Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Gasto de brasileiro nos EUA sobe 250%


 
DE SÃO PAULO

Hoje na FolhaOs gastos dos brasileiros nos EUA explodiram. Cada brasileiro que vai aos Estados Unidos gasta, em média, US$ 5.918 --crescimento de 250% desde 2003, só perdendo para o aumento de despesas dos turistas chineses, informa reportagem de Patrícia Campos Mello e Julio Wiziack para a Folha.
A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
O brasileiro já está em 3º lugar no ranking dos turistas que mais gastam nos EUA, atrás apenas dos japoneses e britânicos (não incluindo os vizinhos mexicanos e canadenses, que viajam grande parte das vezes por via terrestre e para fins não turísticos).
No período, o brasileiro passou de 7º turista que mais gasta nos EUA para 3º, ultrapassando alemães, franceses, sul-coreanos e australianos.
É o que mostra um levantamento do Departamento de Comércio dos EUA a que a Folha teve acesso. Projeções do governo americano indicam que, além do aumento dos gastos, o número de turistas vai mais que dobrar nos próximos cinco anos, passando de estimados 1,4 milhão em 2011 para 3 milhões em 2016.
Os brasileiros sempre viajaram para fazer compras, mas, nesse período, boa parte passou a ir aos EUA só para comprar. Esse movimento é reflexo da supervalorização do real e do aumento interno de preços.

Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress

Veja comentário dos repórteres Patrícia Campos Mello e Julio Wiziack e do editor de Turismo da Folha, Silvio Cioffi, sobre esse fenômeno.
Leia a reportagem completa na edição desta quinta-feira da Folha.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/971789-gasto-de-brasileiro-nos-eua-sobe-250.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário