Total de visualizações de página

sábado, 10 de setembro de 2011

Desembargador libera supersalário na Câmara dos Deputados

 

Eduardo Militão
Do Congresso em Foco


Olindo Menezes repete decisão que dera em recurso do Senado e permite também à Câmara pagar vencimentos acima do teto constitucional de R$ 26,7 mil

De novo, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Olindo Menezes, liberou o pagamento de supersalários na Esplanada. Da última vez, os beneficiários foram os senadores e servidores do Senado. Agora, o desembargador Menezes liberou o pagamento acima de R$ 26.723,13 a deputados e funcionários da Câmara. Olindo decidiu a partir de um recurso à decisão de uma colega de tribunal, a desembargadora Mônica Sifuentes, que, em decisão anterior, mantivera a proibição de pagamentos de vencimentos acima do teto constitucional.

Liminares da 9ª Vara Federal de Brasília determinaram que Câmara, Senado e Poder Executivo cortassem todos os salários de funcionários, ministros, presidentes, deputados, senadores e demais autoridades que ultrapassassem o teto constitucional.

Mas, na segunda-feira (5), Olindo Menezes suspendeu a decisão da 9ª Vara em relação à Câmara. Ele disse que não cabe entrar no mérito do assunto, se é legal ou não pagar os supersalários e da forma como estão sendo pagos. O desembargador disse que a liminar que manda cumprir o teto constitucional é “lesiva” à ordem pública, o que ele admitiu parecer uma coisa “atípica” à primeira vista.  “O funcionamento diário da Câmara dos Deputados e o planejamento econômico-jurídico-financeiro da vida de centenas de pessoas, ativas e inativas, ligadas à Instituição, passa a ser gravemente afetado, negativa e repentinamente, sem nenhuma possibilidade de real contraditório e de instrução.”

No final de agosto, a desembargadora Mônica Sifuentes tinha mantido a liminar da 9ª Vara, ao contrário do que Menezes já tinha feito àquela altura em relação ao Senado. Agora, o caso será tratado no Órgão Especial do TRF. O caso deve ir ao Supremo Tribunal Federal, onde, segundo levantamento do jornal Folha de São Paulo, a tendência seria contrária ao pagamento dos salários acima do teto.

Em sua decisão, Menezes disse que é preciso estudar melhor os cálculos para se fazer o abate-teto nos supersalários. O desembargador lembra que algumas situações vêm de longa data e foram aprovadas no “teste do tempo”. “Isso sem falar na alteração, sem contraditório, de inúmeras situações jurídicas constituídas e seladas pelo teste do tempo, inclusive no que se refere a proventos e pensões estatutárias.”

Para Menezes, a forma de cálculo do teto definida pela 9ª Vara foi proposta pelo Ministério Público e encampada pelo juiz Alaôr Piacini. O desembargador diz que o juiz usou uma noção superficial com base em fatos narrados pelo próprios procuradores da República para baixar uma liminar para a Câmara. Menezes disse que a decisão de Piacini foi “apressada”.

Atualmente, apenas uma liminar da 9ª Vara está em vigor, a que determina o corte nos supersalários do Poder Executivo. A União não recorreu dessa decisão.

fonte: http://noticias.uol.com.br/politica/2011/09/09/desembargador-libera-supersalario-na-camara-dos-deputados.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário