Total de visualizações de página

sábado, 10 de setembro de 2011

'Protestos no Brasil gritam contra corrupção', afirma Alexandre Garcia

 

Os dois lados nos protestos do Chile têm seus motivos. No Brasil, protestos não têm posição antagônica, até porque ninguém é a favor da corrupção.



Os estudantes estão há quatro meses protestando no Chile e dizem que não vão ceder. O governo, igualmente, não cede. Discutem-se posições: a universidade paga, que passou por governos socialistas, e que alegadamente tolhe o acesso dos que precisam de gratuidade no ensino superior. Lá, as duas posições têm seus motivos.
Aqui no Brasil, é bom lembrar, que os protestos do 7 de setembro não têm posição antagônica, porque ninguém seria capaz de ser a favor da corrupção, a não ser o próprio corrupto e o que se beneficia de alguma forma com a corrupção, ou mesmo o que se omite.
O ponto alto das manifestações, que chegaram a 50 cidades, foi na capital do país. Brasília tem corruptos que vêm de fora, nomeados pelo voto ou pelos interesses partidários; e também têm seus próprios. Mas Brasília também tem capacidade de reação. Foram os caras-pintadas de Brasília que deram o combustível para tirar Collor.
Agora foram para as ruas em uma manhã de sol quente e com a umidade de 10%. Foram, ao todo, 40 mil cidadãos, eleitores e contribuintes com a conclusão de que se for estrangulado o esgoto por onde sai o dinheiro dos impostos de todos, haverá recursos para a saúde e para a educação.
Não houve a força de mobilização de partido ou de sindicato, o que aconteceu na queda de Collor. Foi convocação pela internet ou por certa geração espontânea, em que a reação cidadã decidiu extravasar. Não havia bandeiras de partidos, só aquela verde e amarela, que traz escrito "Ordem e Progresso".
Ordem é lei, lei é honestidade e não corrupção, que atrapalha o progresso. No dia do aniversário do grito de ‘Independência ou morte’, na Esplanada, às margens dos ministérios, ouviu-se um grito contra a dependência da corrupção, que é a morte do futuro.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/protestos-no-brasil-gritam-contra-corrupcao-afirma-alexandre-garcia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário