Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cientistas alertam que lixo espacial atinge nível limite e perigoso

 

O problema é tão sério que existe uma agência que monitora a posição de 16.094 pedaços de metal que voam soltas e sem controle pelo espaço.



Um estudo americano revelou que a quantidade de lixo no espaço atingiu um nível limite e perigoso. Olhando nos vídeos e nas fotos da Nasa, a órbita da Terra parece um imenso espaço vazio, mas no espaço, onde estão mais de mil satélites, meteorológicos militares e de comunicação, também circundam o planeta milhares de pedaços de sucata espacial. São partes de satélites desativados e detritos resultantes de choques na órbita terrestre.
Tudo isso está voando à velocidade de 28 mil quilômetros por hora. O problema é tão sério que existe até uma espécie de “guarda de trânsito espacial”, uma agência que monitora a posição de 16.094 pedaços de metal que voam soltas e sem controle pelo espaço.
Por várias vezes, técnicos da Nasa foram obrigados a corrigir a rota dos ônibus espaciais para evitar colisões que seriam desastrosas. Há pouco mais de um mês, os astronautas da Estação Espacial Internacional foram obrigados a entrar nas cápsulas de fuga por causa da proximidade de uma sucata espacial que passou a apenas 250 metros deles.
Além de ameaçar os astronautas, o volume de lixo espacial que vaga na órbita terrestre ameaça também o mercado das telecomunicações civis e militares. Trata-se de um negócio que gerou, só no ano passado, US$ 168 bilhões para os donos dos satélites.
Um estudo do Conselho de Pesquisa Nacional dos Estados Unidos diz que a quantidade de lixo espacial chegou a um ponto crítico. É tanta sucata lá em cima que já há detritos suficientes para gerar uma reação quase interminável de colisões, que vão gerar ainda mais destroços.
São pedaços bem menores que os originais, mas igualmente destrutivos e perigosos.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/cientistas-alertam-que-lixo-espacial-atinge-nivel-limite-e-perigoso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário