distrito Federal tem sido desencadeada por essas pessoas que, drogadas, acabam cometendo o crime”, aponta o subsecretário de Operações da Secretaria de Segurança Pública, Jooziel Freire.

Outros estados também registraram crescimento. No Rio de Janeiro, no primeiro trimestre deste ano, foram registrados 15% mais casos de estupro do que no mesmo período de 2010. Em São Paulo o aumento foi de 16%.

A secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, pede maior rigor na punição dos criminosos. “Nós temos que contribuir com programas e com recursos. É preciso que haja uma parceria mais adequada com mais eficiência e rapidez na instalação e na manutenção da rede de proteção”, diz Iriny.

Enquanto houve aumento no número de casos de estupro no Distrito Federal, outros crimes registraram queda. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os crimes contra a pessoa, que englobam homicídio, tentativa de homicídio e lesão corporal, caíram 1,8%. Os crimes contra o patrimônio tiveram redução de 6,3%

Brasileiro é eleito diretor-geral da FAO

O engenheiro agrônomo José Graziano coordenou o programa Fome Zero. Ele assume o cargo no ano que vem e tem mandato até 2015.
Um brasileiro foi eleito, pela primeira vez, para a direção de uma das instituições mais importantes da ONU.

O engenheiro agrônomo José Graziano vai chefiar o combate à fome no mundo. Ele é o novo diretor-geral da FAO, a instituição das Nações Unidas que cuida de agricultura e alimentação.

José Graziano coordenou o programa Fome Zero, no governo Lula. Ele assume o cargo no ano que vem e tem mandato até 2015. “Eu acho que isso mostrou, primeiro, a força de um país emergente que tem muito a dizer em termos de agricultura, desenvolvimento rural combate a fome, políticas sociais", declarou o novo diretor-geral da FAO, José Graziano.

Na manhã desta segunda-feira (27), em seu programa de rádio, a presidente Dilma Rousseff disse que a escolha de Graziano é o reconhecimento da contribuição do Brasil na política de combate à fome.

fonte:  http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=98483&id2=7

Brasileiros completam hoje R$ 700 bi em impostos pagos no ano

Perto das 14h desta segunda-feira (27), os brasileiros terão pago R$ 700 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais, segundo cálculo do "Impostômetro".
Considerando os 190,7 milhões de brasileiros que vivem no país, segundo o Censo 2010, cada um já terá pago, em média, mais de R$ 3.670.
O "Impostômetro" foi criado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e é mantido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
A previsão do IBPT é de que até o final deste ano, seja arrecadado R$ 1,4 trilhão em tributos.
"Nunca antes neste país tivemos um crescimento tão grande da arrecadação, além de continuarmos em primeiro lugar nas taxas de juros mais altas do mundo", disse Rogério Amato, presidente da ACSP e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Em 2010, a marca de R$ 700 bilhões foi atingida 25 dias mais tarde (22 de julho). Em 2009 e 2008, foi alcançada no dia 3 de setembro.

Sobre o Impostômetro
Inaugurado em 20 de abril de 2005, o Impostômetro foi desenvolvido pelo IBPT em parceria com a ACSP, onde está instalado (no centro de São Paulo).
Pela internet, qualquer cidadão pode acompanhar o total de impostos pagos pelos brasileiros aos governos federal, estadual e municipal. Também é possível consultar por por Estados, municípios e capitais.
O sistema informa ainda o total de impostos pagos desde janeiro do ano 2000 e faz estimativas de quanto será pago até a data indicada pelo usuário.



fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/06/27/brasileiros-completam-hoje-r-700-bi-em-impostos-pagos-no-ano.jhtm

sábado, 25 de junho de 2011

Consumidor deverá confirmar recebimento de notificação antes de ser incluído no SPC

 

 
SÃO PAULO – Tramita na Câmara o Projeto de Lei 200/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que exige a confirmação de aviso de recebimento do consumidor para inclusão do nome em lojas e cadastros de inadimplência como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa.
De acordo com a Agência Câmara, a proposta altera o Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078/90, que não exige nenhum tipo de comunicado prévio por escrito, nem aviso de recebimento para inclusão de consumidor em cadastros de devedores. Dessa forma, o PL previne problemas com cartas extraviadas ou enviadas para endereços inexistentes.
Roubo
Segundo o parlamentar, órgãos de defesa do consumidor e os juizados especiais cíveis costumam receber reclamações sobre comprar a crédito e empréstimos feitos com documentos roubados ou falsificados.
Com a notificação, o consumidor poderá tomar as devidas providências antes de entrar no cadastro negativo. “É grave constatar que, nesses casos de roubo, furto ou extravio de documentos, ainda que efetue o boletim de ocorrência policial, o consumidor jamais será informado [da inclusão de seu nome no cadastro negativo] em razão da provável informação de endereço falso quando da abertura de cadastro em seu nome por pessoas inescrupulosas e de má-fé”, explica o deputado.
Tramitação
O projeto tramita apensado ao PL 4245/08, que será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor, de Constituição e Justiça e de Cidadania, e também pelo Plenário.
Proposta de igual teor, o PL 776/07, do ex-deputado Celso Russomano, havia sido arquivada no final da legislatura anterior e voltou a tramitar por requerimento do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE). O PL 1108/07, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), também com o mesmo assunto, foi desarquivado por Araújo
fonte: http://dinheiro.br.msn.com/suascontas/consumidor-dever%c3%a1-confirmar-recebimento-de-notifica%c3%a7%c3%a3o-antes-de-ser-inclu%c3%addo-no-spc?page=0

Veículos terão selo que indica consumo de combustível

 
SÃO PAULO - O Governo vai exigir que as montadoras coloquem selos nos carros informando qual o consumo de combustível na cidade e na estrada.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, a etiquetagem será obrigatória dentro de um ano. “Esse é um prazo razoável para a indústria se adaptar à exigência”, afirmou.
Segundo Barbosa, o selo não deve ser utilizado para criar uma tributação diferenciada para carros que consomem menos, já que isso privilegiaria carros elétricos importados.
A intenção é informar as pessoas sobre a eficiência energética dos veículos, como acontece com os produtos da linha branca (que apresentam a etiqueta com o consumo de energia). “Trata-se de uma medida voltada para o consumidor”, disse.
Benefício fiscal para indústria automotiva
Entretanto, o secretário ressaltou que o Governo poderá conceder benefício fiscal para a indústria automotiva como forma de estimular o setor a investir em pesquisa para desenvolvimento e inovação tecnológica voltada para a fabricação de veículos.
“O foco é trazer mais produção, mais pesquisa em desenvolvimento e inovação tecnológica e mais emprego para o Brasil”.
Segundo ele, devido à complexidade da cadeia produtiva, ainda não foi definido quais benefícios fiscais poderão ser dados ao setor. “Antes de estabelecer o benefício é preciso definir os critérios. Uma coisa é um ppb (partes por bilhão) de um computador, outra coisa é um ppb de um carro. Esse é o tamanho do desafio que temos nesse momento”, concluiu.

fonte: http://dinheiro.br.msn.com/suascontas/ve%c3%adculos-ter%c3%a3o-selo-que-indica-consumo-de-combust%c3%advel?page=0

PMs são afastados durante investigação de sumiço de criança

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FÁBIO GRELLET
DO RIO

Policiais militares envolvidos no tiroteio com criminosos na favela Danon, em Nova Iguaçu (Baixada Fluminense), --que deixou Weslley de Moraes, 14, ferido-- foram afastados. A Polícia Civil do Rio investiga o desaparecimento de Juan, 11, após a troca de tiros.
Menino de 11 anos some no Rio após tiroteio entre PMs e bandidos
Os PMs afirmaram à Polícia Civil não ter visto Juan durante o tiroteio. O comando do 20º Batalhão iniciou investigação para apurar o sumiço do menino e vai comparar os dados do GPS do carro usado pelos PMs com o trajeto que eles, em depoimento, afirmaram ter feito.
Juan foi visto pela última vez por volta das 20h30 de segunda-feira (20). Ele e Weslley voltavam para casa quando passaram por um beco onde ocorria o tiroteio.
Weslley foi atingido no ombro e na perna esquerda e desmaiou. Segundo o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), o menino afirma que se lembra de ter visto o irmão caído, também ferido por tiros, antes de desmaiar.
Ainda conforme Freixo, moradores da região que não querem se identificar dizem ter visto o menino sendo colocado dentro de um carro da PM.
Quando acordou, Weslley já estava sendo socorrido, a caminho do hospital, e Juan desapareceu.
Weslley está internado no hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias (Baixada Fluminense). A pedido do deputado Freixo, policiais civis estão protegendo o menino.
"Dentro do hospital ele está mais seguro. Prefiro até que fique lá enquanto se recupera, sem pressa para receber alta", diz Freixo, que preside a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio e vai receber os pais dos meninos na próxima segunda-feira (27) em seu gabinete.
"Não podemos julgar ninguém antecipadamente. É preciso esperar as investigações", afirma.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/934774-pms-sao-afastados-durante-investigacao-de-sumico-de-crianca.shtml